Oradores

Delfín Ortega-Sánchez 
Universidade de Burgos

Delfín Ortega-Sánchez é Doutorado em Didática da História e das Ciências Sociais pela Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha), ​​​​Doutorado em Educação pela Universidade de Burgos(Espanha) e Doutorado em História pela Universidade da Extremadura (Espanha). Os seus interesses de investigação centram-se na educação para uma cidadania democrática e inclusiva, comprometida com problemas sociais relevantes, questões socialmente ativas e temas controversos. Estas linhas de interesse articulam a atividade do Grupo de Investigación Reconocido DHISO, que dirige.

A sua carreira de investigação foi reconhecida com a sua nomeação como um dos 10 melhores investigadores em ciências sociais a nível mundial na sétima edição do Prémio Universal Scientific Education and Research Network (USERN) 2022. A sua nomeação foi proposta por um júri internacional composto por vários Vencedores do Prêmio Nobel e 1% dos melhores cientistas em suas respectivas áreas.

Atualmente é Vice-Reitor para a Responsabilidade Social, Cultura e Desporto da Universidade de Burgos, com competências na promoção da igualdade, diversidade, inclusão social e não discriminação. Além disso, dirige a Cátedra de Direitos Humanos e Cultura Democrática, a primeira do mundo em colaboração com o Museu Estatal de Auschwitz-Birkenau da Polónia.


Rui Gomes 
Centro de Investigação de Psicologia, Escola de Psicologia, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Rui Gomes é Professor Auxiliar na Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal. Obteve graus académicos (Licenciatura, Mestrado e Doutoramento) na área da Psicologia, pela Universidade do Minho. Na investigação, interessa-se pelos fatores humanos na adaptação à mudança, na liderança e rendimento de equipas e no treino de competências de vida e desenvolvimento humano. É responsável pelo grupo de investigação “Adaptação, Rendimento e Desenvolvimento Humano” (www.ardh.pt), cujos resultados são difundidos na comunidade pela “Escola Competências de Vida” (www.e-cv.pt). Intervém na área da psicologia do desporto e no treino de competências de vida em distintos contextos e faixas etárias.


Mark Daubney 
ESECS – Politécnico de Leiria

Mark Daubney é Professor Auxiliar no Departamento de Línguas e Literaturas da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Atualmente, coordena o Departamento de Inglês e coordenou o programa de Estudos Chinês-Português-Inglês e cursos de formação de professores de Inglês do ensino primário.

É mentor do Politécnico de Leiria para Assistentes de Ensino de Inglês no Programa Fulbright dos EUA, e tem lecionado disciplinas de língua inglesa, cultura e metodologia EFL.

Mark participa em projetos financiados pela União Europeia e dá palestras regularmente em conferências nacionais e internacionais. Ele é coeditor de New Insights into

Ansiedade Linguística: Teoria, Pesquisa e Implicações Educacionais, publicado pela Multilingual Matters, e também é co-editor de Desenvolvimento como Pesquisador EFL: Histórias de Campo, uma coleção de artigos publicados pela IATEFL.

Os seus interesses de investigação centram-se amplamente na compreensão do papel e do impacto da personalidade, agência, identidade e emoções – entre estas ansiedade, riso, motivação – em professores e alunos.


Dora Arenga 
Fulbright

Dora Arenga é Gestora de Programa para os EUA na Comissão Fulbright em Portugal. Dora administra todos os programas para cidadãos norte-americanos interessados em prosseguir um projecto de estudo, ensino ou investigação em Portugal no âmbito do Programa Fulbright de intercâmbio educacional. Dora é licenciada em Sociologia e tem particular interesse pela Educação como veículo de mobilidade social, respeito pela diversidade e inclusão.


Hannah Bernier 
Fulbright

Hannah Bernier foi Assistente de Ensino de Inglês Fulbright 2022-2023 no Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS). Ela se formou na Universidade do Texas em Austin em 2022 com bacharelado. em Relações Internacionais e Estudos Globais, e um B.A. em português.

Atualmente ela é doutoranda na Sandra Day O’Connor College of Law da Arizona State University e planeja exercer a legislação hídrica no sudoeste dos Estados Unidos.


