Afetivismo e exercício físico: contributos para a melhoria da adesão individual à prática

Todos sabem que o exercício físico é bom para a sua saúde. No entanto, muitos não o realizam. Porque será? Este aparente paradoxo continua a preocupar várias entidades, investigadores e profissionais, que procuram ajudar a população a ser mais ativa e saudável. Se é inquestionável a vasta gama de benefícios físicos e psicológicos da prática de exercício físico regular, maior é a realização de que algo tem corrido mal na transição entre saber que o exercício é bom para a saúde, a intenção em ser fisicamente mais ativo, e a realização do comportamento em si.

A presente comunicação estará alinhada com uma tendência emergente na psicologia – o afetivismo. Um corpo robusto de evidência sustenta que o processamento afetivo, tanto via automática como reflexiva, está dependente da resposta afetiva durante a prática. Como alguém perceciona a sessão (e.g., agradável, prazerosa, desagradável) tende a reforçar vias neurais específicas que podem influenciar fortemente a motivação e o comportamento. Com o tempo, uma experiência prazerosa tenderá a reforçar e suportar o comportamento, e uma experiencia desagradável tenderá a ter o efeito oposto. 

Uma das entidades internacionais de maior prestígio no desenvolvimento e atualização de guidelines sobre a prescrição de exercício emitiu em 2021 pela primeira vez recomendações alargadas baseadas em pressupostos hedónicos. Este primeiro passo na tentativa de atualizar as recomendações de prescrição resultam do corpo de evidência acumulada essencialmente na última década. No entanto, as presentes recomendações carecem de instrumentos e formas de as operacionalizar (e.g., como medir; como intervir), deixando os profissionais perante recomendações que se tornam difíceis de aplicar contextualmente. É sobre esta questão que esta comunicação se irá centrar – como medir a resposta afetiva e utilizá-la para melhorar a adesão individual à prática.

Palavras-chave: Exercício, afetos, hedonismo, adesão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *