Exposições de trabalhos

> «Asas de Abril – Voando com as palavras e as cores» | Espaço junto à Biblioteca da ESECS

O Programa 60+ associou-se às comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril, através da dinamização de diversas iniciativas. A exposição “Asas de Abril. Voando com as cores e as palavras” é uma delas e tem por base a apresentação de telas pintadas pelos estudantes seniores, no âmbito da Oficina de Artes Plásticas, e de poemas inspirados pelas mesmas. Estará patente no corredor da Biblioteca da ESECS. A inauguração da exposição aconteceu no dia 24 de abril, pelas 14h30, no átrio do edifício A, onde todos foram convidados a cantar “Grândola Vila Morena”, sob a orientação da SessenTuna. O encerramento está previsto para o dia 7 de maio, pelas 15h00, também no átrio do edifício A, com atuações da SessenTuna e do Grupo de Jograis do 60+. Pretende-se que a exposição seja interativa, convidando os visitantes a deixarem a sua opinião através de uma palavra, que afixarão num painel, junto à exposição.

> Experiências de criação plástica | Iboard do átrio do Edifício A

Apresentam-se momentos e trabalhos realizados pelos estudantes dos cursos TeSP de Intervenção em Espaços Educativos e Intervenção Social e Comunitária do Núcleo de Formação de Torres Vedras em sessões realizadas com artistas do Coletivo Brasil na Porta 5 / Paços – Galeria Municipal. Nestas experiências foram vividos momentos de cooperação e partilha de saberes artísticos em torno de experiências de monotipia, desenho, pintura e bordado em papel. Esta exposição digital estará em permanente apresentação no iboard do átrio principal da ESECS.

> Caderno digital | Iboard do átrio do Edifício A

Collage analógica, uma técnica artística de experimentação criativa, com trabalhos desenvolvidos por estudantes do Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas (MIAA), para o desenvolvimento da literacia visual (Laboratório de Fotografia e Vídeo)

> Light Painting | Iboard do átrio do Edifício A

Técnica de fotografia digital realizada pelos estudantes do MIAA, sob a orientação do artista plástico António Palmeira – IPDJ de Leiria (Laboratório de Fotografia e Vídeo).

> «Uma última Fotografia» | Iboard do átrio do Edifício A

Se só pudesses captar uma última fotografia, qual seria? Trabalhos de fotografia realizados por estudantes do MIAA (Laboratório de Fotografia e Vídeo).

> «Reflexos do Olhar» | Iboard do átrio do Edifício A

“Somos tão incapazes de impedir uma emoção quanto de impedir um espirro.” António Damásio, O Mistério da Consciência. Uma interpretação visual de emoções desenvolvida pelos estudantes do MIAA (Laboratório de Fotografia e Vídeo)

> «A arte do silêncio» | Iboard do átrio do Edifício A

“Talvez precisemos voltar a essa arte tão humana que é a lentidão. Passamos pelas coisas sem as habitar, falamos com os outros sem os ouvir, juntamos informação que nunca chegamos a aprofundar. Tudo transita num galope ruidoso,veem ente e efémero. Na verdade, a velocidade com que vivemos impede-nos de viver. Uma alternativa, será resgatar a nossa relação com o tempo.” A Arte da Lentidão, in “Que coisas são as nuvens”, José Tolentino Mendonça

As vozes visuais de estudantes do MIAA compõem uma exposição de fotografia que reflete, numa interpretação visual do texto de José Tolentino Mendonça “A Arte da Lentidão”, sobre uma noção de tempo e lugar revelado durante o primeiro confinamento de 2020, numa narrativa catártica da vida e da sua circunstância atual.

> «Reflexos do tempo» | Iboard do átrio do Edifício A

Uma reflexão visual sobre o tempo, por interpretações e representações fotográficas do passado, presente e futuro. Trabalhos de estudantes do MIAA (Laboratório de Fotografia e Vídeo).

> «Fenda» | Espaço junto à Biblioteca da ESECS

Exposição fotográfica coletiva de estudantes do MIAA que procura recriar vidas imaginadas de espaços devolutos, a partir dos conceitos de abandono e memória.