RIA

A Red Iberoamericana de Animación Sociocultural, abreviadamente conhecida por RIA, é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, fundada em 2006.

A RIA nasceu fruto da inquietude de pessoas, de natureza e procedência distintas, mas que sentem a necessidade de reunir esforços para um caminho comum. Procuramos, por um lado, unir pessoas de natureza física ou jurídica, que estejam em contacto com a Animação Sociocultural, nas suas múltiplas manifestações e que a reconhecem como um instrumento atual para o desenvolvimento social. Por outro lado, pretende-se adequar a Animação Sociocultural às novas exigências de um mundo em constante mudança, mediante o seu estudo e divulgação.

A RIA é presidida pelo Professor Victor J. Ventosa Pérez (de Espanha), desenvolvendo e operacionalizando o seu Plano nacional, estadual ou regional através dos seus núcleos (m.q. nodo).

Em Portugal, a  RIA realiza a sua missão científica, técnica, social, pedagógica e educacional baseada na perspetiva docência/ formação, investigação e voluntariado organizado com base num compromisso ético, cultural, numa visão holista, complexidade e transdisciplinaridade.

Atualmente, a RIA é a maior rede de Animação Sociocultural e tem mais de 200 membros individuais e institucionais.

Contactos RIA:
• E-mail geral: contacto@rianimacion.org
• E-mail secretaria: secretaria@rianimacion.org
• Site oficial: http://www.rianimacion.org

O Nodo Português da Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural

Foi no mês de Outubro do ano 2008 que o Nodo RIA Portugal se constituiu oficialmente, com sede na Escola Superior de Educação de Beja do Instituto Politécnico de Beja, sob a coordenação de Tânia Rodrigues e Marcelino de Sousa Lopes. Presentemente, o Nodo português encontra-se juridicamente constituído enquanto Associação em Portugal e a sua sede é na Rua Comandante João Belo, 29, 2400-156 Leiria. Esta Associação é coordenada, atualmente, por Ana Conceição Fontes.

Este nodo por sua vez deu origem a subnodos/núcleos regionais espalhados pelo país, nomeadamente:

Aveiro
Alentejo-Algarve
Castelo Branco
Leiria
Lisboa
Madeira
Minho
Porto
Trás-os-Montes e Alto Douro