Artigos | capítulos de livros

2016

  • Abel, A.P., Correia, S., & Dias, I.S. (2016). A relação com a família: uma experiência em contexto de Jardim de Infância. Revista de Investigação em Educação e Ciências Sociais (RIECS), vol.1 (1), p. 71-89.
  • Abreu, M. O., Dias, I.S. (2016). Relação entre qualidade de vida e exercício físico em contexto de Ensino Superior. Revista da UIIPS, vol. 4 (2), p.216-229. http://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/9933
  • Alexandre dos Reis, S. & Santos, F. (2016). In-Service Education of Science Teachers: Virtual Simulators as a Resource for Experimental Work. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 19(2), 209-220. DOI: http://dx.doi.org/10.6018/reifop.19.2.253691.
  • Alexandre dos Reis, S. & Vieira, R. (2016). Formação Continuada de Professores em Ensino Experimental das Ciências – a reflexão como estratégia para a melhoria das práticas no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Revista Indagatio Didactica, vol. 8(1), julho 2016. ISSN: 1647-3582.
  • Baptista, M. M. & Sousa, J. (2016), “El ócio desde el punto de vista del desarrollo humano en personas Mayores. Un estudo exploratório en Portugal”, in Cuenca, M. (Ed.), Ocio e recreación para el desarrollo humano. Bilbao e Mexico, Universidade de Deusto e Universidade YMCA do México, pp. 107-139. ISBN 03-2015-111812035300-01.
  • Barbeiro, L. F.; Gamboa, M. J. (2016). Clubes de leitura: Construção e conquista de leitores. Revista de Investigação e Ciências Sociais, 1(1), 37-53.
  • Barbeiro, Luís F. (2015). Reescrita: Domínio e alargamento dos recursos linguísticos. Exedra – Didática do Português (Número temático, junho 2015), 209-235.
  • Barreira, Catarina Fernandes, MELO, Maria João, ARAUJO, Rita e CASANOVA, Conceição: “Through the eyes of Science and Art: a fourteenth century winter Breviary from Alcobaça scriptorium” in Journal of Medieval Iberian Studies. Looking Ahead: New Approaches to Medieval Iberian Heritage, Vol. 8, Nº 2, Special Issue, Routledge, 2016, p. 252 – 282. ISSN 1754-6559. DOI: 10.1080/17546559.2016.1221119.
  • Barreira, Catarina Fernandes: “O martírio de Santo Estevão em três manuscritos iluminados da abadia cisterciense de Alcobaça”, in Anuario de Estudios Medievales, 46/2, julio-diciembre 2016, p. 617-649, ISSN 0066-5061. DOI: 10.3989/aem.2016.46.2.02
  • Barreira, Catarina Fernandes: Manuscritos universitários para o estudo da Teologia na livraria do Mosteiro de Alcobaça in Lusitânia Sacra: Mobilidades medievais. Carreiras, Projectos, Realizações. Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica, 2ª série, Tomo XXXIII (Janeiro-Junho 2016), p. 99 – 128, ISBN 978-972-8361-73-0
  • Barreira, Catarina Fernandes: Questões em torno da unanimidade litúrgica no Mosteiro de Alcobaça – séculos XIII a XV in Revista de História da Sociedade e da Cultura, Centro de História da Sociedade e da Cultura, Universidade de Coimbra, nº 16, 2016, p. 33-54, ISSN: 1645-2259  Doi.org/10.14195/1645-2259_16_2
  • Jerónimo, M.; Duarte, A.; Mangas, C.; Sousa, S. et al. (2016). Higher Education in Finland, Italy, Portugal, Romania, Spain and UK: a brief overview. Bergamo: University of Bergamo.
  • Machado, M. L., Meira Soares, V., Brites, R., Ferreira, J. B., Farhangmehr, M., Gouveia, O. (forthcoming). Academic Job Satisfaction and Motivation: Perspectives from a nation-wide study in Portugal. In Meira Soares V, Teichler U., & Machado-Taylor M. (Eds.) Challenges and Options: The Academic Profession in Europe. Springer.
  • Magueta, L. G. (2016). Ensino e aprendizagem em Educação Básica: analisar e (re)pensar processos pedagógicos em EaD. In Mill, D. & Reali, A. (org.) Educação a Distância, qualidade e convergências: sujeitos, conhecimentos, práticas e tecnologias. São Carlos: EdUFSCar.
  • Mourão, S. (2016). ELT in early childhood education: from a trickling stream to a rushing river, Children and Teenagers, 2016(1).
  • Mourão, S. (2016). Picturebooks in the Primary EFL Classroom: Authentic Literature for an Authentic Response, Children’s Literature in English Language Education Journal, Vol 4(1) 2016 pp. 25-43.
  • Rêpas, Luís Miguel e Barreira, Catarina Fernandes: “Place and Liturgy in an Illuminated Ritual from Santa Maria de Alcobaça” in FERNANDES, Carla Varela, (coord.): Imagens e Liturgia na Idade Média. Bens Culturais da Igreja, nº 5. Lisboa: Secretariado para os Bens Culturais da Igreja, 2016, ISBN 978-989-97257-8-2, p. 211 – 236.
  • Santos, M. (2016). Literacia emergente – desenvolvimento de competências sociais e comunicacionais em crianças e jovens com deficiência intelectual e desenvolvimental. In Revista EXEDRA – Revista Científica/ISSN 1646-9526.
  • Solla, Luísa; Barbeiro, Luís F. (2014). Cooperação para o desenvolvimento e consolidação da língua portuguesa: O Projeto Escola+. Mediações, 2(3), 4-21.
  • Tavares, D., Pinto, H. e Rodrigues, M. (2016). O concurso Desafios e o desenvolvimento da criatividade. Educação e Matemática nº 138 (34-38).
  • Tavares, Dina; Almeida, Ricardo; Torres, Delfim FM.  “Caputo derivatives of fractional variable order: Numerical approximations”, Commun. Nonlinear Sci. Numer. Simul. 35 (2016), 69—87. doi: 10.1016/j.cnsns.2015.10.027.

