30 e 31 de Outubro de 2020
Encontro realizado online com recurso à plataforma Zoom
O 33.º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática (SNHM) contará com os conferencistas convidados Ugo Baldini (Università degli Studi di Padova) e José Chabas (Universidade Pompeu Fabra de Barcelona). Este ano, pela primeira vez, o Encontro está acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores como 12 horas de formação para os grupos 230 e 500.
O Seminário Nacional de História da Matemática foi fundado em janeiro de 1988, no seguimento das comemorações do bicentenário do falecimento do distinto matemático português José Anastácio da Cunha (1744-1787), as quais se realizaram em vários pontos do País, nomeadamente em Coimbra, Évora e Lisboa. Conscientes de importantíssimas lacunas no que dizia respeito à divulgação e investigação em História da Matemática no nosso País, e muito em especial no que dizia respeito à Matemática Portuguesa, membros das Universidades de Lisboa, Coimbra, Porto e Minho decidiram criar uma estrutura adaptada às circunstâncias que promovesse a elaboração de uma rede nacional de contactos entre os interessados e investigadores em História da Matemática, e simultaneamente promovesse a colaboração e intervenção em temas nessa área. Não foi esquecida a importante necessidade de integração na comunidade internacional dos historiadores da Matemática, evidenciada pela presença em todos os Encontros Nacionais de investigadores de outros países. Desde meados dos anos 90 o Seminário passou a constituir uma secção da Sociedade Portuguesa de Matemática.
O levantamento dos Encontros Nacionais do Seminário Nacional de História da Matemática, com indicação dos convidados não portugueses, pode ser consultado no site da Sociedade Portuguesa de Matemática.
Inscrições
Para o registo no 33.º Encontro do SNHM, deverá preencher uma ficha de inscrição.