Conferencistas
04 maio| 17:30
CONFERÊNCIA 1 – Intencionalidade educativa e gestão do currículo na educação pré-escolar: Ambiguidades e desafios na implementação das OCEPE
Isabel Lopes da Silva
ilopesdasilva@clix.pt
Ministério da Educação
Doutorada em Ciências da Educação; licenciada em Filosofia. Coordenou as equipas encarregadas da elaboração de Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, 1997 e da sua revisão, 2016. Tem exercido atividades docentes na formação inicial e contínua de educadores de infância e em Cursos de Mestrado e Pós-graduação para docentes de diferentes níveis de ensino, e orientou dissertações de mestrado e doutoramento. Trabalhou no Instituto de Inovação Educacional onde colaborou em projetos de avaliação, no apoio a projetos de inovação nas escolas e participou em projetos de investigação internacionais.
Lourdes Mata
lmata@ispa.pt
ISPA – Instituto Universitário
Tem como formação inicial educação de infância, tendo posteriormente obtido formação em Psicologia Educacional (Licenciatura e Mestrado) e o Doutoramento em Estudos da Criança. É atualmente Professora Associada no ISPA-Instituto Universitário e Diretora do Mestrado em Educação Pré-escolar. Tem colaborado com o Ministério da Educação como autora, consultora e formadora no âmbito do curriculum para o pré-escolar. É formadora certificada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua.
Está integrada no Centro de Investigação em Educação do ISPA onde desenvolve investigações em três linhas: descoberta e apropriação da linguagem escrita, processos de aprendizagem e as componentes afetivas a eles subjacentes (motivação, emoções) e envolvimento parental. Tem diversas publicações, em livro, capítulos de livros e revistas nacionais e internacionais direcionadas para a compreensão de variáveis individuais e contextuais que permitam identificar abordagens educativas de qualidade.
Manuela Rosa
Instituto Politécnico de Lisboa
manueladr@eselx.ipl.pt
Especialista em Formação de Educadores de Infância, sendo professora adjunta no domínio da pedagogia em cursos da Escola Superior de Educação de Lisboa, em especial no Mestrado em Educação Pré-Escolar, onde leciona unidades curriculares da Pedagogia da Infância e é supervisora institucional, tendo feito parte da coordenação do curso, com a responsabilidade da coordenação da unidade curricular Prática Profissional Supervisionada I e II.
Integrou equipas de estudo do Ministério de Educação aquando das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, bem como a equipa da sua revisão.
A sua área de estudo de maior de interesse é a formação prática do educador de infância, tema de estudo das provas de especialista, do mestrado e da licenciatura em orientação educativa.
Liliana Marques
Direção-Geral da Educação
liliana.marques@dge.mec.pt
Educadora de infância, licenciada em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores e Mestre em Ciências da Educação, na especialidade de Avaliação e Desenvolvimento Curricular.
Ao longo de 16 anos foi docente da educação pré-escolar em diversos contextos educativos no meio rural e citadino, na rede pública e solidária.
Exerceu funções na Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (2000-2011) participando em diversos projetos, entre os quais, Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias-DQP, Rede ECEC da OCDE, grupo de trabalho para a conceção das brochuras da Língua e da Matemática para a educação pré-escolar.
Na Associação dos Profissionais de Educação de Infância foi Vice-Presidente da APEI – (2011-2016), Presidente da Assembleia Geral (2016-2019) e atualmente é Secretária da Direção (desde 2019).
Na Fundação Aga Khan (2011-2014) foi formadora em contexto e Diretora Pedagógica do Centro Infantil Olivais Sul.
É formadora certificada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua.
É assistente convidada da Escola Superior de Educação de Lisboa, lecionando a Unidade Curricular “Políticas de Educação e Organizações Educativas” do Mestrado em Educação Pré-Escolar.
Atualmente exerce funções técnico-pedagógicas na Direção-Geral da Educação, no âmbito do currículo, integrou a equipa que elaborou as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (2016) e é representante do Ministério da Educação na Rede da OCDE Early Childhood Education and Care.
Moderadora: Marina Rodrigues
marina.rodrigues@ipleiria.pt
Doutorada em Formação de Professores pela Universidade da Extremadura, Mestre em Supervisão pela Universidade de Aveiro, Licenciada em Matemática pela Universidade de Lisboa.
É Professora Coordenadora da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria onde exerce funções docentes no âmbito da formação de professores e educadores de infância e da didática da matemática nos primeiros anos.
Coordenou o mestrado em educação pré-escolar entre 2013 e 2019 e integra as comissões científicas do Mestrado em Educação Pré-Escolar e do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB.
