O PROJETO “por Palavras”

porPalavrasJustificação

As mensagens de correio eletrónico constituem um meio de comunicação frequente entre professores e alunos.

As mensagens de correio eletrónico constituem um meio de comunicação frequente entre professores e alunos, no contexto do ensino superior, quer quando ativadas no âmbito de uma plataforma informática de apoio à aprendizagem, quer fora da utilização de uma plataforma, com recurso aos servidores de correio eletrónico de utilização geral. Entre as funções ativadas encontram-se o esclarecimento de dúvidas, a divulgação de documentos de apoio à aprendizagem ou à realização de tarefas, a entrega de trabalhos realizados pelos alunos, o envio de informação relativa a presença ou ausência nas aulas, etc. No caso dos alunos que se encontram a aprender Português como Língua Estrangeira, a escrita de mensagens de correio eletrónico coloca os alunos em situações reais de comunicação para atingirem objetivos sociocomunicativos específicos.

No caso dos estudantes chineses que se encontram a estudar Português na ESECS, o correio eletrónico constitui-se também como um meio frequente com os professores. O testemunho destes e a observação exploratória de um conjunto alargado de mensagens mostram que são diversificadas as estratégias ativadas pelos alunos na sua comunicação com os professores. Por exemplo, em mensagens para a entrega de trabalhos escolares, as vias seguidas podem variar entre o envio somente do documento como anexo até à elaboração de uma carta, com preocupações de formalidade. Embora o contexto, em determinadas situações, permita recuperar o propósito comunicativo, no primeiro caso, a ausência de texto escrito corresponde, desde logo, à não ativação da oportunidade para recorrer à língua portuguesa em situações experienciadas diretamente pelos estudantes, independentemente da prossecução da comunicação e interação com objetivos de aperfeiçoamento da expressão e adequação linguísticas.

OBJETIVOS

• descrever as propriedades linguístico-discursivas de mensagens de correio eletrónico enviadas pelos estudantes chineses na sua comunicação com os professores;
  • disponibilizar aos estudantes, de forma alargada, indicações e orientações linguísticas e discursivas específicas, com base na caracterização efetuada e que tenham em conta a diversidade de situações comunicativas em que participam.

METODOLOGIA

• Constituição de um corpus de mensagens de correio eletrónico ligadas à vida académica, escritas em Português e enviadas por estudantes chineses aos professores (salvaguardado o anonimato dos participantes);
  • Análise das características linguístico-discursivas do corpus;
  • Elaboração de indicações e recomendações, construídas a partir da análise efetuada e assentes na tomada de consciência de incorreções ou inadequações discursivas e possibilidades de correção e reformulação;
  • verificação da aplicação das orientações, em novas mensagens, por comparação entre os períodos anterior e posterior à disponibilização das indicações.

porPalavras