Jornadas de Intervenção e Educação Artística: percursos e desafios

As Jornadas encontram-se acreditadas como ação de curta duração de 6 horas para efeitos da progressão na carreira de educadores de infância e professores do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Art. 8.º do RJFC).
Calendário: 23 maio de 2023, das 9h00 às 19h00,  na ESECS.
Inscrições: até 17 de maio.

Caso existam dificuldades em preencher o formulário, por favor entre em contato através do e-mail: formacao.continua.esecs@ipleiria.pt

vvd

Sinopses dos workshops em simultâneo

Workshop 1 – O Museu portátil: casa de partida para o colecionismo
Sinopse: Uma viagem pelo colecionismo promotora de partilhas que conduzirão à criação do “meu” museu portátil- significados para a criança.

Dinamizadores: Ana Barros e Jackas – Museu do Brincar

Workshop 2 – Teatro e Comunidade: Felicidade, sim, obrigado!
Sinopse: Pesquisa dramatúrgica da nova criação do Teatro Umano: Coralidade em teatro e criação de partituras de dramaturgia corporal a partir da temática da felicidade. Abordagens participativas de construção de uma pedagogia artística e educação cívica.

Dinamizadores: Rita Wengorovius, Duarte Soares, Vicenzo Frau, Salmo Faria, Daniela Mota – Teatro Umano

Workshop 3 – Máscaras mitos e metáforas: do corpo à palavra
Sinopse: O corpo que pensa sente e age. O desejo de expressão através da máscara e da metáfora. Percursos de exploração do coro grego que conduz à escrita criativa transformada em gesto, ritmo e movimento.

Dinamizadores:  Lucília Valente, Maria João Lopes, Adelina Peixoto – Universidade de Évora

Workshop 4 – Expressão dramática – contributos para a harmonia na sala de aula no 1.º CEB
Sinopse: Jogos teatrais, danças de roda e canções são formas de construção de relações harmoniosas, promotores de coletivos diversos e tolerantes construtores de um espaço dinâmico, vivo e alegre, onde se pode crescer e aprender em harmonia.

Dinamizadores: Alexandra Espiridião – Trupe Chapitô

09h00 – Receção dos participantes

09h20 – Sessão de abertura | Auditório 2

10h00 – Visita à Exposição  “Arquimedes da Silva Santos – vida e Obra”. “Onde vai a minha voz” [Miguel Falcão  e Isabel Aleixo]

10h30 – Dinâmica Criativa em grande grupo| Anfiteatro exterior

11h15 – Pausa para café

11h30 – Grupos temáticos em simultâneo | Sessões paralelas.
Grupo 1 – Educação artística e desafios da formação
Grupo 2 – Percursos de educação artística na comunidade
Grupo 3 – Educação artística e desafios da globalização.
Grupo 4 – Educação artística e percursos de inclusão

13h00- Almoço

14h00 – Performance Artística: “O que fazem os sentimentos quando ninguém está a ver?” Turma do 7.º ano da Escola Guilherme Stephens.

14h30 –  Workshops em simultâneo | várias salas.
Workshop 1 – O Museu Portátil: casa e partida para o colecionismo
Workshop 2 – Teatro e comunidade: Felicidade, sim, Obrigado!
Workshop 3 – Máscaras, mitos e metáforas: do corpo à palavra.
Workshop 4 – Expressão Dramática: Contributos para a harmonia na sala de aula no 1.º CEB

16h30 – Pausa para café

17h00 – Sessão Plenária com apresentação dos trabalhos dos grupos das sessões paralelas.

18h30- Performance pelo grupo Mil Raízes: Mil palavras de Sophia-Poesia, música e dança.