– Diploma conferido
Licenciatura em Animação Cultural
– Requisitos de Acesso
Candidaturas através do concurso nacional de acesso ao ensino superior:
Realização de uma das seguintes provas de ingresso: História (11); História da Cultura e Artes (12); Português (18)
Podem ainda candidatar-se ao curso de Licenciatura em Animação Cultural, através de concursos especiais, os estudantes provenientes do sistema de ensino português, por reingresso, mudança de curso e transferência; os titulares de um CET (Curso de Especialização Tecnológica); os maiores de 23 anos (M23) que tenham realizado exame extraordinário de avaliação de capacidade para acesso ao Ensino Superior; os titulares de cursos médios ou superiores; os estudantes provenientes de sistemas de ensino superior estrangeiros.
– Competências gerais / transversais e competências específicas
Ao longo dos três anos de duração do Curso de Animação Cultural os estudantes deverão desenvolver competências gerais/transversais e competências específicas relacionadas com a natureza do ciclo de estudos.
Competências gerais/transversais:
– Desenvolver conceitos e desempenhar tarefas no campo da mediação, da organização, da produção e da investigação de projetos e iniciativas culturais;
– Desenvolver a capacidade de analisar contextos e atitudes na área artística e cultural, de selecionar e mobilizar os meios de intervenção adequados a cada situação, garantindo a eficácia da gestão dos recursos disponíveis;
– Desenvolver a capacidade para trabalhar de forma autónoma e consciente as questões da contemporaneidade e desenvolver a sensibilidade e atenção necessárias à compreensão das dinâmicas sociais, históricas, territoriais e institucionais em que a sua atividade se desenvolve.
– Desenvolver capacidades para intervir e desencadear processos participativos, críticos, reflexivos e criativos usando as linguagens artísticas.
Competências específicas:
– Mediar e operacionalizar projetos de índole cultural e artística, gerindo aspetos processuais relativos à escala de intervenção, assumindo uma intencionalidade sociocomunitária;
– Tomar contacto com modelos teóricos e históricos provenientes das áreas de Projeto Cultural e Artístico;
– Refletir e teorizar a prática e os modelos de projeto no campo cultural e artístico, desenvolvendo premissas de uma iniciativa pessoal pró-ativa, autónoma e independente;
– Saber enquadrar-se em Projetos Culturais e Artísticos de diferentes escalas e dimensões, integrando equipas ou agindo individualmente, tanto no domínio institucional, como privado.
– Selecionar e pôr em prática técnicas e metodologias que envolvam o uso de linguagens artísticas, prevendo a adequação ao contexto onde se desenvolve a ação do animador cultural.
Áreas Científicas que integram o plano de estudos
Área científica |
Sigla |
Créditos |
|
Obrigatórios |
Optativos | ||
Mediação e Animação Cultural |
MAC |
64 |
– |
Ciências Sociais e Humanas |
CSH |
28 |
– |
Estudos Culturais |
EC |
39 |
– |
Teatro e Interpretação, Corpo e Música e Voz |
T, C, MV |
22 |
– |
Fotografia e/ou Cinema e Vídeo e/ou Som e Multimédia |
F, CV, SOM, Mul |
8 |
– |
Artes Plásticas |
AP |
8 |
– |
Ciências da Educação |
CE |
5 |
– |
Psicologia |
P |
3 |
– |
Gestão |
G |
3 |
– |
Total |
180 |
– |
Plano de Estudos 2012 /2013
Ano |
SEM |
Unidade Curricular |
Área Científica |
Tempo de Trabalho |
Créditos |
|
total |
de contacto | |||||
1 |
1 |
Animação Cultural, Teoria e Concepção de Projetos |
MAC |
135 |
45 |
5 |
1 |
1 |
Introdução às Linguagens Artísticas |
EC |
162 |
60 |
6 |
1 |
1 |
História das Artes e da Cultura |
CSH |
135 |
30 |
5 |
1 |
1 |
Técnicas Discursivas |
CSH |
81 |
30 |
3 |
1 |
1 |
Linguagem Multimédia |
MUL; FOT; SOM; CV |
216 |
105 |
8 |
1 |
1 |
Antropologia Cultural |
CSH |
81 |
30 |
3 |
1 |
2 |
Iniciação à Prática do Projeto Cultural |
MAC |
162 |
60 |
6 |
1 |
2 |
Estudos Urbanos |
CSH |
81 |
30 |
3 |
1 |
2 |
Métodos e Técnicas de Investigação |
CSH |
108 |
45 |
4 |
1 |
2 |
Sociologia da Cultura |
CSH |
81 |
45 |
3 |
1 |
2 |
Linguagem Musical e Voz |
MV |
216 |
60 |
8 |
1 |
2 |
Psicologia |
P |
81 |
45 |
3 |
1 |
2 |
Gestão Orçamental e Financeira |
G |
81 |
30 |
3 |
2 |
3 |
História da Cultura Portuguesa |
CSH |
108 |
45 |
4 |
2 |
3 |
Escrita Criativa e Animação da Leitura |
EC |
135 |
45 |
5 |
2 |
3 |
Novas Mediações |
MAC |
135 |
45 |
5 |
2 |
3 |
Pedagogia Comunitária |
CE |
135 |
60 |
5 |
2 |
3 |
Linguagem Teatral |
T |
216 |
60 |
8 |
2 |
3 |
Museologia |
EC |
81 |
30 |
3 |
2 |
4 |
Prática do Projeto Cultural |
MAC |
189 |
60 |
7 |
2 |
4 |
Animação Ambiental |
EC |
108 |
45 |
4 |
2 |
4 |
Gestão Cultural |
MAC |
108 |
45 |
4 |
2 |
4 |
Seminário |
MAC |
108 |
45 |
4 |
2 |
4 |
Linguagem Plástica |
AP |
216 |
60 |
8 |
2 |
4 |
Sociedades e Culturas Contemporâneas |
CSH |
81 |
45 |
3 |
3 |
5 |
Estudos Artísticos / Cinematográficos |
EC |
162 |
60 |
6 |
3 |
5 |
Projeto de Estágio |
MAC |
81 |
45 |
3 |
3 |
5 |
Comunicação Cultural |
EC |
162 |
75 |
6 |
3 |
5 |
Dança |
C |
162 |
60 |
6 |
3 |
5 |
Património Cultural |
EC |
162 |
60 |
6 |
3 |
5 |
Instituições e Políticas Culturais |
EC |
81 |
30 |
3 |
3 |
6 |
Estágio |
MAC |
810 |
375 |
30 |
Plano de estudos 2012 / 2013, Diário da República
Acesso a outros ciclos de estudos
Após a conclusão da licenciatura em Animação Cultural os estudantes poderão prosseguir para estudos pós-graduados, nomeadamente cursos de mestrado. Na ESECS poderão vir a ingressar no Curso de Mestrado em Intervenção e Animação Artística (ainda em fase de preparação).