 

2015


… … … … … … … …


 

2008

Almeida, R., Andrade, G., Carvalho, I., Charters, M.J., Cruz, O., Dias, I. S., Folgado, T., Gordo, C., Gil, M., Kowalski, I., Quintal, I., Pires, A. (2008). Sabe o que é a Educação Pré-Escolar? Leiria: Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior de Educação.

Barbeiro, L. & Pereira, L. Á. (2008). As dimensões do processo e do contexto no ensino da escrita. Intercompreensão, n.º 14, pp. 111-128.

Barbeiro, Luís (2008). Escrita, participação e aprendizagem: O caso do blogue Interescolas . In L. Barbeiro & J. A. B. Carvalho (Coord.) Actividades de escrita e aprendizagem. Leiria e Braga: Escola Superior de Educação de Leiria, Centro de Investigação em Educação (CIEd)- U. Minho. CD-ROM.

Barbeiro, Luís (2008). Ortografia. In M. H. Mateus s et al. (Coord.) Diversidade Linguística na Escola Portuguesa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. p. 163-176.

Barbeiro, Luís (2008) School web pages and writing: from product exhibition to knowledge construction. In A. J. Mendes; I. Pereira & R. Costa (Eds.) Computers and Education: Towards Educational Change and Innovation. London: Springer. p. 115-124.

Barbeiro, Luís Filipe; Carvalho, José António Brandão (Coord.) (2008) Actividades de escrita e aprendizagem. Leiria e Braga: Escola Superior de Educação de Leiria, Centro de Investigação em Educação (CIEd) – U. Minho. CD-ROM.

Barreto, Antónia & Santos, Filipe (2008). ICT Contribution to a NGO’s Dynamics: analisys of Guiné-Bissau’s “Acção para o Desenvolvimento” Website. International Colloquium EUTIC 2008 22-25 de Outubro de 2008, Lisboa. (http://www.citi.pt/eutic/index_port.html )

Brocardo, Joana; Serrazina, Lurdes; Rocha Isabel (Org.) (2008). O sentido do número: reflexões que entrecruzam teoria e prática. Lisboa: Escolar Editora.

Cadima, R., Ferreira, C., Ferruzca, M., Monguet, J., Ojeda, J. & Fernandez, J. (2008). Knowledge Sharing in a Distributed R&D Community: an Experience Around Social Awareness. In G. Richards (Ed.), Proceedings of World Conference on E-Learning in Corporate, Government, Healthcare, and Higher Education 2008 (pp. 644-649). Chesapeake, VA: AACE.

Canastra, F. e Malheiro, M. (2008). O perfil do Educador Especializado (Social) – Uma leitura sócio-histórica, Cadernos de Pedagogia Social, 2, 61-80.

Canavarro, A. P.; Moreira, D.; Rocha, Mª I. (Org.) (2008). Tecnologias e Educação Matemática. Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação/Secção de Educação Matemática.

Carvalho, José António Brandão; Barbeiro, Luís & Pimenta, Jorge  (2008) La escritura, elaboración y exprésion del conocimiento: La escritura como instrumento de aprendizageje. In Lino Barrio, José (Coord.) El proceso de enseñar lenguas: Investigaciones en didáctica de la lengua. Madrid: Editorial La Muralla. p. 57-88.