- Coautora de livros no âmbito da educação matemática nos primeiros anos. Autora e coautora de artigos publicados em revistas e atas de encontros científicos no âmbito da educação de infância, da educação de matemática e da formação de professores
- Membro efetivo do Centro de Investigação em Educação e Inovação (CI&DEI)
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11 maio| 17:30
CONFERÊNCIA 2 – A emergência da leitura e da escrita na Educação de Infância e no Ensino Básico
COMUNICAÇÃO 1: Literacia emergente: Intencionalidade educativa e qualidade dos contextos de educação de infância
Lourdes Mata
lmata@ispa.pt
ISPA – Instituto Universitário
Tem como formação inicial educação de infância, tendo posteriormente obtido formação em Psicologia Educacional (Licenciatura e Mestrado) e o Doutoramento em Estudos da Criança. É atualmente Professora Associada no ISPA-Instituto Universitário e Diretora do Mestrado em Educação Pré-escolar. Tem colaborado com o Ministério da Educação como autora, consultora e formadora no âmbito do curriculum para o pré-escolar. É formadora certificada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua.
Está integrada no Centro de Investigação em Educação do ISPA onde desenvolve investigações em três linhas: descoberta e apropriação da linguagem escrita, processos de aprendizagem e as componentes afetivas a eles subjacentes (motivação, emoções) e envolvimento parental. Tem diversas publicações, em livro, capítulos de livros e revistas nacionais e internacionais direcionadas para a compreensão de variáveis individuais e contextuais que permitam identificar abordagens educativas de qualidade.
Inácia Santana
Movimento da Escola Moderna
Fundação Aga Khan
inaciavsantana@gmail.com
Professora de 1.º Ciclo de formação inicial (1978), licenciatura em Ciências da Educação na FPCE da Universidade de Lisboa (1994) e mestrado em Psicologia da Educação no ISPA (2004).
Lecionou em diversas escolas de 1º ciclo (fundamentalmente no ensino público) e foi professora da ESE de Lisboa na formação inicial de professores de 1.º Ciclo. Atualmente leciona algumas cadeiras na formação inicial de professores de 1.º Ciclo no ISPA. É também conselheira do CNE.
Tem experiência de formação contínua de professores no âmbito do MEM, associação de que é sócia desde 1978, assim como do DEB/NEPE para professores de português no estrangeiro em diversos países da Europa, na África do Sul e no Canadá. Tem publicações na Revista Escola Moderna e em outras revistas de educação, tal como em livro.
Adelaide Vala
Movimento da Escola Moderna
adelaide.vala@gmail.com
A formação inicial é em Educação de Infância tendo, posteriormente, feito um CES.. em Desenvolvimento Ético e Estético na Educação de Infância e um mestrado em Psicologia Educacional, pelo ISPA.
Atualmente é educadora e infância na rede pública, no Agrupamento de Escolas de Alcabideche, no concelho de Cascais. É membro do Movimento de Escola Moderna.
Helena Moreira
Movimento da Escola Moderna
Agrupamento de Escolas Braamcamp Freire
110helenamoreira@prof.aebf.pt
Formação Inicial em Professores do Ensino Básico na Variante de Matemática e Ciências, na Escola Superior de Educação de Leiria (2002)
Mestrado em Educação Especial na área de especialização de Dificuldades de Aprendizagens Especificas, pelo Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho (2007)
Formadora Residente do Programa Nacional de Ensino da Língua (PNEP), pela Escola Superior de Educação de Lisboa (de 2009 a 2011);
Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, nas áreas e domínios: C05_Didáticas Especificas (Português – 1.º CEB), Educação Especial e Sensibilização à Educação Especial.
Representante da Autonomia e Flexibilidade Curricular do Centro de Formação Maria Borges Medeiros (2019/2020).
Atualmente: Professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Moderadora: Maria José Gamboa
mjgamboa@ipleiria.pt
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e mestre em Literatura Portuguesa pela Universidade de Coimbra. Doutorada em Didática pela Universidade de Aveiro.
É Professora Adjunta do Departamento de Línguas e Literaturas da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Integra o Centro de Investigação – Estudos em Educação e Inovação.
As suas áreas de interesse investigativo são a(s) Literacia(s), Leitura e Formação de Leitores.
Tem integrado projetos internacionais de investigação na área da literacia e formação de leitores, realizado comunicações e publicações científicas, orientado teses de mestrado e integrado júris de provas públicas de mestrado e de doutoramento.
Da sua atividade profissional, destaca-se ainda a formação realizada em contexto de formação de educadores de infância e professores, especificamente Formadora do Programa Nacional de Formação de Professores do 1.º e 2.º CEB – Metas Curriculares de Português – Ministério da Educação e Ciência e Formadora do Núcleo Distrital de Leiria – Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP).
