Ministro da Educação e secretária de Estado da Inclusão presentes na abertura da KLAARA2023

Cerca de 100 participantes, provenientes de diversos países da Europa, América do Sul e Oceânia, estão já confirmados na KLAARA 2023 – 3ª Conferência de Linguagem e Comunicação Acessíveis, que decorrerá de 3 a 7 de julho, numa organização da Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (FENACERCI) e do Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria.

Depois da receção aos convidados, a 3 de julho, o encontro arranca no dia 4, a partir das 14 horas, com a sessão solene de abertura, onde estão confirmadas as presenças da secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, e do ministro da Educação, João Costa, para além do presidente do Instituto Politécnico, Carlos Rabadão, da presidente da FENACERCI, Julieta Sanches, e do presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes.
A partir das 14h30, a australiana Cathy Basterfield fala do ‘Desenvolvimento de linguagem clara e de leitura fácil. Dois grupos-alvo distintos’.
No dia 5, Tatjana Knapp e Nevenka Kos apresentam ‘As pessoas com DID (deficiência intelectual e desenvolvimento) enquanto validadores de conteúdo’, entre as 9h30 e as 10h15. Segue-se ‘Assimetria linguística e análise da conversação: Proposta de modelo’, por Leealaura Leskelã. Das 14h00 às 16h00, decorre a mesa-redonda ‘Uma comunidade acessível’, com representantes de áreas tão relevantes como a saúde, a cultura e o desporto e lazer.
O dia 6 de julho começa pelas 9h30, com ‘Conteúdo audiovisual fácil e Internet fácil qual é mais difícil?’, com Rocio Barnabe Caro. Pelas 10h15, Ulla Bohman fala de ‘Acessibilidade cognitiva: Uma questão de direitos’. Às 11h30, Marta Nogueira apresenta ‘Linguagem e comunicação acessível – Caminhos para a acessibilidade laboral’.
Nestes três dias serão ainda apresentados mais de 30 trabalhos de investigação neste domínio, para além de sessões de trabalho numa vertente da aplicação prática deste corpo de conhecimento e do impacto na vida das pessoas com dificuldades em compreender a informação nas suas diversas vertentes.
O último dia da conferência começa com ‘Acessibilidade cognitiva e informação acessível: Uma visão para o futuro’, com Sandra Marques e Célia Sousa. Pelas 11h45, o subdiretor da ESECS, Jorge Varela, e o administrador da FENACERCI, Joaquim Pequicho, encerram a conferência. Será ainda passada uma vídeo-mensagem do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A conferência KLAARA 2023 é um momento de partilha de práticas e de conhecimento na procura de respostas promotoras do acesso ao direito a aceder à informação, no cumprimento do artigo 9º da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. A FENACERCI e o CRID têm vindo a intervir nesta área, através da adaptação de documentos, pacotes formativos adaptados, desenvolvimento de livros acessíveis e flyers de informação, assim como ações de formação para profissionais do terreno e para validadores de informação fácil de ler e de entender.