Bushra Rahman
Fulbright

Bushra Rahman é Assistente de Ensino de Inglês Fulbright 2023-2024 no Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS). Ela formou-se na Emory University em 2022 com bacharelado em antropologia e biologia humana, assim como uma segunda especialização em espanhol e português. Bushra está em Leiria desde setembro de 2023.

Como Assistente de Ensino de Inglês, auxilia no ensino de aulas de Comunicação e Media e Inglês para Negócios na ESECS, além de fazer apresentações sobre a cultura americana na escola Don Dinis EB 2/3, Leiria. Ela tem certeza de que sua experiência como Fulbrighter fornecerá informações interculturais valiosas para suas aspirações profissionais na área da saúde. Ela planeia frequentar o curso de medicina ao retornar aos EUA este verão.



Hélia Gonçalves Pinto  

Hélia Gonçalves Pinto é doutorada em Didática da Matemática pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Professora Adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (ESECS/PLeiria). Tem colaborado na criação de ciclos de estudo na área de formação de professores (licenciatura e mestrados), bem como de ações de formação para professores portugueses e PALOP. Coordena o Mestrado em Educação e Inovação Pedagógica e é membro do Conselho Geral do PLeiria. Enquanto investigadora em vários projetos financiados pela FCT e outros, tem interesse nas áreas de Educação Matemática e Formação de Professores e por conseguinte, tem sido autora de várias publicações científicas e didáticas. Coordena o polo do Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI) do PLeiria e o Grupo de Trabalho de Investigação (GTI) da Associação de Professores de Matemática (APM) e faz parte da direção da Revista em Educação e Ciências Sociais da ESECS.


Nicole Duarte 

Nicole Duarte é Doutora em Educação, na especialidade de Didática da Matemática, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. É investigadora integrada no Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI) e tem investigado sobre o estudo de aula na formação inicial de professores, com foco no desenvolvimento do seu conhecimento didático, e em particular no que respeita à discussão coletiva. Integra equipas de investigação no âmbito dos projetos Introduzindo o estudo de aula na formação inicial de professores e O pensamento computacional na formação inicial de professores dos primeiros anos.


João Pedro da Ponte 

João Pedro da Ponte é Doutor em Educação Matemática pela Universidade da Georgia (EUA) (1984) sendo professor catedrático de Didática da Matemática do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Foi Diretor deste Instituto e professor visitante em Universidades no Brasil e Espanha. Coordenou projetos de investigação de Didática da Matemática, Formação de Professores e TIC. Dirigiu 48 teses de doutoramento e 91 trabalhos de mestrado. Tem investigado sobre a prática profissional, conhecimento e desenvolvimento profissional do professor, com especial atenção aos estudos de aula e ao ensino-aprendizagem dos números, álgebra e raciocínio matemático. Publicou livros, capítulos e artigos em revistas como Educational Studies in Mathematics, ZDM, Journal of Mathematics Teacher Education, RELIME, Acta Scientiae e BOLEMA. Foi autor da proposta de adaptação do Processo de Bolonha na formação inicial de professores. Coordenou a equipa que elaborou o programa de Matemática do ensino básico em 2007. Colabora com a Associação de Professores de Matemática (APM), sendo membro do Grupo de Trabalho de Investigação (GTI).


Sandrina Milhano

Professora coordenadora da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Investigadora integrada do Ci&DEI – Centro de Estudos em Educação & Inovação, Politécnico de Leiria. Membro da equipa do Projeto Orienta4VET [2021-1-ES01-KA220-VET-000033043].


Rita Cadima 

Professora Adjunta da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Investigadora integrada do CIDMA – Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações, Universidade de Aveiro e colaboradora do Ci&DEI – Centro de Estudos em Educação & Inovação, Politécnico de Leiria. Membro da equipa do Projeto Orienta4VET [2021-1-ES01-KA220-VET-000033043].


Sara Mónico Lopes

Professora Adjunta da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Investigadora integrada do Ci&DEI – Centro de Estudos em Educação & Inovação, Politécnico de Leiria. Membro da equipa do Projeto Orienta4VET [2021-1-ES01-KA220-VET-000033043].


