Abaixo poderá consultar o programa global do IPCE 2022. Caso deseje poderá descarrega-lo AQUI. Para Descarregar o programa das sessões paralelas clique AQUI ou consulte abaixo.
PROGRAMA GLOBAL | GLOBAL PROGRAM
Sexta-feira, 6 de maio | Friday, may 6th
9h00: Entrega de pastas | Distribution soff olders
9h30: Sessão de abertura | Presentation session – Auditório 1
10h00: Sessão plenária | Plenary session – Auditório 1
Temática: Cibersegurança | Theme: cybersecurity
Orador | Speaker: Carlos Rabadão
11h00: Coffee break
11h30: Sessões paralelas | Presentation sessions
12h30: Almoço | Lunch
14h00: Sessão Plenária | Plenary session – Auditório 1
Temática: Inclusão de crianças imigrantes | Theme: Inclusion of immigrant children
Oradora | Speaker: Marta Licardo
15h00: Sessões paralelas | Presentation sessions
16h00: Coffee break
16h30: Apresentação de pósteres | Poster presentation – Sala 0.33
17h30: Sessões paralelas | Presentation sessions
18h30: Sessão plenária | Plenary session – Auditório 1
Temática: Desenvolvimento do pensamento crítico em educação | Theme: Development of critical thinking in education
Oradores | Speakers: Celina Vieira e Rui Vieira
19h30: Terminus dos trabalhos | End of Day 1
Sábado, 7 de maio | Saturday, may 7th
9h30: Sessões paralelas | Presentation sessions
10h30: Coffee break
11h00: Painel – Auditório 1
Temática: Novas construções sociais de aprendizagem e educação | Theme: New social constructions of learning and education
Oradores | Speakers: José Pacheco, Ariana Cosme, Rui Trindade
13h00: Almoço | Lunch
14h30: Sessões paralelas | Presentation sessions
15h30: Coffee break
16h00: Sessão plenária | Plenary session Auditório 1
Temática: A desmedicalização na educação: a importância do brincar | Theme: Demedicalization in education: the importance of playing
Oradores | Speakers: Cléo Lima
17h30: Sessão de encerramento | Closing session
PROGRAMA DAS SESSÕES PARALELAS
Sexta-feira, 6 de maio
11h30 – 12h30 |
S 1.35 | A6 – Os títulos como vetores discursivos de uma comunidade de formação Luís Barbeiro – CI&DEI, ESECS-IPLeiria, CELGA-ILTEC R36 – The development of Intercultural Communicative Competence through tasks: a project to train teachers of Portuguese as a Foreign Language Ana Catarina Castro – ESECS-IPLeiria A48 – A empatia na compreensão histórica dos alunos Sofia Marques – ESECS-IPLeiria; Dina Alves – ESECS-IPLeiria, CHSC – Universidade de Coimbra; Alda Mourão – ESECS-IPLeiria |
S 1.36 | R21 – Alguém conseguiu encontrar um ângulo raso? – uma experiência de aprendizagem no 1.º CEB Carlota Oliveira, Daniela Lúcio, Telma Bugalhão e Rui Inglês – Casa da Árvore do Jardim do Fraldinhas A22 –Descoberta da Relação entre o Máximo Divisor Comum e o Mínimo Múltiplo Comum num contexto de Investigação Matemática Luísa Donat, Soraia Farinha – ESECS-IPLeiria; Ana Oliveira – CI&DEI, ESECS-IPLeiria A55 – O conhecimento algébrico de futuros professores no início da sua formação Dina Tavares – CI&DEI, ESECS-IPLeiria, CIDMA – Universidade de Aveiro; Hugo Menino, Hélia Pinto, Marina Rodrigues e Nuno Rainho – CI&DEI, ESECS-IPLeiria |
S 1.41 | R39 – O uso da linguagem de programação Scratch para criar histórias digitais de aprendizagem numa aula CLIL do 7º ano de Ciências Naturais Alice Silva, Isaura Magalhães e Luísa Santos – Agrupamento de Escolas da Maia A46 –Escape Room na Biblioteca Escolar José Soares – Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria R47 – Escape Room, a gamificação na Biblioteca Escolar José Soares – Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria |
15h – 16h |
S 1.35 | A10 – O PISA e a Resolução Colaborativa de Problemas Vítor Rosa – Universidade Lusófona, CeiED R35 – Efeito do Exercício Físico em estudantes do Programa 60+ Diogo Mendes, Filipe Rodrigues e Nuno Amaro – ESECS-IPL/CIEQV |
S 1.41 | A 27 – Methods and strategies for promoting social and emotional well-being of immigrant children in early childhood education Marta Licardo – University of Maribor, Faculty of Education R41 – Growing up in the city: an Educational and Inclusive Project Diana Felgosa – ESECS/PLeiria – CLDS-4G Entroncamento – SCMEntroncamento; Joana Ribeiro – CLDS-4G Entroncamento – SCMEntroncamento; Cezarina Santinho Maurício – ESECS/PLeiria A54 – O Despertar da Sustentabilidade em Contextos Educativos Não Formais Maria Celeste Frazão – Escola Secundária Afonso Lopes Vieira; Antónia Maria Carreira – Agrupamento de Escolas da Batalha |
