Teatro Maria Matos – cultura acessível à distância de um Enter

O Maria Matos Teatro Municipal é um dos primeiros, senão o primeiro, teatro português a apresentar um Site que supera o nível de conformidade duplo A e cumpre com a maioria dos critérios de sucesso de conformidade triplo A.

O novo Site do teatro é o exemplo perfeito de que tornar um Site acessível, robusto e compatível com várias plataformas não é impossível e muito menos difícil. A receita é simples: juntar à vontade da entidade responsável pelo Site em alcançar o maior número de públicos, o rigor da peritagem de acessibilidade da comAcesso e o empenho da empresa de Web Design. E o resultado é um Site com a maioria das páginas a superar o nível de conformidade duplo A logo de início.

Graças às políticas de inclusão do Maria Matos, que pretende tornar o teatro mais plural e acessível, como também à rigorosa implementação das sugestões de acessibilidade da comAcesso por parte da V-A Studio, foi possível ir ainda mais além e oferecer aos utilizadores só de teclado, utilizadores com deficiência visual e aos utilizadores em geral uma interface e conteúdos que cumprem com a maioria dos critérios de sucesso de conformidade triplo A, garantindo-lhes maior navegabilidade e usabilidade.

De salientar que este processo permitiu garantir o acesso à informação do teatro a um conjunto de pessoas que sem esta intervenção não teria oportunidade sequer de navegar no Site.

Mas o facto de saber-se que ainda existem grupos de utilizadores que podem não conseguir aceder à informação e outros grupos de utilizadores que poderiam ter a sua interação com o Site facilitada faz com que o teatro não feche este processo e continue a encontrar soluções para aumentar a acessibilidade do seu Site e dos seus conteúdos.

Por agora o Site do teatro tem um nível real de acessibilidade como especificado na declaração de conformidade validada pela comAcesso e disponível na página de clientes comAcesso em:
http://comacesso.pt/clientes/conformidade-de-acessibilidade-teatro-maria-matos