
Inseridas na Romaria a Nossa Senhora do Fetal, e constituindo o seu ponto alto, as procissões noturnas em honra da Nossa Senhora do Fetal, popularmente conhecidas como “Procissão dos Caracóis”, realizam-se na Freguesia de Reguengo do Fetal, comunidade do concelho da Batalha, com cerca de 28 km2 de área e dois mil habitantes, distando a apenas 12 km do Santuário de Fátima. A freguesia situa-se nas faldas da Serra de Aire.
A designação de “Procissão dos Caracóis”, advém do facto de serem iluminadas a partir de cascas de caracóis, dentro das quais é mergulhado um pavio em azeite.
Para além das duas procissões noturnas referidas, a festa integra ainda uma terceira, diurna.
No decorrer das procissões noturnas, tanto os caminhos por elas percorridos como outros pontos destacados da aldeia, são iluminados com cascas de caracóis. Estas reproduzem imagens religiosas e originam frases simbólicas, que tornam a freguesia num caso particular de manifestação de cultura popular, quer no contexto nacional quer a nível internacional.
A Junta de Freguesia do Reguengo do Fetal e a paróquia local, decidiram iniciar o processo conducente à classificação da “Procissão dos Caracóis”, a Património Cultural Imaterial Nacional (PCIN). Esta proposta é suportada pela Câmara Municipal da Batalha através do Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB), em parceira com a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS-IPLeiria).
“Oh Senhora do Fetal, que moras naquele monte, tu não te esqueças, protege sempre a minha praça da fonte, a minha praça da fonte é uma praça com alegria, foi junto a uma palmeira que viveu sempre a Maria”.
Maria Carvalho
Reguengo do Fetal em 30/09/2022