Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
da Universidade Nova de Lisboa
(Campus Av. de Berna)
7 e 8 de setembro de 2023
ENDA 3
De 1 de julho a 4 de agosto Docente ou investigador Estudante com comunicação ou participante sem comunicação | 50 euros 30 euros |
A partir de 5 de agosto Docente ou investigador Estudante com comunicação ou participante sem comunicação | 70 euros 50 euros |
Na sequência da realização do ENDA 1, em 2018, e do ENDA 2, em 2021, o CELGA-ILTEC e o CLUNL organizam o 3.º Encontro Nacional sobre Discurso Académico, subordinado ao tema Discurso Académico: Complexidade teórica e diversidade didática (evento em formato presencial).
O ENDA 3 tem como objetivos:
- consolidar a área disciplinar do discurso académico em Portugal enquanto campo de pesquisa
- desenvolver o trabalho sobre / para a literacia académica;
- aprofundar as análises relacionadas com a complexidade do objeto de estudo no plano teórico-didático;
- partilhar práticas inovadoras para o ensino-aprendizagem da comunicação em espaço académico, no qual se promove o desenvolvimento da literacia, nas mais diversas modalidades de expressão, níveis e áreas de ensino;
- reforçar os laços da rede de investigadore/as e docentes que, pertencendo a quadros teóricos múltiplos, têm como foco da sua atividade as práticas do discurso académico.
Serão aceites contributos de investigadore/as e grupos de investigação que, centrando-se no uso do português ou de outros idiomas como línguas de escolarização e conhecimento, abordem, entre outros, os seguintes aspetos:
- géneros e tipologias textuais nas diferentes disciplinas;
- instrumentos de análise do discurso académico;
- propostas de didatização do discurso académico;
- escrita e leitura;
- produção, compreensão e interação oral;
- desenvolvimento/ontogenia da escrita.
Além das comunicações, está prevista uma sessão de posters que inclua trabalhos relativos a pesquisas de doutoramento em curso, assim como a dissertações de mestrado e relatórios de estágio supervisionado já concluídos.
Após o encontro, prevê-se a publicação de textos selecionados (com avaliação anónima por pares).