Oradores e Moderadores

Alexandra Neves Alexandra Neves nascida em 1974 em Vila Pouca de Aguiar e residente em Leiria. Licenciada em Gestão de Recursos Humanos, Pós Graduada em Gestão avançada e Mestre em Gerontologia. Iniciou a sua atividade profissional como formadora de grupos desfavorecidos. A partir do ano 2001, até aos dias de hoje, analisou e acompanhou projetos a financiamento ao Fundo Social Europeu (POEFDS, POPH e Portugal 2020).
Eduardo Graça Eduardo Graça é licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia (ISE) da Universidade de Lisboa. Exerceu, entre outras, as funções de presidente do INATEL e do INSCOOP e, desde 19 de fevereiro de 2010, é Presidente da Direção da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES).
Jorge Brandão Jorge Manuel Bastos Brandão nasceu em Coimbra, a 16 de Fevereiro de 1965. Licenciado (1987) e Mestre em Geografia Regional (1993) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, desenvolve a sua atividade profissional, desde 1987, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, nas áreas do desenvolvimento regional e da cooperação internacional. Atualmente exerce as funções de Vogal da Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Centro 2014-2020.
Patrícia Duarte Patrícia Duarte natural de Leiria, é licenciada em Comunicação Social, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) e pós-graduada em Marketing Relacional e Comunicação pelo INDEG/ISCTE. Iniciou a atividade jornalística em 1996 e é desde 2010 diretora-adjunta do semanário REGIÃO DE LEIRIA.
Paulo Teixeira Paulo Teixeira é Mestre em Planeamento e Avaliação de Processos de Desenvolvimento e Licenciado em Sociologia e Planeamento pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Possui uma vasta e multifacetada experiência profissional, tendo trabalhado para ONGs, na coordenação de equipas de projetos de intervenção, e para o Estado, no planeamento e acompanhamento da implementação de Programas Nacionais (nomeadamente o Programa Rede Social, no extinto IDS – Instituto para o Desenvolvimento Social e posteriormente no Instituto de Segurança Social).
Exerce atualmente as funções de consultor e formador em Autarquias, IPSSs, ONGs e outras instituições públicas e privadas (com e sem fins lucrativos), nas áreas do planeamento, gestão e avaliação de programas e projetos, planeamento estratégico territorial, liderança e gestão de equipas, mudança organizacional e sistemas de avaliação de desempenho.
Pedro Hespanha Pedro Hespanha é Licenciado em Direito, em 1968, e Doutorado em Sociologia pela Universidade de Coimbra em 1990, tem investigado, publicado e ensinado nas áreas da sociologia rural, das políticas sociais, da sociologia da saúde e da deficiência e, mais recentemente, da economia popular e solidária. Membro fundador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), Coordena o Núcleo de Estudos sobre Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE) e o Grupo de Estudos sobre Economia Solidária (ECOSOL/CES). Foi Presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra entre 2002 e 2004, Presidente do Conselho Científico do CES entre 2010 e 2013 e membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra a partir de 2012. Foi investigador Visitante da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA) e Professor-Visitante das Universidades Federal do Rio Grande do Sul (Brasil), Växjö (Suécia), Agostinho Neto (Angola) e Universidade Internacional de Andaluzia.
Pedro Krupenski Pedro Krupenski é licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa. Exerceu advocacia (especializando-se em Direito Penal) durante alguns anos após o que mudou de carreira para a área da Cooperação para o Desenvolvimento. Trabalhou vários anos nas áreas da saúde, educação e desenvolvimento sustentável para diferentes organizações não-governamentais portuguesas e internacionais e em diferentes países como Moçambique e Timor Leste. De regresso a Portugal assumiu a Direcção Executiva da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) ao que se seguiu – com alguns outros projectos por entremeio – a Direcção Executiva da Amnistia Internacional – Portugal. Actualmente é Director de Desenvolvimento da Oikos – Cooperação e Desenvolvimento. É também Presidente da Plataforma Portuguesa das ONGD, função que cumula com a que desempenha na Oikos.
Sílvia Martins Sílvia Ferreira é professora auxiliar em Sociologia, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, investigadora do Centro de Estudos Sociais e do Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social da FEUC. É docente nos três níveis de estudos, nas licenciaturas em Sociologia e Economia, Mestrado em Sociologia, Mestrado em Roads to Democracy, Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo. É co-coordenadora do programa de Doutoramento em Sociolgia e daPós-Graduação em Economia Social.
É doutorada em Sociologia pela Universidade de Lancaster (RU). A sua investigação tem focado a reforma da segurança social, o terceiro sector e as políticas sociais, o papel das organizações do terceiro sector na promoção da igualdade entre sexos, o empreendedorismo social no terceiro sector e na economia social em Portugal e na Europa, o voluntariado, a governação através de parcerias locais Estado/terceiro sector. Os seus interesses científicos têm incidido sobre a evolução da natureza do Estado-Providência e das “misturas de bem-estar”.
O seu trabalho de extensão universitária tem incidido na relação entre a universidade e a sociedade, particularmente o terceiro sector/economia social.
Tânia Santos Tânia Cristina Simões de Matos dos Santos é docente da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS-IPL), desde 2005. Doutorou-se, em 2010, pela Universidad de Extremadura, Espanha, onde apresentou a tese “Solvência Financeira dos Sistemas de Pensões da União Europeia”. Licenciou-se (em 2001) na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e obteve (em 2006), pela mesma Faculdade, o grau de mestre com a apresentação da tese “Disparidades Regionais no Emprego e no Desemprego em Portugal”. É investigadora do Observatório de Empresas Familiares do IPL e é membro do globADVANTAGE – Center of Research on International Business & Strategy do IPL. Foi gratificada, em 2005, com o Prémio Sasakawa Young Leaders Fellowship Fund (SYLFF) atribuído pelas entidades Fundação Tóquio e Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra a estudantes dos Mestrados em Economia e Geografia que se distingam pelas suas capacidades académicas e humanas. Tem vindo a publicar diversos artigos e a participar em conferências relacionadas com as temáticas do empreendedorismo, sistemas de pensões e educação financeira. Enquanto docente, tem vindo a lecionar unidades curriculares ligadas às áreas de Economia, Empreendedorismo e Gestão de Empresas.