Oradores e Moderadores

Maria Rita Byrne Maria Rita Byrne é licenciada em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, desde 1991. Percurso no Banco BPI: No Banco BPI desde 1991. Até 2012 esteve maioritariamente ligada a áreas de negócio, desenvolvendo projetos diversos e passando por diversas áreas de marketing. Desde 2012 é responsável pela coordenação e gestão dos Prémios BPI, assegurando as edições anuais dos Prémios BPI Capacitar, BPI Seniores e BPI Solidário.
Luisa Ferreira Malhó Luisa Ferreira Malhó é licenciada em Sociologia pelo ISCTE – IUL.
A sua experiência profissional passa pelo trabalho numa IPSS no bairro da Bela Vista, em Setúbal, assumindo posteriormente funções de Coordenadora Geral do Centro Social Paroquial do Campo Grande, em Lisboa, Integra desde 2001 a equipa central do programa Escolhas – programa governamental que visa promover a inclusão social de crianças e jovens de contextos vulneráveis, tendo em vista a igualdade de oportunidades. Em 2007 assume as funções de Coordenadora da Zona Sul e Ilhas, em 2010 assume a Coordenação da Zona Lisboa e a desde 2016 ocupa o cargo de diretora do Programa Escolhas.
Filipa Rodrigues Filipa Rodrigues é Corporate Social Responsibility Manager no Lidl, e assume a responsabilidade de definir, desenvolver e implementar a estratégia de responsabilidade social nas comunidades locais, com o objetivo de criar um impacto social positivo. A Responsabilidade Social do Lidl assenta em cinco pilares estratégicos nas áreas de recursos humanos, ambiente, sortido, fornecedores e apoio à comunidade, sendo objetivo comum a todas as áreas, a maximização do impacto positivo das suas operações nas comunidades mais próximas, de norte a sul do país.
Rui Duarte Silva Rui Duarte Santos, é licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior Bissaya Barreto. Mestre em European Comparative Social Studies, pela Universidade Norte de Londres. Doutorou-se pela Universidade de Turim, onde apresentou a tese “The psychosocial adaptation of young people involved in road traffic accidents: a longitudinal study”. Atualmente é Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS-IPL), Investigador Integrado do CICS.NOVA.IPLeiria, e desempenha funções como Diretor Técnico numa IPSS do distrito de Leiria. A sua investigação tem incidido em diversas áreas como a família, infância e juventude, qualidade de vida, comportamentos de risco e empregabilidade na área social.
Virgínia Batista Virgínia Batista, 38 anos, natural do Fundão. É Animadora Sociocultural e Coordenadora do Matriz E6G, projeto de inclusão social de crianças e jovens, desde 2010. Mentora de vários projetos de empreendedorismo social e apaixonada pelo trabalho que desenvolve.
Helena Pina Vaz  Helena Pina Vaz é diretora do CLIB – Colégio Luso-Internacional de Braga, desde 1999. Voluntária na Comissão Executiva da PAR – Plataforma de Apoio aos Refugiados e, desde 2011, é Presidente da Direção da Habitat for Humanity Portugal.
Paulo Teixeira  Paulo Teixeira é mestre em Planeamento e Avaliação de Processos de Desenvolvimento e Licenciado em Sociologia e Planeamento pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Possui uma vasta e multifacetada experiência profissional, tendo trabalhado para Organizações da Economia Social, na coordenação de equipas de projetos de intervenção, e para o Estado, no planeamento e acompanhamento da implementação de Programas Nacionais (nomeadamente o Programa Rede Social, no extinto IDS – Instituto para o Desenvolvimento Social e posteriormente no Instituto de Segurança Social).