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17 maio| 17:30
CONFERÊNCIA 3 – Tornar visível o pensamento da criança: Revelando a aprendizagem
Renata Araujo
ComPosição: Encontros de formação
renataaraujo.educacao@gmail.com
Pedagoga, Mestre em Arte e Educação pela UNESP, coordenadora e assessora pedagógica. Desenvolve pesquisa sobre a prática reflexiva e a formação de professores em parceria com Simonetta Cittadini (fundadora da L’Atelier school, na Flórida), participa do projeto em colaboração desenvolvido no Brasil pelo Howard Gardner (The Good Project.Brasil), certificada pelo curso on-line “Visible Thinking”, promovido pelo Project Zero/Harvard Graduate School of Education, realiza estudos sobre as pesquisas do Project Zero (Harvard) em especial as pesquisas Visible Thinking, Visible Learners, Culture of Thinking e Teaching for Understanding. Co-fundadora do projeto ComPosição: Encontros de formação, um projeto de formação de professores. Realiza formação para profissionais da rede pública e privada de diferentes estados do Brasil.
Nuno Gonçalves
Centros Social Paroquial de Chaves
nunopiresed@gmail.com
Pai de 3 rapazes o João Nuno (9 anos e 6 meses) e os gémeos Santiago e Salvador (2 anos e 6 meses). Educador de Infância há 16 anos nas respostas sociais e educativas de Creche e Educação Pré-escolar no Centro Social Paroquial de Chaves.
Especializado em Educação Especial no domínio de intervenção precoce e no domínio cognitivo motor; Docente de Educação Especial, coordena a equipa multidisciplinar de apoio à aprendizagem e Inclusão. Formador certificado pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Continua; Colaborou com a UTAD na qualidade de orientador e cooperante da formação inicial de Educadores de Infância e Animadores Sócio Culturais; Orienta a Formação em contexto de trabalho dos alunos do curso Técnico de Apoio à Infância e Psicossocial; Membro do Júri das provas de aptidão profissional dos alunos do curso de apoio à Infância e Psicossocial;
Participa em reflexões e artigos práticos em revistas da especialidade do âmbito da Educação de Infância relacionados com a valorização do brincar, a voz das crianças e as práticas de escuta, entre outras temáticas.
Graça Bandola Cardoso
Politécnico de Leiria/Agrupamento de Escolas de Oliveirinha
gbandola@gmail.com
Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de Metodologia e Supervisão em Educação de Infância, pela Universidade do Minho. Mestrado em Gestão e Administração Educacional, na variante Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores. Pós-Graduação em Famílias e Sistemas Sociais e Especialização em Educação Especial.
Formação inicial: Educação de Infância.
A atividade profissional tem-se repartido, ao longo de 40 anos, por diferentes áreas: pré-escolar da rede pública, educação especial, projetos de desenvolvimento comunitário, trabalho em escolas públicas nos EUA e órgãos de coordenação e gestão. É formadora (CCPFC) desde 1998. É, desde 2009 ao presente, subdiretora do agrupamento de Escolas de Oliveirinha.
Moderador: Hugo Alexandre Lopes Menino
hugo.menino@ipleiria.pt
É licenciado em Ensino da Matemática e Ciências, pelo Politécnico de Leiria; mestre em Educação, Especialidade Didática da Matemática, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e doutor em Formação de Professores, pela Universidade da Extremadura.
É docente do ensino superior desde 2000 e, atualmente, professor Adjunto da ESECS do Politécnico de Leiria, onde, além da docência, desempenhou as funções de subdiretor e integrou vários órgãos cientifico-pedagógicos.
É investigador integrado do Centro de Investigação em Educação e Inovação (CI&DEI), tendo participado em diversos projetos de I&D, financiados pela FCT e projetos europeus. Integra o Conselho Geral do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) e é perito externo da Inspeção Geral de Educação (IGEC).
Publicou dezenas de artigos em revistas nacionais e internacionais; é autor de livros e capítulos de livros e de manuais escolares. Integrou diversas comissões científicas de congressos de investigação internacionais.
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25 maio| 17:30
CONFERÊNCIA 4 – A Formação inicial de Educadores e Professores: Desafios para o futuro
Maria João Cardona
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém;
CIEC / Univ. do Minho; CIE Univ. Madeira
mjoao.cardona@ese.ipsantarem.pt
Doutoramento e Mestrado em Ciências da Educação; Licenciatura em Psicologia; Curso de Educadora de Infância. Colaboração docente com várias instituições de Ensino Superior; coordenação e participação em vários projetos; autora de publicações no âmbito da educação para as primeiras idades, formação, políticas educativas para a infância e gestão educacional. Trabalho como consultora nos Palop (pela F. Gulbenkian; Banco Mundial; FEC; EU); Participação em organizações científicas e profissionais nomeadamente: Conselho Científico-Pedagógico da Formação Continua do ME; Presidente da Direção do GEDEI; Presidente da Direção da APEI; Direção da AFIRSE.
