Programme

Check the global program for IPCE 2022. If you wish, you can download it HERE. To download the program for the parallel sessions click HERE or see below.

PROGRAMA GLOBAL | GLOBAL PROGRAM


Sexta-feira, 6 de maio | Friday, may 6th

9h00: Entrega de pastas | Distribution soff olders

9h30: Sessão de abertura | Presentation session Auditório 1

10h00: Sessão plenária | Plenary session Auditório 1
Temática: Cibersegurança | Theme: cybersecurity
Orador | Speaker: Carlos Rabadão

11h00: Coffee break

11h30: Sessões paralelas Presentation sessions

12h30: Almoço | Lunch

14h00: Sessão Plenária | Plenary session  Auditório 1
Temática: Inclusão de crianças imigrantes | Theme: Inclusion of immigrant children
Oradora | Speaker: Marta Licardo

15h00: Sessões paralelas | Presentation sessions

16h00: Coffee break

16h30: Apresentação de pósteres | Poster presentation Sala 0.33

17h30: Sessões paralelas | Presentation sessions

18h30: Sessão plenária | Plenary session Auditório 1
Temática: Desenvolvimento do pensamento crítico em educação | Theme: Development of critical thinking in education
Oradores | Speakers: Celina Vieira e Rui Vieira

19h30: Terminus dos trabalhos | End of Day 1




Sábado, 7 de maio | Saturday, may 7th

9h30: Sessões paralelas | Presentation sessions

10h30: Coffee break

11h00: Painel Auditório 1
Temática: Novas construções sociais de aprendizagem e educação | Theme: New social constructions of learning and education
Oradores | Speakers: José Pacheco, Ariana Cosme, Rui Trindade

13h00: Almoço | Lunch

14h30: Sessões paralelas | Presentation sessions

15h30: Coffee break

16h00: Sessão plenária | Plenary session Auditório 1
Temática: A desmedicalização na educação: a importância do brincar | Theme: Demedicalization in education: the importance of playing
Oradores | Speakers: Cléo Lima

17h30: Sessão de encerramento | Closing session







PARALLEL SESSIONS PROGRAM

 Friday, May 6th 

11h30 – 12h30


 S 1.35 
A6 – Os títulos como vetores discursivos de uma comunidade de formação 
Luís Barbeiro – CI&DEI, ESECS-IPLeiria, CELGA-ILTEC 
R36 – The development of Intercultural Communicative Competence through tasks: a project to train teachers of Portuguese as a Foreign Language 
Ana Catarina Castro – ESECS-IPLeiria 
A48 – A empatia na compreensão histórica dos alunos 
Sofia Marques – ESECS-IPLeiria; Dina Alves – ESECS-IPLeiria, CHSC – Universidade de Coimbra; Alda Mourão – ESECS-IPLeiria 


S 1.36 
R21 – Alguém conseguiu encontrar um ângulo raso? – uma experiência de aprendizagem no 1.º CEB 
Carlota Oliveira, Daniela Lúcio, Telma Bugalhão e Rui Inglês – Casa da Árvore do Jardim do Fraldinhas 
A22 –Descoberta da Relação entre o Máximo Divisor Comum e o Mínimo Múltiplo Comum num contexto de Investigação Matemática 
Luísa Donat, Soraia Farinha – ESECS-IPLeiria; Ana Oliveira – CI&DEI, ESECS-IPLeiria 
A55 – O conhecimento algébrico de futuros professores no início da sua formação 
Dina Tavares – CI&DEI, ESECS-IPLeiria, CIDMA – Universidade de Aveiro; Hugo Menino, Hélia Pinto, Marina Rodrigues e Nuno Rainho – CI&DEI, ESECS-IPLeiria 


S 1.41 
R39 – O uso da linguagem de programação Scratch para criar histórias digitais de aprendizagem numa aula CLIL do 7º ano de Ciências Naturais 
Alice Silva, Isaura Magalhães e Luísa Santos – Agrupamento de Escolas da Maia 
A46 –Escape Room na Biblioteca Escolar 
José Soares – Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria 
R47 – Escape Room, a gamificação na Biblioteca Escolar 
José Soares – Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria 
15h – 16h 


 S 1.35 
A10 – O PISA e a Resolução Colaborativa de Problemas 
Vítor Rosa – Universidade Lusófona, CeiED 
R35 – Efeito do Exercício Físico em estudantes do Programa 60+ 
D
iogo Mendes, Filipe Rodrigues e Nuno Amaro – ESECS-IPL/CIEQV 


S 1.41 
A 27 – Methods and strategies for promoting social and emotional well-being of immigrant children in early childhood education 
Marta Licardo – University of Maribor, Faculty of Education 
R41 – Growing up in the city: an Educational and Inclusive Project 
Diana Felgosa – ESECS/PLeiria – CLDS-4G Entroncamento – SCMEntroncamento; Joana Ribeiro – CLDS-4G Entroncamento – SCMEntroncamento; Cezarina Santinho Maurício – ESECS/PLeiria 
A54 – O Despertar da Sustentabilidade em Contextos Educativos Não Formais 
Maria Celeste Frazão – Escola Secundária Afonso Lopes Vieira; Antónia Maria Carreira – Agrupamento de Escolas da Batalha 
17h30 – 18h30 


