No âmbito das unidades curriculares do curso e de atividades extracurriculares, os estudantes têm oportunidades de contacto direto com instituições promotoras de projetos de animação cultural. Estas experiências proporcionam não só a proximidade, no terreno, com projetos de animação em funcionamento, como também a organização e implementação de pequenos projetos, permitindo assim o desenvolvimento das competências propostas pelo curso.
Ano letivo 2012/2013
Projeto de Intervenção de Educação Artística em Contextos Escolares
Este projeto tem vindo a ser desenvolvido desde o ano letivo de 2008/2009 até ao presente e resulta de uma parceria entre a ESECS (Cursos de Animação Cultural e Educação Social) e o Agrupamento de Escolas D. Dinis. Através da participação neste projeto, os estudantes desenvolvem competências relacionadas com o uso das linguagens artísticas em situações de intervenção em contexto escolar, e também relacionadas com a investigação-ação e reflexão a partir das experiências realizadas. Os alunos do Agrupamento de Escolas D. Dinis abrangidos por este projeto são envolvidos em experiências de criação artística que conduzem à reflexão sobre problemáticas do seu quotidiano, sendo promovidas aprendizagens diversas (artísticas, culturais e pessoais).
Colaboração em iniciativas diversas decorrentes de parcerias com a ESECS
Participação nos eventos Festival de jogos “Playing Leiria” e 1º Seminário “A psicologia e pedagogia por detrás do brincar” realizados entre 23 e 25 de novembro.
Participação na apresentação do «Projeto IPL(+) Inclusivo» realizada no Mercado de Santana em Leiria no dia 27 de novembro.
Animação do ateliê «Dançar com as cores» que decorreu no dia 6 de dezembro na «Feira dos Sonhos», um evento organizado pela Associação de Solidariedade Académico de Leiria.
Animação da Leitura com crianças do Jardim Escola João de Deus, em Leiria.
Uma atividade realizada no dia 9 de janeiro pelos estudantes do 2º ano no contexto da UC de Escrita Criativa e Animação da Leitura. Nesta UC, a componente de Animação da Leitura visa promover o gosto pelo livro e pela leitura bem como alargar o campo de intervenção dos animadores culturais, integrando, criativamente, o livro no universo dos seus interesses, programas e projetos.
Visita de alunos da Escola Profissional e Artística da Marinha Grande (EPAMG).
A ESECS recebeu no dia 27 de maio alguns alunos da Escola Profissional e Artística da Marinha Grande para participarem em atividades organizadas pelo curso de Animação Cultural (ver vídeo).
Participação nas atividades do Dia Mundial da Criança 2013
O Dia Mundial da Criança foi assinalado com uma iniciativa que envolveu toda a comunidade da ESECS. Mais uma vez, os estudantes do curso de Animação Cultural também participaram na preparação, organização e dinamização de atividades que foram dirigidas às crianças das Escolas e Jardins de Infância de Leiria (ver vídeo).
Ano letivo 2011/2012
Projeto desenvolvido na Prisão-Escola de Leiria
Este projeto surgiu no contexto da UC de Seminário (2º ano) e proporcionou a jovens da instituição o envolvimento em experiências com as linguagens artísticas. Breve apresentação do projeto – autoria dos alunos do 2º ano / ano letivo 2011/2012
Participação nas atividades do Dia Mundial da Criança na ESECS
O Dia Mundial da Criança foi assinalado com uma iniciativa que envolveu toda a comunidade da ESECS. Os estudantes do curso de Animação Cultural também participaram na preparação, organização e dinamização de atividades que foram dirigidas às crianças das Escolas e Jardins de Infância de Leiria, tendo organizado os ateliês: «Animar a Cantar», «O ponto, a linha e o padrão na minha mão» e «Animais e coisas assim»
Ano letivo 2010/2011
Projeto «Em torno da memória…»
Este projeto realizou-se em parceria com a Casa-Museu Centro Cultural João Soares, situada em Cortes (Leiria) e integrou as iniciativas:
– «Artkids’s», que envolveu as crianças do Jardim de Infância de Famalicão e da Reixida e procurou dar a conhecer e sensibilizar para o património cultural local e, ao mesmo tempo, trabalhar o relacionamento interpessoal e a expressão;
– «À descoberta da memória», que envolveu crianças da Escola do 1º Ciclo das Cortes e procurou promover um maior sentido de pertença, de identidade, de coesão social e de participação cívica através da realização de uma gincana cultural e da construção de materiais lúdico-pedagógicos;
– «O despertar da memória» que envolveu participantes do Grupo Sénior da Assiste e que procurou desvendar e entrecruzar o património material e imaterial, dinamizar saberes e vivências, através da música, da dança e do reviver de memórias;
– «Dinamização da tarde e noite dos museus» que integrou concertos, peças de teatro, recitais, entre outras atividades dirigidas a toda a comunidade das Cortes e de Leiria, transformando a Casa-Museu Centro Cultural João Soares num palco de sociabilidades assentes no (re)viver da cultura local.
Projeto «3D: Um olhar sobre o outro»
Este projeto foi desenvolvido em parceria com a Residencial XXI e o Infantário O Ninho e incluiu atividades que fomentam o contacto entre gerações.
Ano letivo 2009/2010
Projeto «Património Vivo»
Este projeto concretizou-se no contexto da UC de Iniciação à Prática do Projeto Cultural em parceria com o Museu Dr. Joaquim Manso (Nazaré) e subdividiu-se em quatro iniciativas distintas:
– «(Re)criar o museu» que envolveu participantes pertencentes ao Grupo Sénior do Centro Comunitário da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré e que visava, através da música e de atividades de expressão musical, propiciar o reviver de memórias e dar vida ao património material e imaterial do museu;
– «Conta-me como foi. Digo-te como será» que envolveu participantes da Universidade Sénior da Nazaré e que visava, através do conto de histórias e da linguagem plástica, provocar uma troca de conhecimentos entre seniores e crianças, assentando na partilha e no deslizar de memórias dando vida aos objetos expostos;
– «Embarcação de sonhos» que envolveu alunos da CERCINA – Cooperativa para a Educação de Crianças Inadaptadas e que procurou dar vida a espaços do museu através de atividades com as linguagens dramática e plástica;
– «Pirata em rede» que envolveu alunos do Agrupamento de Escolas da Nazaré e que procurou, através das linguagens artísticas, das dinâmicas de grupo e dos jogos coletivos, proporcionar uma viagem através do museu, dos seus espaços e acervo.
Ano letivo 2008/2009
Projeto «Aprender com a Escola no Museu»
Este projeto decorreu no âmbito da UC de Iniciação à Prática do Projeto Cultural e resultou de uma parceria entre a ESECS e o Museu Dr. Joaquim Manso, situado na Nazaré. As iniciativas em que participaram os estudantes do curso de AC visavam dar a conhecer, preservar e animar o património local através das linguagens artísticas, de jogos tradicionais e de gincanas culturais. Foram envolvidas nas diferentes atividades crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico de escolas da Nazaré.
Para mais informações sobre projetos desenvolvidos no curso de Animação Cultural, contactar: msplopes@ipleiria.pt