Castro, J. P. & Rodrigues, Marina (2008). O Sentido de número no início da aprendizagem. In: J. Brocardo, L. Serrazina e I. Rocha (Org.),O Sentido do Número: reflexões que entrecruzam teoria e prática (pp. 117-133). Lisboa: Escolar Editora.

Custódio, S. & Cruz, O. (2008). As representações mentais das crianças acerca das figuras parentais. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Vol.24, n.º4, 278-292.

Dias, I. & Kowalski, I. (2008). Uma experiência de formação por competências. In Cadernos de Experiências, n.º 1. Leiria: IPL-ESE.

Dias, I. S. & Pereira, A. (2008). Características psicométricas do Questionário de Competências Pessoais e Profissionais em Educação de Infância (QCPPEI): dados do estudo exploratório. In Noronha, A. P., Machado, C., Almeida, L., Gonçalves, M., Martins, S. & Ramalho, V. (Coord.). Actas da XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Braga: Psiquilibrios Edições (ISBN 978-989-95522-6-5).

Dias, I. S. & Pereira, A. (2008). Intervenção no Ensino Superior: o PPCPPEI. In Asociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia y Mayores – INFAD de Psicología (Ed.). International Journal of Developmental and Educational Psychology: Universidad de Extremadura: Badajoz, n.º 1, Vol. 2, ISSN: 0214-9877, p. 285-293.

Escudè, Pierre (Dir.) et al. (2008) Aprendo com as línguas. Lisboa: Lidel – Edições Técnicas.

Ferrão Tavares, Clara & Barbeiro, L. (2008) TIC: Implicações e potencialidades para a leitura e a escrita. Intercompreensão, n.º 14, pp. 129-157.

Ferreira, J. Brites (2008). Desarticulações no ensino básico: de 1986 a 2007. Actas do IX Congresso da SPCE, pp. 92-100.

Ferreira, J. Brites e Barata, Clarinda (2008). Ensino Básico: 2.º ciclo. In Pacheco, J. A. (Org) Organização curricular portuguesa. Porto: Porto Editora, pp.129-189.

Ferreira, J. Brites e Barata, Clarinda (2008). Ensino Básico: 3.º ciclo. In Pacheco, J. A. (Org) Organização curricular portuguesa. Porto: Porto Editora, pp.191-220.

Ferreira, José Brites; Machado, M. L.; Santiago, R. A. (2008). “The Polytechnic Higher Education Sector In Portugal “, in Taylor, J. S. ; Brites Ferreira, J.; Machado, M.L. ; Santiago, R. (Eds.) The Development of Non-University Higher Education in Europe. Springer, pp. 191-214.

Lopes, M.S.P., «A Flor da Lua ou o Dia de Monet: Reflexões em Torno da Experiência de Criação Dramática», In, Actas do Congresso Ibero-americano de Educação Artística: Sentidos Transibéricos, Beja: Rede Iberico-americana de Educação Artística, Maio de 2008, p. 207-213.

Machado, M. L.; Ferreira, José Brites; Santiago, R. A.; Taylor, J.S. (2008). “Reframing the Non- University Sector in Europe: Convergence or Diversity”, in Taylor, J. S.; Brites Ferreira, J.; Machado, M.L.; Santiago, R. (Eds.). The Development of Non-University Higher Education in Europe. Springer, pp. 245-260.

Magueta, L. G. (2008). Expressões das culturas urbanas juvenis – Jovens graffiters de Lisboa. In J. Ferreira & A. R. Simões (Org.). Actas. do XV Colóquio AFIRSE: Complexidade: um novo paradigma para investigar e intervir em educação, s/p, Lisboa: FPCE-UL. [CD-ROM].

Mendes, A.; Pereira, I.; Costa, R. (Eds.) (2008). Computers and Education – Towards Educational Change and Innovation. London, Springer, ISBN 978-1-84628-928-6.

Monteiro, C. & Pinto, H. (2008). A divisão de números racionais. In A. Domingos, C. Carvalho, J. Matos & P. Teixeira (Org.), Actas do SIEM 2007. Lisboa: Associação de Professores de Matemática.

Oliveira, Mário (2008). Evolución de las representaciones sociales de la cuenca hidrográfica del río Lis a través de la prensa local de la segunda mitad del siglo XIX (1854-1910): ensayo socio-histórico sobre el ambiente y la educación ambiental, in PÉREZ, J. G.; Muñoz, L. C. (Coord.) “Investigaciones en la década de la Educación para el Desarrollo Sostenible”. Centro Nacional de Educación Ambiental (CENEAM)/Naturaleza y parques nacionales – Serie educación ambiental. Organismo Autónomo Parques Nacionales/Ministerio de Medio Ambiente y Medio Rural y Marino. Madrid, pp. 329-351.

