Oficina de Trabalho 2 – 29 de janeiro de 2022

Etnografia linguística

Título completo:
A ETNOGRAFIA LINGUÍSTICA NOS ESPAÇOS DA ACADEMIA: que contribuições para o estudo do Discurso Académico?

O formulário de inscrição está disponível até ao dia 27 de janeiro.
O número de participantes é limitado a 15.

Dinamizadora
Clara Keating, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

Resumo
Etnografia linguística é um termo usado para descrever um conjunto de abordagens – principalmente desenvolvida no Reino Unido, e com algumas articulações com a antropologia linguística nos EUA – que combinam perspetivas teóricas e metodológicas da linguística e da etnografia para responder a questões sociais que, de uma forma ou de outra, envolvem a atividade da ‘língua’ e da linguagem. Enquanto a linguística propicia as ferramentas que permitem atenção e sensibilidade aos momentos e processos semióticos de um dado problema social ou cultural, a etnografia exige e propicia reflexividade face ao papel do/a pesquisador/a no seu trabalho de investigação, às perspetivas “émicas” dos e das participantes, `a compreensão aprofundada dos espaços e das situações comunicativas, assim como se abre à complexidade, à contradição e à re-interpretação ao longo do tempo” (Tusting, 2020; Rampton, 2007).

Esta oficina tem como objetivo apresentar e introduzir alguns dos princípios sobre os quais operam as abordagens da etnografia linguística, convidando os/as participantes a exercitar a sua reflexividade como investigadores/as em espaços linguísticos e sociais concretos – que, no caso desta oficina, são os espaços da academia e das instituições do ensino superior por onde circulam atores e discursos académicos.

A oficina inicia-se com uma apresentação desta abordagem: o que é etnografia linguística, de onde surge e porquê? Em que consiste esta articulação entre etnografia e linguística e para que fins? Partindo da experiência dos participantes, apresentam-se alguns dos conceitos sobre os quais se apoiam estas abordagens, analisando de perto as suas implicações metodológicas, seja no desenho da pesquisa, nas práticas de investigação (ou de investigação-ação), nos processos materiais de recolha, tratamento e análise dos dados, na apresentação final de resultados.

Segue-se uma introdução aos métodos normalmente utilizados nestes trabalhos, a partir das histórias contadas no terreno: observação participante e notas de campo, a entrevista etnográfica, as interações, textos e outros artefactos, questões de ética e etnografia colaborativa. A oficina termina com uma reflexão crítica sobre as possíveis contribuições da etnografia linguística para o entendimento da natureza situada – histórica, sociocultural e linguística – dos problemas sobre os quais nos debruçamos nos nossos trabalhos de pesquisa.

Tusting, Karin (2020) The Routledge Handbook of Linguistic Ethnography. London: Routledge.

Rampton, B. et al (2007) Linguistic Ethnography: Links, problems and possibilities. Special issue of the Journal of Sociolinguistics, 11 (5).

Snell, J., Shaw, S. and Fiona Copland, eds. (2015) Linguistic Ethnography: Interdisciplinary Explorations. Palgrave Macmillan.