30 e 31 de Outubro de 2020

Museu de Leiria

O 33.º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática (SNHM) contará com os conferencistas convidados Ugo Baldini (Università degli Studi di Padova) e José Chabas (Universidade Pompeu Fabra de Barcelona). Este ano, pela primeira vez, o Encontro está acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores como 12 horas de formação para os grupos 230 e 500.
O Seminário Nacional de História da Matemática foi fundado em janeiro de 1988, no seguimento das comemorações do bicentenário do falecimento do distinto matemático português José Anastácio da Cunha (1744-1787), as quais se realizaram em vários pontos do País, nomeadamente em Coimbra, Évora e Lisboa. Conscientes de importantíssimas lacunas no que dizia respeito à divulgação e investigação em História da Matemática no nosso País, e muito em especial no que dizia respeito à Matemática Portuguesa, membros das Universidades de Lisboa, Coimbra, Porto e Minho decidiram criar uma estrutura adaptada às circunstâncias que promovesse a elaboração de uma rede nacional de contactos entre os interessados e investigadores em História da Matemática, e simultaneamente promovesse a colaboração e intervenção em temas nessa área. Não foi esquecida a importante necessidade de integração na comunidade internacional dos historiadores da Matemática, evidenciada pela presença em todos os Encontros Nacionais de investigadores de outros países. Desde meados dos anos 90 o Seminário passou a constituir uma secção da Sociedade Portuguesa de Matemática.
O levantamento dos Encontros Nacionais do Seminário Nacional de História da Matemática, com indicação dos convidados não portugueses, pode ser consultado no site da Sociedade Portuguesa de Matemática.

Cartaz do evento (.pdf)

Inscrições

Para o registo no 33.º Encontro do SNHM, deverá preencher uma ficha de inscrição.

Submissões

Prazo de submissão: 06 de Fevereiro.