Teresa Sarmento
IE, CIEC – Universidade do Minho
tsarmento@ie.uminho.pt
Iniciou a sua atividade profissional como Educadora de Infância (1978), tendo prosseguido estudos na Universidade do Minho com a realização da Licenciatura em Ensino de História e Ciências Sociais (1987) e, posteriormente a realização do Doutoramento em Estudos da Criança (2000). É Professora Auxiliar no Instituto de Educação, Universidade do Minho, pertencente ao Departamento de Ciências Sociais da Educação e ao Centro de Investigação em Estudos da Criança, onde se tem dedicado à docência na graduação e pós-graduação de professores, bem como à investigação sobre a educação de infância, as problemáticas da formação de professores, histórias de vida de profissionais da educação, da organização escolar e da relação escola-famílias-comunidades, com os estudos publicados em revistas científicas e livros, a nível nacional e estrangeiro.. Tendo sido perita externa em estudos sobre condições de género a nível da União Europeia, tem desenvolvido trabalhos de consultoria sobre políticas para a infância em São Tomé e Príncipe e Angola.
Rui Inglês
Jardim do Fraldinhas – Projeto Casa da Árvore
rui.ingles@jardimdofraldinhas.pt
Rui Inglês é licenciado em 1.º ciclo do Ensino Básico pela Escola Superior de Educação e Ciências da Educação do Politécnico de Leiria.
É fundador e diretor da Instituição Jardim do Fraldinhas, com as valências de creche e Jardim de Infância, desde 2004.
É também o diretor Pedagógico da escola do 1.º ciclo do Ensino Básico, a Casa da Árvore, desde 2016.
A Instituição Jardim do Fraldinhas conta hoje com mais de 250 crianças desde os 0 aos 10 anos.
Patrícia Serra
Jardim do Fraldinhas – Projeto Casa da Árvore
É apaixonada pela sua profissão. Licenciada em 1.º ciclo do ensino básico pela Escola Superior de Educação de Leiria. Assim que concluiu a sua licenciatura integrou na sua escola de formação, a equipa de formadores no Projeto de Competências Básicas em TIC nas EB1.
Em 2007, integrou a equipa do Jardim do Fraldinhas para iniciar um projeto de Apoio Escolar com crianças que frequentavam o 1.º ciclo.
No seu percurso profissional teve oportunidade de participar num programa internacional com o intuito de partilhar experiências curriculares.
Abraça o projeto de 1.º ciclo na Casa da Árvore, desde 2016, onde promove uma pedagogia de projeto centrada na criança e nas suas necessidades, interesses e motivações.
Foi no decorrer deste ano que tira a formação em Yoga Kids como complemento às suas práticas.
Raquel Bom da Costa
Jardim do Fraldinhas – Projeto Casa da Árvore
Raquel Bom da Costa soube desde cedo que a educação era o caminho a seguir. Licenciada e Mestre em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico pela Escola Superior de Educação de Coimbra. Frequentou também a Universidade Pontifícia de Salamanca no âmbito do programa Erasmus. No seu percurso profissional teve algumas experiências internacionais que lhe permitiu descobrir novos caminhos fascinantes nesta área. Durante 5 anos, como Educadora de Infância, as suas práticas baseavam-se na abordagem Reggio Emilia. Teve também a oportunidade profissional de viajar até Macau e conhecer outra realidade curricular e cultural.
Há 3 anos que é professora tutora do 1.º ciclo na Casa da Árvore, onde se promove uma pedagogia de projeto centrada na criança e nas suas necessidades, interesses e motivações.
Leonor Maio – finalista da Casa da Árvore em 2019/2020
Jardim do Fraldinhas – Projeto Casa da Árvore
Eu sou a Leonor Maio Sobreira, tenho 11 anos, estou no 5.º ano e andei na Casa da Árvore. Foi uma experiência fundamental para o meu futuro. Lá aprendi coisas que em muitas escolas não são tão importantes de ensinar. Estas coisas devem ser valorizadas como qualquer outra disciplina, porque nos fazem pessoas melhores e com mais consciência do mundo.
Sou dedicada e empenhada e gosto de andar na escola. Considero-me uma pessoa altruísta e que gosta de ajudar os outros, também um pouco nervosa e ansiosa.
Vasco Espírito Santo – finalista da Casa da Árvore em 2018/2019
Jardim do Fraldinhas – Projeto Casa da Árvore
O meu nome é Vasco Ventura do Espírito Santo, vivo em Leiria e tenho 11 anos. Aquilo que mais gosto de fazer é jogar futebol e fazer surf.
No primeiro ano andei numa escola Waldorf, mas as coisas não correram bem e, por isso, fui para a Casa da Árvore. Lá aprendi muitas coisas e de forma diferente porque todos os dias eu escolhia o que queria aprender.
Quando entrei nesta escola irritava-me com facilidade, mas ajudaram-me a controlar as minhas emoções.
