A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IPL tem o prazer de apresentar a 1.ª edição da Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção, que irá decorrer no dia 24 de abril de 2019.
Assumindo-se como um espaço de investigação, reflexão e divulgação, esta conferência internacional conta com a participação de especialistas de diferentes áreas disciplinares que partilham e refletem sobre pensamento emocional, sua relação com a arte, comunicação e implicações no campo da educação e sociedade em geral.
A valorização de uma perspetiva multidisciplinar visa potenciar sinergias de matérias científicas ou reflexivas, que impulsionem a discussão acerca do pensamento emocional e seu papel na ação humana. Partimos da ideia de que o comportamento humano envolve a escolha, consciente ou inconsciente, entre cursos alternativos de ação e que estes processos se desenvolvem através de mecanismos neurofisiológicos, enquadrados por perceções sobre os contextos de decisão, avaliação da situação em que a decisão decorre, o conteúdo de decisão e a antecipação dos seus resultados.
Este encontro lança dois desafios de discussão: perceber de que forma se perceciona a ideia de que as emoções são fundamentais nos processos de decisão, determinando ação humana, e pensar a importância de equacionar a educação emocional, dentro de um paradigma transversal a diversas áreas do saber, como potenciadora do desenvolvimento do pensamento emocional.
Para organizarmos esta discussão, criámos 2 áreas temáticas:
– A arte e a comunicação como expressão/ação das emoções e seu papel para o desenvolvimento do pensamento emocional;
– A educação emocional como uma área transversal a diversos contextos de aprendizagem e de ação humana;
Sendo um espaço aberto, de encontro e debate entre os diversos participantes, esta conferência tem como principais objetivos:
– Promover o intercâmbio entre investigadores e profissionais das áreas da arte, da comunicação e da educação;
– Apresentar e debater resultados da investigação, intervenção educativa e da prática em torno da emoção, na sua relação com arte e comunicação;
– Problematizar acerca do pensamento emocional e do seu papel no desenvolvimento humano;
Pretende-se, assim, construir um espaço de partilha de ações e experiências, de diferentes agentes educativos e atores sociais sobre a importância do desenvolvimento do pensamento emocional enquanto potenciador das caraterísticas de cada indivíduo na afirmação de si e na construção da sociedade em que se expressa.
Serão apresentadas sugestões técnico-didáticas e educacionais para o desenvolvimento do pensamento emocional, como um modelo de atuação que envolve a escola, a família, a comunidade e o desenvolvimento humano.