17h30 – 18h30 |
S 1.35 | A13 – Metodologia de Trabalho de Projeto em contexto Jardim de Infância: construção da área do médico” Bruna Pereira, Patrícia Lisboa and Hugo Menino – ESECS-IPLeiria A15 –O espaço exterior como potenciador de aprendizagem: um estudo exploratório sobre perceções e práticas educativas dos educadores de infância e dos professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico” Ana Guerreiro and Rita Leal – ESECS-IPLeiria R51 – O Rei D. Dinis: evidências de uma experiência educativa em contexto de jardim de infância Mónica Figueiredo, Ana Sobreiro – ESECS-IPLeiria; Isabel Dias – CIEQV, CI&DEI, ESECS-IPLeiria A52 –Interações em contexto de creche Patrícia Alexandra Marques Domingues and Lúcia Grave Magueta – ESECS-IPLeiria |
S 1.41 | R9 –Estudo de movimentos associados ao funcionamento dos sistemas digestivo e circulatório humanos com recurso ao Ozobot na disciplina de Ciências Naturais do 9ºano em turmas CLIL e não CLIL” Cristina Dias, Isaura Magalhães and Luísa Santos – Agrupamento de Escolas da Maia R30 – Resolução de problemas de matemática e a abordagem exploratória no 2.º ano do 1.º CEB Mafalda Costa, Tânia Alexandre and Raquel Vieira – ESECS-IPLeiria R50 – Projeto “A pensar no ambiente e em si também” Ana Filipa Rocha Pinto – Centro de Solidariedade Social de S. Jorge da Beira R38 – Portfólio como instrumento de desenvolvimento profissional: a experiência na UC de PIDP I Álvaro Lopes, Ivânia Alexandre, Isabel Santos – ESECS-IPLeiria; Hélia Pinto – CI&DEI, ESECS-IPLeiria; Isabel Dias – CIEQV, CI&DEI, ESECS-IPLeiria |
Sábado, 7 de maio
9h30 – 10h30 |
S 1.35 | A7 – Os fantoches vão à escola: ensinar e aprender a compreender Cristina Rodrigues – ESECS-IPLeiria; Maria José Gamboa – CI&DEI, ESECS-IPLeiria A37 – Brincar com as histórias: O desenvolvimento da competência narrativa com crianças do Jardim de Infância Telma Bugalhão – ESECS-IPLeiria; Maria José Gamboa – CI&DEI, ESECS-IPLeiria |
S 1.41 | R28 – Compartiendo Espacios Universitarios para la inclusión de personas con discapacidad Thais Pousada García, Verónica Alfonso Vázquez, Claudia Suárez Iglesias, Alba Vila Paz, Ana Villar Gómez and Sonia Seijas Ramos – Universidade da Coruña R42 – Contributo da formação profissional para a inclusão de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho Marta Alexandra Nogueira – ESECS-IPLeiria; Célia Sousa – CRID, CICS.NOVA.IPLeiria, ESECS-IPLeiria A45 – Os processos de desenvolvimento e produção de livros em multiformatos, o que os professores precisam saber? Alessandra Lopes de Oliveira Castelini – Universidade Federal do Piauí – UFPI; Célia Sousa – CRID, CICS.NOVA.IPLeiria, ESECS-IPLeiria |
14h30 – 15h30 |
S 1.35 | A19 – A racionalidade técnica versus a prática reflexiva: dilemas do instituto federal do amazonas como formador de professores Ailton Reis – Instituto Federal do Amazonas A23 – La identidad profesional femenina en la manualística escolar de Educación Secundaria Pilar Moreno Crespo, Mario Ferreras Listán, Olga Moreno Fernández and Celia Corchete Fernández – Universidad de Sevilla A43 – “A resolução de problemas no desenvolvimento do sentido de número: o caso de João” Ana Carolina Fortes Das Neves Dias Ferreira – ESECS-IPLeiria; Hélia Pinto – CI&DEI, ESECS-IPLeiria |
S 1.41 | R16 – La escritura digital del alumnado adolescente en Andalucía. La mensajería instantánea y sus implicaciones educativas Alejandro Gómez-Camacho, Coral Ivy Hunt-Gómez and Francisco Núñez-Román – Universidad de Sevilla A18 – La innovación y sus asociaciones discursivas en Educación Secundaria. Un análisis cuantitativo Diego Luna Delgado and José Antonio Pineda-Alfonso – Universidad de Sevilla R53 – Apoiando a pesquisa e produção de conhecimentos/competências através da partilha de experiências Virgílio Correia – IPC-ESEC |