Moderadora: Clarinda Barata
clarinda.barrata@ipleiria.pt
É Professora Adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (ESECS) onde coordena o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
É Professora de base em 1.º e 2.º CEB variante de Matemática e Ciências da Natureza.
Doutorada em Ciências da Educação especialidade em Desenvolvimento Curricular pelo Instituto de Educação da Universidade.
Desde 2000 diretamente ligada com a formação inicial e contínua de educadores e professores do 1.º e 2.º CEB. Tem como principais áreas de interesse: a pedagogia diferenciada, currículo, inclusão.
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01 junho | 17:30
CONFERÊNCIA 5 – Ser Criança: a urgência da Arte e da Natureza no contexto educativo português
Carlos Neto
Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa
cneto@fmh.ulisboa.pt
É Professor Catedrático na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL). Foi Presidente da Casa da Praia-Centro Doutor João dos Santos (2016-2020). Foi membro efetivo do Conselho Geral da Universidade de Lisboa (2015-2017). Presidente da FMH (janeiro de 2010 a Julho de 2014), faz atualmente parte do Departamento de Desporto e Saúde e do Laboratório de Comportamento Motor.
É autor dos livros “Jogo e Desenvolvimento da Criança”, “Motricidade e Jogo na Infância”, Tópicos em desenvolvimento na Infância e adolescência” e “Brincar em Cascais”, Libertem as Crianças”.
Rita Rovisco
Tutor Lab
rita@ritarovisco.com
Educadora de Infância, na Creche e Jardim de Infância Tutor T desde 2005, Mestre em Educação Artística (na vertente das Artes Plásticas) desde 2015 a aplicar o Programa “Uma viagem pela Obra de Arte em Jardim de Infância” desde 2017, Atelierista no Projeto TutorTLab, onde são dinamizados ateliers relacionados com a Obra de Arte, para a comunidade (todas as idades). Formadora certificada pelo CCPFC, com o foco no desenvolvimento holístico da criança e adolescentes, através da obra de arte.
Resumo: É Natural na criança a curiosidade. O ambiente em que se desenvolve deve adequar-se à sua natureza. Cabe ao educador ampliá-lo e proporcionar-lhe oportunidades que enriqueçam a sua conexão com o seu mundo: novas perspetivas, novas relações e novas descobertas.
Aculturar as nossas crianças da história, do belo, das vidas passadas, do que outros olhos viram e registaram, da importância que é no desenvolvimento a expressão, no poder que tem a expressão, no respeito por opiniões diferentes, no acreditar que imaginando a obra acontece, na multiplicidade de seres que todos somos. É inspirá-los a criar um mundo melhor. Mostrando-lho.
Ofélia Libório
Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste
liborioofelia@gmail.com
Educadora de Infância e coordenadora de Departamento Curricular de Educação Pré-escolar no Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste.
Formação e experiência profissional em Educação Especial e Educação de Infância. Experiência profissional na formação inicial de Educadores de Infância na UA e na formação contínua de Educadores de Infância em diversos Centros de Formação. Mestrado e Doutoramento em Ciências da Educação.
Desenvolve atualmente um projeto de investigação-ação, no agrupamento de escolas a que pertence, intitulado “Rua com eles”.
Aida Figueiredo
Universidade de Aveiro
afigueiredo@ua.pt
Professora Auxiliar no Departamento de Educação e Psicologia-UA. Promove a formação de educadores de infância e professores do 1.º CEB, desde 2003, e de psicólogos mais recentemente.
Bacharelato em Enfermagem, Licenciatura em Psicologia, Mestrado em Psicologia Clínica do Desenvolvimento e Doutoramento em Psicologia no domínio dos espaços exteriores em contextos de infância. Integra a Equipa Científica do Projeto Limites Invisíveis promovido pela parceria UA/ESEC/CASPAE, considerado uma Academia Gulbenkian do Conhecimento desde maio 2019. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Educação Ambiental e Intervenções, Brasil; do Special Interest Group – Outdoor Play and Learning in Early Childhood Education; e da International Play Association (IPA). Investigadora do Centro de Investigação CIDTFF; registada no CNPq (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) do Brasil. Pertence à Comissão Científica da Série Educazione e Nature.
Moderadora: Lúcia Magueta
lucia.magueta@ipleiria.pt
Docente da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria desde 1999, na categoria de Professor Adjunto. Doutoramento em Educação, área de Teoria e Desenvolvimento Curricular (2012); Mestrado em Ciências da Educação, área de Educação Intercultural (2004); Licenciatura em Ensino, Professores do 2º Ciclo do Ensino Básico, variante de Educação Visual e Tecnológica (1998). Coordenadora do Curso de Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas. Leciona diversas unidades curriculares nos cursos da ESECS, nas áreas da Formação de Professores, Desenvolvimento Curricular, Artes Visuais, Intervenção e Animação Artísticas, Educação Artística, tendo realizado trabalhos de investigação e orientado trabalhos de mestrado nas mesmas áreas. Investigadora integrada do CI&DEI – Centro de Estudos em Educação e Inovação.
