Programa

______________________________________________________________________________

9h30: Sessão de Abertura

Sandrina Milhano (Diretora da ESECS-IPLeiria)

Rui Neves (Comissão Científica)

Abel Figueiredo (Vice-Presidente da REDESPP)

David Silva (Presidente da Direção da APEFIL)

Rui Matos (CIEQV; Lic. Desporto e Bem-Estar e Mestrado em Prescrição do Exercício e Promoção da Saúde; Comissão Organizadora)

Maria José Gamboa (Coordenadora da Lic. em Ed. Básica);

Anabela Graça (Vereadora da Cultura da CMLeiria)

10h00/10h50: Conferência de Abertura – Luís Bom
A Educação Física no 1º CEB. A lei do melhor esforço.
(moderador: António Camilo Cunha)

10h50/11h00: Pausa

11h00/12h30: Painel I
Potencialidades educativas dos ambientes exteriores
(moderador: Rui Mendes)

– Ana Lourenço (IAC e CIEC-UMinho) – Para além das quatro paredes: o direito a brincar nas escolas do 1º CEB

– Lina Lourenço (Agrup. Esc. Marrazes) – A Escola na Natureza

– José Gabriel (Associação Casa d’Árvore) – Brincar na Natureza e em Comunidade

12h30/14h00: Pausa

14h00/15h30: Painel II
O envolvimento familiar na promoção da competência motora das crianças do 1º CEB
(moderadora: Isabel Condessa)

– Luís Paulo Rodrigues (IPVC) – How much motor competence is competence enough?

– Rui Matos (PLeiria & CIEQV) – Os pais como agentes provocadores e promotores de AF dos filhos

– Amália Rebolo (ESE– Instituto Piaget, Almada; AE Boa Água, Sesimbra) – Estimular ou inibir a prática de jogos de apanhada e de luta? Opinião de pais e encarregados de educação

15h30/17h00: Painel III
Boas práticas pedagógicas em tempos de pandemia
(moderador: Abel Figueiredo)

– Denise Bolsan (U. Feevale, Brasil) – Exergames como ferramenta pedagógica para o ensino a distância nas aulas de Educação Física

– Santos Canales Lagos (Universidad Pedagogica Nacional Francisco Morazan, Honduras) – Ensino das habilidades básicas do primeiro ciclo em tempos de pandemia

Cláudia Freitas1, Inês Pereira1, Vanessa Pacheco1, Isabel Condessa1,2 (1Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade dos Açores; 2CIEC, Universidade do Minho) – Práticas de Atividade Física de Crianças no(s) Período(s) de Confinamento!  Análise de práticas referidas por familiares de um grupo de menin@s açorian@s

– Ana Oliveira1,2; Márcia Pereira1,2; Rui Mendes3 (1AERSI – Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, Coimbra; 2Mestrado em Jogo e Motricidade na Infância, ESE – Instituto Politécnico de Coimbra; 3ESE – Instituto Politécnico de Coimbra) – As potencialidades da educação na natureza

– Zenaide Galvão1; António Camilo Cunha1 (1Universidade do Minho – IE – CIEC) – Os saberes necessários para uma ação pedagógica crítico reflexiva em Educação Física no primeiro ciclo: a visão de “bons” professores

– Francisca Salé1; Margarida Alves1; Fernando Santos1,3 ; César Sá1,2 e Linda Saraiva1,2 (1Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo; 2CIEC – Universidade do Minho; 3Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto) – O Comportamento Lúdico-Motor e Social das Crianças do 1.º CEB em contexto não formal

– Carla Lourenço1,2; Dulce Esteves1,3 (1Universidade da Beira Interior; 2CI&DEI; 3CIDESD) – Perceção dos professores de Educação Física sobre a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especificas nas suas aulas

– Elsa Correia1; Isabel Melo1; Rute Pavão1; Isabel Condessa1,2 (1Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade dos Açores; 2CIEC, Universidade do Minho) – Testemunhos de Professores sobre a Inclusão nas Aulas de Educação Física do Ensino Básico – 1.º Ciclo

17h00/17h50: Conferência de Encerramento – Carlos Neto
Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC): tempo e  espaço para a criança brincar livre na escola a tempo inteiro
(moderador: João Serrano)

17h50/18h00: Sessão de encerramento

______________________________________________________________________________