Comissão Cientifica

João Formosinho. É professor catedrático do Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho. É Presidente do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores. Foi Coordenador do Grupo de Trabalho de Administração e Gestão Escolar, no âmbito da Comissão de Reforma do Sistema Educativo (1987-89) e membro do Conselho Nacional de Educação (1989-1999). No âmbito da avaliação institucional foi presidente da Comissão de Avaliação Externa dos Cursos de Formação de Professores em Educação de Infância e Ensino Básico do Primeiro Ciclo, 2004-2005,e membro da comissão de avaliação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo” (Março, 2005). Foi consultor e avaliador do programa de formação em liderança na educação de infância do governo inglês. É atualmente avaliador da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Em 2012 presidiu à Conferência Anual da Associação Europeia de Investigação e Educação de Infância (EECERA), numa parceria entre a Associação Criança e o Instituto Politécnico do Porto. É autor de diversas publicações nas áreas de Teoria de Formação de Professores, Administração Escolar, Sociologia da Educação, Currículo, Educação Pré-Escolar, Ensino Primário e Políticas Educativas.

Júlia Oliveira-Formosinho. É Professora da Universidade do Minho e Diretora do Centro de Investigação da Associação Criança. Co-autora com João Formosinho da Perspetiva Pedagógica da Associação Criança: a Pedagogia-em-Participação que hoje aqui se apresenta. Integra a Direção da Associação Europeia de Educação de Infância (EECERA), é membro do Conselho Editorial da respetiva revista (EECERj) e responsável dos seus números monográficos. Tem publicado extensivamente, a nível nacional e internacional, em temas como Formação de Educadoras, Formação em Contexto de Trabalho, Pedagogia da Infância, Aprendizagem Experiencial. Tem supervisionado teses de doutoramento em Portugal, Brasil e Inglaterra no âmbito das temáticas em que publica. No âmbito duma longa parceria da Associação Criança com a Fundação Aga Khan desempenha papéis de supervisão da pedagogia e da formação em contexto no Centro Infantil Olivais Sul e faz a coordenação da investigação sobre aprendizagens das crianças e dos adultos.

Natércio Afonso. É Professor Associado Aposentado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. É Doutor em Education (Educational Leadership, Administration, na Boston University, School of Education (EUA) em 1993. É Mestre em Educação (Ed.M.),Social Education, na Boston University, School of Education (EUA), em 1985. É Licenciado em História na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1974. Entre 2009 e 2011 foi Subdiretor do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Na década de 90 foi Inspetor-Geral da Educação (Ministério da Educação), Vice-Presidente do Instituto de Inovação Educacional e Diretor de Serviços de Investigação e Inovação Educacional do Instituto de Inovação Educacional. Entre 1985 e 1990 foi Presidente da Comissão Instaladora da Escola Superior de Educação de Portalegre. Coordenou o Projeto “Metas de Aprendizagem” em 2009/2011.

Miguel Oliveira. É docente na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria desde 2000. Tem desenvolvido atividades como Investigador Efetivo do Centro de Investigação Identidades e Diversidades (CIID). É fundador da Associação Nacional de Animação e Educação (ANAE) onde é presidente e coordena o Observatório de Politicas Educativas e Desenvolvimento Curricular e orienta inúmeros estudos de investigação. Licenciado em Educação de Infância pelo Instituto Politécnico de Leiria e Pós-Graduado em Ciências da Educação – Teoria e Desenvolvimento Curricular pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. É Doutorando em Educação na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e elemento dos órgãos sociais do Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Educação de Infância (GEDEI) desde 2010. Fundou em 2006 a Revista Animação e Educação (RAE) onde é Diretor e membro do comité editorial. É deputado Municipal na Camara Municipal de Óbidos, integrando a equipa que coordena os Projetos “Escola Municipal” e “Abordagem Óbidos Criativa”.

Ana Sofia Godinho. Licenciada em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra, fez Especialização em Administração Educacional pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, sendo actualmente mestranda na mesma área. É funcionária do Município de Óbidos desde 2002, integrando a equipa que coordena os Projetos “Escola Municipal” e “Abordagem Óbidos Criativa”.. Desde 2008 assume funções de coordenadora do Serviço de Educação do Município de Óbidos estando responsável pela área de educação, serviço de apoio à família e serviço social. Em 2010 visitou pela primeira vez Reggio Emilia que serviu de inspiração para a criação do programa Fábrica da Criatividade.

Telmo Faria. É licenciado em História, pela Universidade de Coimbra, pós-graduado em Relações Internacionais pela Universidade Técnica de Lisboa e Mestre em História do Século XX, pela Universidade Nova de Lisboa. Foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Óbidos em Dezembro de 2001, com 30 anos, cargo que exerce atualmente. Foi professor universitário, regente de diversas cadeiras nos Departamentos de Ciência Política e de Relações Internacionais da Universidade Lusíada e colaborador da Universidade Aberta, onde foi autor de vários vídeos sobre História contemporânea, editados em televisão. Pertence atualmente ao quadro de investigadores do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Foi distinguido com vários prémios e distinções, de entre os quais se destacam: Medalha de Mérito Turístico, atribuída pelo Governo Português; Prémio “Marketing Awards”, atribuído pela Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing; Prémio de “Personalidade Turística do Ano 2007”; Prémio de Defesa Nacional; Prémio “Victor Sá – História Contemporânea Portuguesa”; Prémio “Personalidade do Ano”; Menção Honrosa do Prémio de História Contemporânea da Fundação Mário Soares. Recebeu ainda, em nome do Município de Óbidos, o prémio “Castelo de Óbidos – 7 Maravilhas de Portugal”, em 2007 e o Prémio “Autarquias – 2009”.