Moderador:Rui Matos
rui.matos@ipleiria.pt
Professor Coordenador na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (onde leciona desde 13 de novembro de 1989 – 4 dias após a queda do Muro de Berlim), da qual foi diretor entre 2013 e 2017;
Doutorado em Motricidade Humana (2008) pela Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade Técnica de Lisboa; Mestre em Desenvolvimento Motor da Criança (1997), pela mesma Faculdade; Licenciado em Educação Física (1989), pelo Instituto Superior de Educação Física de Lisboa, atual Faculdade de Motricidade Humana;
Autor de diversos livros e artigos técnico-científicos na área do Desporto;
Atual subcoordenador do Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV);
Revisor e elemento do corpo redatorial em diversas revistas internacionais;
Escritor premiado em diversos concursos literários, é autor de mais de uma dezena de livros, a maioria para um público infantojuvenil;
Criador da modalidade desportiva Tripela, em 2008;
Ex-treinador de futebol e de andebol;
Tem como principal objeto de estudo o comportamento motor, nas componentes controlo, aprendizagem e, sobretudo, desenvolvimento.
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08 junho | 17:30
CONFERÊNCIA 6 – Pedagogia e currículo na creche: Arquitetura de um contexto sublime
Gabriela Portugal
Universidade de Aveiro
gabriela.portugal@ua.pt
Professora no Dep. Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro e investigadora no Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, no Grupo Políticas, Avaliação e Qualidade. Integra a direção do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na UA. Principais interesses: qualidade, avaliação e acompanhamento de crianças em educação de infância; brincar e aprendizagem; exploração do potencial pedagógico dos espaços exteriores. Algumas publicações:
Bento, G., Portugal, G., Dias, G. & Oliveira, P. (2019). Serei(a) no Jardim. Ao encontro das orientações curriculares para a educação pré-escolar através do brincar ao ar livre – experiências e leituras do projeto Serei(a) no Jardim. Aveiro: UA Editora, Universidade de Aveiro.
Bento, G., & Portugal, G. (2019). Uma reflexão sobre um processo de transformação de práticas pedagógicas nos espaços exteriores em contextos de educação de infância. Revista Portuguesa de Educação, 32(2), 91-106.
Portugal, G. & Laevers, F. (2018, 2ª edição). Avaliação em Educação Pré-Escolar – sistema de acompanhamento das crianças Porto: Porto Editora.
Carvalho, C. & Portugal, G. (2017). Avaliação em creche – CRECHEndo com qualidade. Porto: Porto Editora.
Isabel Correia
Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato
Instituto Politécnico de Setúbal
itcorreia@gmail.com
Educadora de Infância, especializada em Educação Especial, licenciada e mestre em Ciências da Educação e doutorada em Educação na especialidade de Formação de Adultos, pela Universidade de Lisboa. Tem desempenhado funções docentes em contextos de educação de infância e em instituições de ensino superior, como professora adjunta convidada, no âmbito da formação inicial de educadores e professores e na orientação de projetos de investigação da Prática de Ensino Supervisionado. Tem colaborado em projetos de inovação e dinamização pedagógica. É formadora acreditada pelo CCPFC e tem dinamizado formação contínua, em vários domínios, para educadores e professores. Foi diretora do Centro de Formação da Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) e integrou, durante vários anos a sua direção. Atualmente desempenha funções na Equipa Local de Intervenção Precoce do Seixal e na Escola Superior de Educação de Setúbal.
Mónica Rolo
Confraria de Nossa Senhora da Nazaré
monica.rolo@gmail.com
Mestre em Supervisão e Orientação Pedagógica, exerce funções como educadora de infância na rede solidária desde 2000 e é formadora acreditada pelo CCPFP (em Educação, Pedagogia e Didática e Concepção e Organização de Projetos Educativos), tendo abraçado, ao longo do último ano, o desafio da e-formação nas áreas de Gestão do Currículo e Creche.
Integrou a equipa da Revista Educadores de Infância (2005-2015), tendo a seu cargo várias rúbricas mensais (“Fundamentando…”, “Formulários para Creche e Pré-Escolar”, “Onde há educadores…há educação” e “Janela aberta para a educação”) e desempenhando funções ao nível da revisão técnica, seleção de projetos, tradução e adaptação do destacável mensal “Crescer na Creche”.
É também autora de algumas publicações nos CEI APEI, na Revista UIIPSS – ESES e na Revista Refletir EdInf acumulando funções na equipa redactorial desta última.