 S 1.35 
A13 – Metodologia de Trabalho de Projeto em contexto Jardim de Infância: construção da área do médico” 
Bruna Pereira, Patrícia Lisboa and Hugo Menino – ESECS-IPLeiria 
A15 –O espaço exterior como potenciador de aprendizagem: um estudo exploratório sobre perceções e práticas educativas dos educadores de infância e dos professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico” 
Ana Guerreiro and Rita Leal – ESECS-IPLeiria 
R51 – O Rei D. Dinis: evidências de uma experiência educativa em contexto de jardim de infância 
Mónica Figueiredo, Ana Sobreiro – ESECS-IPLeiria; Isabel Dias – CIEQV, CI&DEI, ESECS-IPLeiria 
A52 –Interações em contexto de creche 
Patrícia Alexandra Marques Domingues and Lúcia Grave Magueta – ESECS-IPLeiria


S 1.41 
R9 –Estudo de movimentos associados ao funcionamento dos sistemas digestivo e circulatório humanos com recurso ao Ozobot na disciplina de Ciências Naturais do 9ºano em turmas CLIL e não CLIL” 
Cristina Dias, Isaura Magalhães and Luísa Santos – Agrupamento de Escolas da Maia 
R30 – Resolução de problemas de matemática e a abordagem exploratória no 2.º ano do 1.º CEB 
Mafalda Costa, Tânia Alexandre and Raquel Vieira – ESECS-IPLeiria 
R50 – Projeto “A pensar no ambiente e em si também” 
Ana Filipa Rocha Pinto – Centro de Solidariedade Social de S. Jorge da Beira 
R38 – Portfólio como instrumento de desenvolvimento profissional: a experiência na UC de PIDP I 
Álvaro Lopes, Ivânia Alexandre, Isabel Santos – ESECS-IPLeiria; Hélia Pinto – CI&DEI, ESECS-IPLeiria; Isabel Dias – CIEQV, CI&DEI, ESECS-IPLeiria 

Saturday, May 7th  

9h30 – 10h30 


 S 1.35 
A7 – Os fantoches vão à escola: ensinar e aprender a compreender 
Cristina Rodrigues – ESECS-IPLeiria; Maria José Gamboa – CI&DEI, ESECS-IPLeiria 
A37 – Brincar com as histórias: O desenvolvimento da competência narrativa com crianças do Jardim de Infância 
Telma Bugalhão – ESECS-IPLeiria; Maria José Gamboa – CI&DEI, ESECS-IPLeiria


S 1.41 
R28 – Compartiendo Espacios Universitarios para la inclusión de personas con discapacidad 
Thais Pousada García, Verónica Alfonso Vázquez, Claudia Suárez Iglesias, Alba Vila Paz, Ana Villar Gómez and Sonia Seijas Ramos – Universidade da Coruña 
R42 – Contributo da formação profissional para a inclusão de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho 
Marta Alexandra Nogueira – ESECS-IPLeiria; Célia Sousa – CRID, CICS.NOVA.IPLeiria, ESECS-IPLeiria 
A45 – Os processos de desenvolvimento e produção de livros em multiformatos, o que os professores precisam saber? 
Alessandra Lopes de Oliveira Castelini – Universidade Federal do Piauí – UFPI; Célia Sousa – CRID, CICS.NOVA.IPLeiria, ESECS-IPLeiria 
14h30 – 15h30 


 S 1.35 
A19 – A racionalidade técnica versus a prática reflexiva: dilemas do instituto federal do amazonas como formador de professores 
Ailton Reis – Instituto Federal do Amazonas 
A23 – La identidad profesional femenina en la manualística escolar de Educación Secundaria 
Pilar Moreno Crespo, Mario Ferreras Listán, Olga Moreno Fernández and Celia Corchete Fernández – Universidad de Sevilla 
A43 – “A resolução de problemas no desenvolvimento do sentido de número: o caso de João” 
Ana Carolina Fortes Das Neves Dias Ferreira – ESECS-IPLeiria; Hélia Pinto – CI&DEI, ESECS-IPLeiria 


S 1.41 
R16 – La escritura digital del alumnado adolescente en Andalucía. La mensajería instantánea y sus implicaciones educativas 
Alejandro Gómez-Camacho, Coral Ivy Hunt-Gómez and Francisco Núñez-Román – Universidad de Sevilla 
A18 – La innovación y sus asociaciones discursivas en Educación Secundaria. Un análisis cuantitativo 
Diego Luna Delgado and José Antonio Pineda-Alfonso – Universidad de Sevilla 
R53 – Apoiando a pesquisa e produção de conhecimentos/competências através da partilha de experiências 
Virgílio Correia – IPC-ESEC