Oradores

6 de maio – 9h30 Sessão Plenária

CARLOS RABADÃO

Cibersegurança: Serão efetivamente os humanos  o elo mais fraco da corrente?

Carlos Rabadão é Professor Coordenador com Agregação afeto ao Departamento de Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria. Detém o título de Agregado em Informática (Cibersegurança), Doutoramento em Engenharia Informática e Mestrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações. O seu trabalho de investigação centra-se nas áreas da Segurança Informática e das Redes de Computadores. Ao nível da participação em atividades com a comunidade, tem proferido diversas palestras e webinars, a convite de associações empresarias, industriais e profissionais, bem como escrito alguns artigos de opinião na comunicação social, essencialmente na área da Cibersegurança.

6 de maio – 14h00 Sessão Plenária

MARTA LICARDO

Inclusion of immigrant children

Marta Licardo é Professora da Universidade de Maribor, Faculdade de Educação, Eslovénia. É coordenadora do Departamento de Educação Pré-Escolar da Faculdade de Educação. O seu trabalho de investigação centra-se nas áreas da pedagogia, didática, ciências sociais na educação dos primeiros anos, inclusão, educação de crianças com necessidades especiais e crianças imigrantes. É coordenadora nacional da European Early Childhood Education Research Association para a Eslovénia. Lidera e/ou participa em vários projetos a nível nacional e internacional relacionados com os seus focos de investigação (ver mais: https://pef.um.si/en/kontakt/10693/).

6 de maio – 18h30 Sessão Plenária

Celina Vieira

Desenvolver o Pensamento Crítico e Criativo: De que falamos?

Celina Tenreiro Vieira é professora de Matemática e Ciências e membro do CIDTFF – Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores.  É autora de vários, livros, artigos sobre pensamento crítico e criativo no ensino básico e nas áreas das Ciências e Matemática. É conferencista convidada em vários seminários e encontros científicos.

Rui Vieira

Desenvolver o Pensamento Crítico e Criativo: De que falamos?

Rui M. Vieira é professor associado com Agregação da Universidade de Aveiro, e membro do CIDTFF – Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. Tem estado envolvido em projetos de investigação nacionais e internacionais ligados às suas áreas de especialização, como a didática das ciências e pensamento crítico e criativo. É autor de vários, livros, artigos e conferencista convidado em vários seminários e encontros científicos.

7 de maio – 11h00 Sessão Plenária

Ariana Cosme

Novas construções sociais de aprendizagem e educação 

É professora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação na Universidade do Porto. É doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, realizou um Pós-Doutoramento no campo da Formação de Professores na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil onde é professora visitante. É autora de obras que se debruçam sobre a problemática da mediação educativa e pedagógica e a reconfiguração da profissão docente. Foi consultora do Ministério da Educação para o Programa de implementação do novo modelo de Autonomia e Flexibilidade Curricular na Escola e coordena o estudo avaliativo sobre a implementação e generalização do referido programa.

José Pacheco

Novas construções sociais de aprendizagem e educação 

É mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto e especialista em Alfabetização. É fundador da Escola da Ponte, em Portugal – referência de inovação. Foi membro do Conselho Nacional de Educação de Portugal. Pela sua relevante contribuição para a educação, recebeu diversos prémios, tendo-lhe sido conferido o título de “notório especialista”. Recebeu da Presidência da República a “Comenda da Ordem da Instrução Pública”. Em 2005, passou a residir no Brasil e, desde então, viaja pelo país mobilizando professores, educadores, estudantes, crianças, jovens e entusiastas da educação, que acreditam em uma educação transformadora e democrática que integra comunidades e as artes. É autor de inúmeros livros e artigos sobre educação e um grande dinamizador da gestão democrática.

Rui Trindade

Novas construções sociais de aprendizagem e educação 

Possui o curso de Professor do Ensino Primário, a licenciatura em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação da Criança, sendo Mestre e Doutor em Ciências da Educação. É professor Associado com Agregação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, bem como membro integrado do Centro de Intervenção e Investigação Educativas (CIIE). As suas áreas de interesse, como investigador e autor de livros e artigos, relacionam-se com a organização e a gestão do processo de ensino e de aprendizagem em contextos escolares, a formação inicial e contínua de professores ou a Pedagogia no Ensino Superior. Foi consultor do Ministério da Educação, no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. Atualmente, é presidente do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, para além de ser membro do Conselho de Gestão quer do «Centre for Educational Research and Innovation» (CERI) da OCDE quer do Instituto de Avaliação Educativa.

7 de maio – 16h00 Sessão Plenária

Cléo Lima

A desmedicalização na educação: a importância do brincar

Cléo Lima é psicossocióloga e investigadora na linha de Micropolítica do Cuidado em Trabalho e Saúde (UFRJ – Brasil). E também especialista e investigadora do Brincar e Design Educacional em Comunidade de Aprendizagem.