Em 2014 participou no projeto A Ciência na Educação Pré-Escolar da Fundação Francisco Manuel dos Santos, com o artigo “Crescemos…como as plantas!”.
Moderadora: Isabel Simões Dias
isabel.dias@ipleiria.pt
Docente do departamento de Comunicação, Educação e Psicologia da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, co-coordenadora do Grupo Projeto Creche (ESECS/PL).
Áreas de interesse: Pedagogia da infância; Supervisão Pedagógica em contexto de Educação de Infância.
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15 junho | 17:30
CONFERÊNCIA 7 – Da escuta à agência da criança: ser sujeito, ator e autor no processo de aprendizagem (informação em atualização)
Júlia Oliveira-Formosinho
Universidade do Minho | Associação Criança
jffformosinho@gmail.com
É Professora da Universidade do Minho e Diretora do Centro de Investigação da Associação Criança. Co-autora com João Formosinho da Perspetiva Pedagógica da Associação Criança: a Pedagogia-em-Participação que hoje aqui se apresenta. Integra a Direção da Associação Europeia de Educação de Infância (EECERA), é membro do Conselho Editorial da respetiva revista (EECERj) e responsável dos seus números monográficos. Tem publicado extensivamente, a nível nacional e internacional, em temas como Formação de Educadoras, Formação em Contexto de Trabalho, Pedagogia da Infância, Aprendizagem Experiencial. Tem supervisionado teses de doutoramento em Portugal, Brasil e Inglaterra no âmbito das temáticas em que publica. No âmbito duma longa parceria da Associação Criança com a Fundação Aga Khan desempenha papéis de supervisão da pedagogia e da formação em contexto no Centro Infantil Olivais Sul e faz a coordenação da investigação sobre aprendizagens das crianças e dos adultos.
Informação disponível em breve
João Formosinho
Universidade do Minho | Associação Criança
joaomanuelformosinho@gmail.com
É professor catedrático do Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho. É Presidente do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores. Foi Coordenador do Grupo de Trabalho de Administração e Gestão Escolar, no âmbito da Comissão de Reforma do Sistema Educativo (1987-89) e membro do Conselho Nacional de Educação (1989-1999). No âmbito da avaliação institucional foi presidente da Comissão de Avaliação Externa dos Cursos de Formação de Professores em Educação de Infância e Ensino Básico do Primeiro Ciclo, 2004-2005,e membro da comissão de avaliação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo” (Março, 2005). Foi consultor e avaliador do programa de formação em liderança na educação de infância do governo inglês. É atualmente avaliador da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Em 2012 presidiu à Conferência Anual da Associação Europeia de Investigação e Educação de Infância (EECERA), numa parceria entre a Associação Criança e o Instituto Politécnico do Porto. É autor de diversas publicações nas áreas de Teoria de Formação de Professores, Administração Escolar, Sociologia da Educação, Currículo, Educação Pré-Escolar, Ensino Primário e Políticas Educativas.
Paulo Fochi
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
paulo.fochi@hotmail.com
Doutor em Educação (USP) com estágio doutoral na Universidad de Barcelona (Espanha); Mestre em Educação (UFRGS) com estágio no exterior na Universidad Publica de Navarra (Espanha), Especialista em Educação Infantil (Unisinos) e Pedagogo (Unopar). Professor do curso de Pedagogia, Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação, Coordenador e professor do curso de especialização em Educação Infantil (Unisinos). Fundador e coordenador do Observatório da Cultura Infantil – OBECI. Pesquisador colaborador do Contextos Integrados em Educação Infantil (USP/ CNPq). Membro da Associação Criança (Braga, Portugal). Membro dos Grupos de Trabalho sobre Educação de 0-3 anos e Pedagogias Participativas e Investigação Praxiológica da Associação Europeia de Pesquisa em Educação Infantil (Europen Early Childhood Education Research Association – EECERA). Já atuou em diversos trabalhos junto ao Ministério da Educação, dentre esses, como um dos quatro consultores para a elaboração da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. Atua no assessoramento de escolas privadas além de Redes Municipais de Ensino e produções culturais e artísticas para crianças. É colunista do Portal Lunetas e tem publicado especificamente no campo da Pedagogia da Infância, Educação Infantil, Bebês, Documentação Pedagógica e Formação de Professores.
