Programas

Abaixo poderá consultar o programa global do IPCE 2022. Caso deseje poderá descarrega-lo AQUI. Para Descarregar o programa das sessões paralelas clique AQUI ou consulte abaixo.

PROGRAMA GLOBAL | GLOBAL PROGRAM


Sexta-feira, 6 de maio | Friday, may 6th

9h00: Entrega de pastas | Distribution soff olders

9h30: Sessão de abertura | Presentation session Auditório 1

10h00: Sessão plenária | Plenary session Auditório 1
Temática: Cibersegurança | Theme: cybersecurity
Orador | Speaker: Carlos Rabadão

11h00: Coffee break

11h30: Sessões paralelas Presentation sessions

12h30: Almoço | Lunch

14h00: Sessão Plenária | Plenary session  Auditório 1
Temática: Inclusão de crianças imigrantes | Theme: Inclusion of immigrant children
Oradora | Speaker: Marta Licardo

15h00: Sessões paralelas | Presentation sessions

16h00: Coffee break

16h30: Apresentação de pósteres | Poster presentation Sala 0.33

17h30: Sessões paralelas | Presentation sessions

18h30: Sessão plenária | Plenary session Auditório 1
Temática: Desenvolvimento do pensamento crítico em educação | Theme: Development of critical thinking in education
Oradores | Speakers: Celina Vieira e Rui Vieira

19h30: Terminus dos trabalhos | End of Day 1




Sábado, 7 de maio | Saturday, may 7th

9h30: Sessões paralelas | Presentation sessions

10h30: Coffee break

11h00: Painel Auditório 1
Temática: Novas construções sociais de aprendizagem e educação | Theme: New social constructions of learning and education
Oradores | Speakers: José Pacheco, Ariana Cosme, Rui Trindade

13h00: Almoço | Lunch

14h30: Sessões paralelas | Presentation sessions

15h30: Coffee break

16h00: Sessão plenária | Plenary session Auditório 1
Temática: A desmedicalização na educação: a importância do brincar | Theme: Demedicalization in education: the importance of playing
Oradores | Speakers: Cléo Lima

17h30: Sessão de encerramento | Closing session







PROGRAMA DAS SESSÕES PARALELAS 

 Sexta-feira, 6 de maio  

11h30 – 12h30


 S 1.35 
A6 – Os títulos como vetores discursivos de uma comunidade de formação 
Luís Barbeiro – CI&DEI, ESECS-IPLeiria, CELGA-ILTEC 
R36 – The development of Intercultural Communicative Competence through tasks: a project to train teachers of Portuguese as a Foreign Language 
Ana Catarina Castro – ESECS-IPLeiria 
A48 – A empatia na compreensão histórica dos alunos 
Sofia Marques – ESECS-IPLeiria; Dina Alves – ESECS-IPLeiria, CHSC – Universidade de Coimbra; Alda Mourão – ESECS-IPLeiria 


S 1.36 
R21 – Alguém conseguiu encontrar um ângulo raso? – uma experiência de aprendizagem no 1.º CEB 
Carlota Oliveira, Daniela Lúcio, Telma Bugalhão e Rui Inglês – Casa da Árvore do Jardim do Fraldinhas 
A22 –Descoberta da Relação entre o Máximo Divisor Comum e o Mínimo Múltiplo Comum num contexto de Investigação Matemática 
Luísa Donat, Soraia Farinha – ESECS-IPLeiria; Ana Oliveira – CI&DEI, ESECS-IPLeiria 
A55 – O conhecimento algébrico de futuros professores no início da sua formação 
Dina Tavares – CI&DEI, ESECS-IPLeiria, CIDMA – Universidade de Aveiro; Hugo Menino, Hélia Pinto, Marina Rodrigues e Nuno Rainho – CI&DEI, ESECS-IPLeiria 


S 1.41 
R39 – O uso da linguagem de programação Scratch para criar histórias digitais de aprendizagem numa aula CLIL do 7º ano de Ciências Naturais 
Alice Silva, Isaura Magalhães e Luísa Santos – Agrupamento de Escolas da Maia 
A46 –Escape Room na Biblioteca Escolar 
José Soares – Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria 
R47 – Escape Room, a gamificação na Biblioteca Escolar 
José Soares – Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria 
15h – 16h 


 S 1.35 
A10 – O PISA e a Resolução Colaborativa de Problemas 
Vítor Rosa – Universidade Lusófona, CeiED 
R35 – Efeito do Exercício Físico em estudantes do Programa 60+ 
D
iogo Mendes, Filipe Rodrigues e Nuno Amaro – ESECS-IPL/CIEQV 


S 1.41 
A 27 – Methods and strategies for promoting social and emotional well-being of immigrant children in early childhood education 
Marta Licardo – University of Maribor, Faculty of Education 
R41 – Growing up in the city: an Educational and Inclusive Project 
Diana Felgosa – ESECS/PLeiria – CLDS-4G Entroncamento – SCMEntroncamento; Joana Ribeiro – CLDS-4G Entroncamento – SCMEntroncamento; Cezarina Santinho Maurício – ESECS/PLeiria 
A54 – O Despertar da Sustentabilidade em Contextos Educativos Não Formais 
Maria Celeste Frazão – Escola Secundária Afonso Lopes Vieira; Antónia Maria Carreira – Agrupamento de Escolas da Batalha 
17h30 – 18h30 


