Exposições

Exposição: A Arte do silêncio

Ao longo do mês de maio, no Iboard do átrio da ESECS

Sinopse: “Talvez precisemos voltar a essa arte tão humana que é a lentidão. Passamos pelas coisas sem as habitar, falamos com os outros sem os ouvir, juntamos informação que nunca chegamos a aprofundar. Tudo transita num galope ruidoso, veemente e efémero. Na verdade, a velocidade com que vivemos impede-nos de viver. Uma alternativa será resgatar a nossa relação com o tempo.” in “Que coisas são as nuvens”, por José Tolentino Mendonça (pp. 27 – 28)

As vozes visuais da turma do MIAA compõem uma exposição de fotografia coletiva que reflete, numa interpretação visual do texto de José Tolentino Mendonça “A Arte da Lentidão”, sobre uma noção de tempo e lugar revelada durante o primeiro confinamento de 2020, numa narrativa catártica da vida e sua circunstância atual.

Projeto integrado no Laboratório de Fotografia e Vídeo | docente Maria Kowalski

Exposição: Interpretações do espaço

Ao longo do mês de maio, espaço junto à Direção

Sinopse: Através do desenho de observação, da pintura, da fotografia e da colagem, os estudantes do 2.º ano do Curso de Licenciatura em Educação Básica, no contexto da UC de Expressão Plástica, realizaram registos representativos de diferentes espaços da ESECS. A captura das linhas, texturas e cores trouxe à criação plástica a expressão e a singularidade do modo como cada um perceciona o espaço.

Exposição: Pintores convidados para o desenho

Ao longo do mês de maio, no átrio da ESECS

Sinopse: No âmbito do Projeto Cultural de Escola – ConvidARTE ao Nascente, as turmas do 1.º e 2.º ano do 1.º CEB do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente foram convidadas a conhecer o Património Natural Local. Após a exploração e identificação das diferentes espécies de árvores existentes no Pinhal de Leiria, os alunos criaram as suas árvores experimentando diversos materiais e técnicas inspiradas em diferentes artistas: Calder, Kandinsky e Klimt. Ao vivenciarem várias manifestações artísticas, os alunos ficaram inspirados e desenharam as suas árvores de forma personalizada, autêntica e com muita autonomia. Cada árvore é única!

Dando um contexto e leitura à obra Os Falcões, de Amadeo de Souza Cardoso, outros alunos inventaram e desenharam todo o fundo, espaço da folha que inicialmente era branca.

Exposição: Upcycled art – exercício de reutilização criativa de materiais

A partir de 17 de maio, na Biblioteca da ESECS.

Sinopse: A formação de educadores e professores deve contemplar abordagens a conceitos fundamentais ligados ao Desenvolvimento Sustentável. Partindo deste princípio, realizou-se no contexto da UC de Expressão Plástica, do 2.º ano do Curso de Licenciatura em Educação Básica, um exercício artístico e formativo que incidiu sobre o conhecimento de materiais e a sua transformação e extensão de vida, o upcycling e a upcycled art, concretizando a formação em práticas de educação para a sustentabilidade.Esta exposição apresenta artefactos visuais que resultaram deste exercício, assim como esboços e registos fotográficos que representam o processo criativo vivenciado.

Exposição: Rostos do MIAA

A partir de 17 de maio, no átrio da ESECS

Sinopse: (em atualização)