Projeto de Intervenção de Educação Artística em Contextos Escolares

IntervencaoEducacaoArtisticaContextosEscolares

Este projeto tem vindo a ser desenvolvido desde o ano letivo de 2008/2009 até ao presente e resulta de uma parceria entre a ESECS, com os estudantes inscritos na licenciatura em Animação Cultural, e o Agrupamento de Escolas D. Dinis.

No ano letivo de 2010/11 decidimos estruturar esta experiência de modo a poder estudar, mais aprofundadamente, o seu impacto quer para os estudantes em formação, quer para os adolescentes envolvidos.

Os pressupostos teóricos que norteiam esta experiência derivam de contributos oriundos de vários investigadores em educação artística e de outros campos onde as artes têm um papel determinante na intervenção social/comunitária.

Inspirados nestes pressupostos definiu-se, então, como objetivo imediato dos estudantes da ESECS proporcionar aos alunos do Ensino Básico (EB) experiências de criação artística que promovessem uma reflexão sobre problemáticas próximas do seu quotidiano pessoal, social e escolar e o desenvolvimento de competências necessárias à construção de relações pessoais e interpessoais.

A natureza deste projeto é dupla, a investigativa e a pedagógica. Esta característica gerou a seguinte questão de investigação: As experiências diretas em contextos de intervenção contribuem ou não para uma melhor formação pessoal e profissional dos estudantes do curso de Animação Cultural?

Por outro lado, a imersão num contexto institucional específico (Escola do Ensino Básico) exigiu uma pergunta de investigação direcionada para os alunos do 7º ano envolvidos: As experiências com linguagens artísticas facilitam o desenvolvimento de competências relacionais de adolescentes em situações problemáticas do seu quotidiano escolar?

Com este projeto pretende-se, então, fazer coexistir a reflexão sobre uma situação escolar específica e um momento de formação dos estudantes da ESECS, utilizando experiências artísticas.

Jenny Sousa
Ana Fontes