Moderadores: Sandrina Milhano
sandrina.milhano@ipleiria.pt
É PhD em Education e mestre em Arts of Music Education pela Roehampton University, em Londres. Licenciatura e pós-licenciatura em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. Realizou estudos pós-graduados em Espanha, na Universidade de Salamanca, onde obteve um Diploma de Estudos Avançados em Música. Tem o título de especialista em Formação de Educadores e Professores – domínio da música. É investigadora integrada no Centro de Estudos em Educação e Inovação e professora adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, de Leiria, na qual atualmente exerce, atualmente, o cargo de Diretora. Desempenhou várias funções de coordenação, no Politécnico de Leiria e noutras entidades externas, enquanto coordenadora de departamento, secção e de projetos formativos, culturais, sociais, artísticos e de investigação. Dentro e fora do Politécnico de Leiria, tem sido conselheira em vários órgãos e estruturas de gestão académica, de avaliação e qualidade, científicos, pedagógicos, técnicos e editoriais assim como de âmbito municipal e associativo nacional e internacional. As suas áreas de atuação situam-se na interseção entre educação, cultura e sociedade, com destaque para os seus trabalhos de consultoria técnico-especializada, de perito e de investigação em projetos competitivos regionais, nacionais e internacionais, no âmbito da promoção do sucesso escolar, da participação cultural e artística, da equidade, inclusão e qualidade na educação.
Moderadores: Miguel Oliveira
miguel.oliveira@ipleiria.pt
É Professor Adjunto na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (ESECS). Licenciado em Educação de Infância. Tem Pós-Graduação em Ciências da Educação – Teoria e Desenvolvimento Curricular pelo IE/Universidade de Lisboa. Tem Doutoramento em Ciências da Educação pela UTAD. Coordena o Mestrado em Educação Pré-Escolar na ESECS. É docente e supervisor de Práticas Pedagógicas e Estágios na formação inicial de educadores e professores. É Investigador no CICS.NOVA IPL/ Universidade Nova e também no CI&DEI. É Presidente da Associação Nacional de Animação e Educação. É deputado Municipal de Óbidos, coordena o Plano Educativo Estratégico Municipal do concelho e é comissário da CPCJ – Óbidos.
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22 junho | 17:30
Conferência 8 – Educação de Infância @ Distância: O papel das Instituições e das Famílias
Gabriel de Andrade Junqueira Filho
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
gabrieljunqueirafilho@gmail.com
Pedagogo, mestre e doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Departamento de Estudos Especializados. Área de Educação Infantil. Autor de Interdisciplinaridade na pré-escola: anotações de um educador ontheroad (1995) e Linguagens geradoras: seleção e articulação de conteúdos em Educação Infantil (2005). Coodenador acadêmico do Programa de Alfabetização Audiovisual.
Mónica Resende
Colégio Cubo Mágico
pedagogista@cubomagico.pt
Concluiu em 2011 o Mestrado em Educação Pré-Escolar, tendo desenvolvido a sua prática nos contextos de creche e jardim de infância no Colégio Infantil Cubo Mágico. Assumiu a função de Coordenadora Pedagógica em 2017, onde acompanha a equipa na implementação, planificação e monitorização de uma prática pedagógica inspirada na abordagem Reggio Emilia. Participou em grupos de estudo internacionais em Reggio Emilia e Pistoia. Coordenadora do Projeto Vila, onde organiza e dinamiza formação para pais, estudantes e profissionais.
Ana Sofia Godinho
Município de Óbidos
Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra, com Especialização em Administração Educacional pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Atualmente, desempenha funções de chefe de divisão de educação do Município de Óbidos. No seu percurso profissional tem-se focado na área da criatividade e inovação, tendo desenvolveu projetos com a Fundação Reggio Children, Fundação LEGO e a equipa do Project Zero da Harvard Graduate School of Education.
Resumo: Ninguém estava preparado para uma pandemia desta dimensão, que em pouco tempo, obrigou-nos a readaptar, reaprender a aprender, reaprender a ensinar e principalmente reaprender a viver. Com o encerramento das escolas e, com o afastamento social provocado pela COVID-19, a tecnologia surge como a resposta imediata para garantir a ligação entre a escola e a casa. O Município de Óbidos, através dos programas Crescer Melhor e Fábrica da Criatividade, concebeu uma resposta digital, garantindo uma rotina diária com atividades lúdicas, interativas e dinâmicas. Rapidamente, a resposta digital destes programas ultrapassou o território de Óbidos e, as atividades propostas alcançaram milhares de pessoas em mais de 15 países como Brasil, Espanha, França, Suíça, Reino Unido, Canadá, Bélgica, Itália, Alemanha, Angola, entre outros.
Moderador: Pedro Silva
pedro.silva@ipleiria.pt
Sociólogo, docente e investigador, tem vindo a cruzar as preocupações das Sociologias da Educação, da Família e da Infância nas suas pesquisas. O tema da relação escola-família tem constituído o cerne da sua atividade investigativa, com tradução em várias publicações, individuais e coletivas. A etnografia, a educação e mediação interculturais e as TIC constituem outros polos de interesse. Licenciado em Sociologia (ISCTE, Lisboa), Mestre em Análise Social da Educação (Boston University), Doutor e Agregado em Ciências da Educação (Universidade do Porto), é Professor Coordenador da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria e membro do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE-Universidade do Porto) e do CICS.NOVA.IPLeiria.
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