Exerce atualmente as funções de avaliador, consultor e formador em Autarquias, Fundações, Organismos Internacionais, IPSSs, ONGs e outras instituições públicas e privadas (com e sem fins lucrativos), nas áreas do planeamento, gestão e avaliação de políticas, programas e projetos, planeamento estratégico de base territorial, liderança e gestão de equipas, mudança organizacional e sistemas de gestão de desempenho. É ainda responsável pela gestão de programas e projetos e intervenção social, colaborando pontualmente com instituições do Ensino Superior, onde leciona cadeiras ligadas às suas áreas de intervenção, nomeadamente às questões da avaliação. Integrou ainda a Direção da Sociedade Europeia de Avaliação (European Evaluation Society – EES), foi coordenador do Núcleo de Lisboa da Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN Portugal) e fundou a Logframe – Consultoria e Formação, Lda., de que é sócio-gerente. É membro da Associação Americana de Avaliadores, da Sociedade Europeia de Avaliação, membro do Gender Evaluation Group da European Evaluation Society, Coordenador do Grupo de Avaliação do Govint, sendo que, desde 2014, faz parte da direção da APROEVAL -Associación Ibérica de Professionales por la Evaluación.
Sara Mónico  Sara Mónico Lopes é licenciada (FCSH-UNL) e doutorada em antropologia (ISCTE-IUL). Docente na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. É Coordenadora do Programa IPL 60+, Co-coordenadora do Mestrado em Intervenção para um Envelhecimento Ativo do IPLeiria e dinamiza o Projeto Formação e Empregabilidade Social. É investigadora associada do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (polo de Leiria). A sua investigação tem cruzado as áreas da antropologia e da educação, da formação e aprendizagem ao longo da vida, das trajetórias sociais e empregabilidade social, tem publicações em livros e revistas nacionais e internacionais.
Inês Mota  Inês Mota é Engenheira do Ambiente, Universidade Católica, Porto Casada e mãe de três filhas Iniciou e desenvolveu a sua carreira no Grupo Mota-Engil na área do ambiente – abastecimento de água, resíduos, e logística.
Em 2012 assumiu responsabilidades nas empresas familiares, formando, com seu primo e sua irmã, a equipa que liderou a restruturação da empresa de vinhos da família – Agrimota, detentora da marca Quinta da Calçada (vinho verde). É Presidente do Conselho de Administração da Agrimota desde 2013. É Vogal do Conselho de Administração e da Comissão Executiva da Fundação Manuel António da Mota, desde 2014, assumindo especiais responsabilidades nas áreas de desenvolvimento e acompanhamento de projetos e atribuição de apoios. Dá especial atenção às áreas de educação na primeira infância, no desenvolvimento sustentável, educação para estilos de vida saudável e responsabilidade social das empresas.
Carolina Cravo  Carolina Cravo, licenciada em Psicologia Social e das Organizações pelo ISPA, com Mestrado em Desenvolvimento e Saúde Global pelo ISCTE e Pós-Graduação em Gestão do Desenvolvimento Local . Trabalha desde 2007 no terceiro setor, tendo já exercido atividades em organizações como AMI, FGS, EAPN Portugal. Durante 5 anos dedicou-se ao setor da Cooperação para o Desenvolvimento em contextos como São Tomé e Príncipe e Moçambique, tendo depois abraçado desafios no âmbito da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global, em Portugal.
Atualmente coordena o projeto Redes na Quint@ E6G , do Programa Escolhas, promovido pela InPulsar- Associação para o Desenvolvimento Comunitário.
Maria João Morais de Oliveira Domingos  Maria João Morais de Oliveira Domingos, licenciada em psicologia – psicoterapia e aconselhamento em 1991.
Integra Centro de Educação Especial Rainha Dona Leonor (CEERDL), em 1992 e exerce funções
de direção técnica desde 1993.
Presidente direção nos triénios 1998-2001 e desde 2005.
Desempenhou funções enquanto formadora e orientadora de estágios académicos e profissionais.
Integrou, à data da sua criação em 1995, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Caldas da Rainha,
como elemento cooptado, durante 10 anos.
Prestou apoio psicoterapêutico a crianças, jovens e adulta em atividade clínica privada durante 15 anos.
Tem participado em grupos de discussão na área da inclusão social de grupos desfavorecidos e com incapacidades.