Pinto, H. & Monteiro, C. (2008). A divisão de números racionais. In J. Brocardo, L. Serrazina e I. Rocha (Org.), O Sentido do Número: reflexões que entrecruzam teoria e prática (pp. 200-219). Lisboa: Escolar Editora.

Rocha, Mª I. & Menino, H. (2008). A aprendizagem da divisão nos primeiros anos, perspectivas metodológicas e curriculares. In: J. Brocardo, L. Serrazina e I. Rocha (Org.), O Sentido do Número: reflexões que entrecruzam teoria e prática (pp. 183-200). Lisboa: Escolar Editora.

Rocha, Mª I. (Coord.); Leão, C.; Pinto, F. L.; Menino, H; Pimparel, Mª D.; Gonçalves, Mª F.; Pires, Mª M. & Rodrigues, M. (2008). Geometria e medida. Leiria: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria.

Rocha, Mª Isabel A. A. (2008). A influência do Programa de Formação Contínua em Matemática nas práticas dos professores do 1.º ciclo. In Grupo de Trabalho de Investigação da APM (Org.), O professor de Matemática e os projectos de escola (pp. 39-68). Lisboa: APM

Rocha, Mª Isabel A. A. (2008). O sentido de número nas primeiras aprendizagens. In J. Brocardo, L. Serrazina, I. Rocha. O sentido de Número,reflexões que entrecruzam teoria e prática (pp. ). Lisboa: Escolar Editora

Rocha, Mª Isabel A. A. Rocha (2008). Avaliação na formação de professores: alguns pontos para discussão. In L. Menezes, L. Santos, H. Gomes, C. Rodrigues (Orgs.), Avaliação em Matemática: Problemas e desafios. Viseu: SEM/SPCE.

Rodrigues, Marina Vitória Valdez Faria (2008). Sentido de Número e Organização e Tratamento de Dados. Lisboa: DGIDC.

Santos, Filipe & Barreto, Antónia (2008). Colaboração com o Ensino Superior: Informática na Promoção do Desenvolvimento. VI Congreso de Estudios Africanos en el Mundo Ibérico. 7-9 Maio de 2008, Las Palmas de Gran Canaria. (http://www.vicongresoafricaib.es/ )

Santos, Filipe; Fonseca, Benjamim; Martins, Paulo; Morgado, Leonel (2008). A Version Control System as a tool and methodology to foster children’s collaboration in spatial configuration decision tasks. 14th Collaboration Researchers’ International Workshop on Groupware (CRIWG) 14-18 de Setembro de 2008, Omaha, Nebraska, EUA. (http://criwg.ist.unomaha.edu/ )

Santos, Filipe; Fonseca, Benjamim; Martins, Paulo; Morgado, Leonel (2008). Children as active partners: strategies for collaboration in spatial tasks through Virtual Worlds. The Sixth International Conference on Creating, Connecting and Collaborating through Computing (C5 2008). 14-16 de Janeiro de 2008, Poitiers, França. (http://www.cm.is.ritsumei.ac.jp/c5-08/ )

Seco, G.; Alves, S.; André, L; Pereira, A. P. & Santos, C. (2008). Promoção de Estratégias de Estudo: contributos do Serviço de Apoio ao Estudante do Instituto Politécnico de Leiria. In Asociación Nacional de Psicologia Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia y Mayores – INFAD de Psicologia (Ed.). International Journal of Developmental and Educational Psychology (295-304). Universidad de Extremadura: Badajoz, nº 1, vol. 2, ISSN: 0214-9877.

Seco, G.; Alves, S.; André, L; Pereira, A. P. & Santos, C. (2008). Promoção de Competências de Comunicação e de Relação: contributos do Serviço de Apoio ao Estudante do Instituto Politécnico de Leiria. In Asociación Nacional de Psicologia Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia y Mayores – INFAD de Psicologia (Ed.). International Journal of Developmental and Educational Psychology (409-418). Universidad de Extremadura: Badajoz, nº 1, vol. 2, ISSN: 0214-9877.

Silva J. M. (2008). Da centralização à municipalização. Novos desafios para a gestão do sistema educativo. Actas do IX Congresso da SPCE, pp. 190-202.

Taylor, J.S., and F. Correia, R. Brites, M. Farhangmehr, J. Brites Ferreira, M. L. Machado, C. Sarrico, Maria José (2008). “Strategic Enrolment Management: Improving Student Satisfaction and Success in Portugal”, Higher Education Management and Policy, 20.1, 129-145.

Taylor, J.S., Ferreira, José Brites, Machado, M. L., Santiago, R. A., (Editors) (2008). Non-University Higher Education in Europe. Springer.