 S 1.35 
A13 – Metodologia de Trabalho de Projeto em contexto Jardim de Infância: construção da área do médico” 
Bruna Pereira, Patrícia Lisboa and Hugo Menino – ESECS-IPLeiria 
A15 –O espaço exterior como potenciador de aprendizagem: um estudo exploratório sobre perceções e práticas educativas dos educadores de infância e dos professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico” 
Ana Guerreiro and Rita Leal – ESECS-IPLeiria 
R51 – O Rei D. Dinis: evidências de uma experiência educativa em contexto de jardim de infância 
Mónica Figueiredo, Ana Sobreiro – ESECS-IPLeiria; Isabel Dias – CIEQV, CI&DEI, ESECS-IPLeiria 
A52 –Interações em contexto de creche 
Patrícia Alexandra Marques Domingues and Lúcia Grave Magueta – ESECS-IPLeiria


S 1.41 
R9 –Estudo de movimentos associados ao funcionamento dos sistemas digestivo e circulatório humanos com recurso ao Ozobot na disciplina de Ciências Naturais do 9ºano em turmas CLIL e não CLIL” 
Cristina Dias, Isaura Magalhães and Luísa Santos – Agrupamento de Escolas da Maia 
R30 – Resolução de problemas de matemática e a abordagem exploratória no 2.º ano do 1.º CEB 
Mafalda Costa, Tânia Alexandre and Raquel Vieira – ESECS-IPLeiria 
R50 – Projeto “A pensar no ambiente e em si também” 
Ana Filipa Rocha Pinto – Centro de Solidariedade Social de S. Jorge da Beira 
R38 – Portfólio como instrumento de desenvolvimento profissional: a experiência na UC de PIDP I 
Álvaro Lopes, Ivânia Alexandre, Isabel Santos – ESECS-IPLeiria; Hélia Pinto – CI&DEI, ESECS-IPLeiria; Isabel Dias – CIEQV, CI&DEI, ESECS-IPLeiria 

Sábado, 7 de maio 

9h30 – 10h30 


 S 1.35 
A7 – Os fantoches vão à escola: ensinar e aprender a compreender 
Cristina Rodrigues – ESECS-IPLeiria; Maria José Gamboa – CI&DEI, ESECS-IPLeiria 
A37 – Brincar com as histórias: O desenvolvimento da competência narrativa com crianças do Jardim de Infância 
Telma Bugalhão – ESECS-IPLeiria; Maria José Gamboa – CI&DEI, ESECS-IPLeiria


S 1.41 
R28 – Compartiendo Espacios Universitarios para la inclusión de personas con discapacidad 
Thais Pousada García, Verónica Alfonso Vázquez, Claudia Suárez Iglesias, Alba Vila Paz, Ana Villar Gómez and Sonia Seijas Ramos – Universidade da Coruña 
R42 – Contributo da formação profissional para a inclusão de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho 
Marta Alexandra Nogueira – ESECS-IPLeiria; Célia Sousa – CRID, CICS.NOVA.IPLeiria, ESECS-IPLeiria 
A45 – Os processos de desenvolvimento e produção de livros em multiformatos, o que os professores precisam saber? 
Alessandra Lopes de Oliveira Castelini – Universidade Federal do Piauí – UFPI; Célia Sousa – CRID, CICS.NOVA.IPLeiria, ESECS-IPLeiria 
14h30 – 15h30 


 S 1.35 
A19 – A racionalidade técnica versus a prática reflexiva: dilemas do instituto federal do amazonas como formador de professores 
Ailton Reis – Instituto Federal do Amazonas 
A23 – La identidad profesional femenina en la manualística escolar de Educación Secundaria 
Pilar Moreno Crespo, Mario Ferreras Listán, Olga Moreno Fernández and Celia Corchete Fernández – Universidad de Sevilla 
A43 – “A resolução de problemas no desenvolvimento do sentido de número: o caso de João” 
Ana Carolina Fortes Das Neves Dias Ferreira – ESECS-IPLeiria; Hélia Pinto – CI&DEI, ESECS-IPLeiria 


S 1.41 
R16 – La escritura digital del alumnado adolescente en Andalucía. La mensajería instantánea y sus implicaciones educativas 
Alejandro Gómez-Camacho, Coral Ivy Hunt-Gómez and Francisco Núñez-Román – Universidad de Sevilla 
A18 – La innovación y sus asociaciones discursivas en Educación Secundaria. Un análisis cuantitativo 
Diego Luna Delgado and José Antonio Pineda-Alfonso – Universidad de Sevilla 
R53 – Apoiando a pesquisa e produção de conhecimentos/competências através da partilha de experiências 
Virgílio Correia – IPC-ESEC