Catarina Mangas

Professora Adjunta da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Investigadora integrada do CICS.NOVA. Ipleiria e colaboradora do Ci&DEI – Centro de Estudos em Educação & Inovação, Politécnico de Leiria. Membro da equipa do Projeto Orienta4VET [2021-1-ES01-KA220-VET-000033043].


Miguel Jerónimo

Investigador do Ci&DEI – Centro de Estudos em Educação & Inovação, Politécnico de Leiria. Membro da equipa do Projeto Orienta4VET [2021-1-ES01-KA220-VET-000033043].


Maria João Coelho

Ajunta do Diretor do Agrupamento de Escolas Henrique Sommer


Catarina Pessoa

Diretora da Escola Técnico Profissional de Cantanhede


Ana Fontes

Formadora na Escola Técnico Profissional de Cantanhede


Romain Gillain 

Romain Gillain é Professor Coordenador do Departamento de Línguas e Literaturas da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Politécnico de Leiria). Atualmente, é Diretor dos Serviços de Documentação e Bibliotecas do Instituto Politécnico de Leiria, onde é professor desde 2003.

Doutorou-se em Filologia Espanhola pela Universidade de Oviedo, Espanha. Os seus interesses de investigação incluem a lexicografia, a lexicologia, a linguagem do desporto, a banda desenhada francófona e o ensino do espanhol e do francês como língua estrangeira.


Ricardo Filipe da Silva Pocinho 

Licenciado em Direito, em 2003, pela Universidade Internacional da Figueira da Foz, Doutor em Procesos de Formacion e Espacios Virtuales, em 2009, pela Universidade de Salamanca – Instituto de Ciencias de la Educacion e Doutor em Psicogerontologia, em 2014, pela Universidade de Valencia. É Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Escola Superior de Educação e Ciencias Sociais do Instituto Politécnico de Leiria e Coordenador da Pós-Graduação em Risco e Bem-Estar nas Organizações, da mesma escola.

É  Presidente da ANGES – Associação Nacional de Gerontologia Social, Juiz Social no Tribunal Judicial da Comarca de Coimbra e Investigador integrado no Polo de Leiria do CICS.NOVA.


José Pedro Santos Cadima Amoroso 

Professor Adjunto do Departamento de Motricidade Humana e Linguagens Artísticas da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, conta com mais de 20 anos de experiência profissional na área da Educação Física e do Desporto. Fundou o Clube Leiria Flying Objects (LFO) (2012), foi Presidente da Associação Nacional de Ultimate e Disco Desportivo (2017-2022). Desde (2019) ele é a Comissão de Esportes Universitários e Escolares da WFDF – Presidente, a Comissão de Desporto para Todos e Desenvolvimento da WFDF – também presidente. Desde (2021) ele é membro do conselho da WFDF e presidente da Comissão do Espírito do Jogo (SOTG). É Lectivo no Politécnico de Leiria (IPLeiria-ESECS) (JA) leciona nas áreas da Educação, Pedagogia, Ética no Desporto, mestrado em Educação Pré-Escolar e Educação Pré-Escolar. Leciona Desportos de Raquete, Voleibol e outros e é também investigador no (CIEQV). Foi Coordenador do Programa Comenius no Jardim Escola João de Deus – Leiria “O Projeto Ted” (2013-2015); Coordenador do programa ERASMUS no Jardim Escola João de Deus – Leiria “Programa Educar Emoções Ester na Europa” (2014-2016); Coordenador do Programa Comenius no Centro Social de Pousos “Ciclismo pelos tempos e lugares” (2013-2015); HE.ST.I.A. ‘Ajudando os Alunos na Aceitação’ (2017-2019); PT Coordenador do projeto ERASMUS+ Rede Aldeias em Movimento – VOMNET (2018-2019); PT Coordenador do projeto ERASMUS+ Village on Move GO (2019-2022) (ORCID https://orcid.org/0000-0002-7901-5568)


Luís Pedro Inácio Coelho 

Tem cerca de 20 anos de experiência profissional na área da Educação Física e Desporto, com referências nas áreas de Fitness, Educação, Educação Física e Pedagogia. É professor a tempo inteiro no Politécnico de Leiria (IPLeiria-ESECS). Hoje em dia, a atividade profissional do LC envolve o ensino de licenciaturas como Desporto e Bem-Estar e Ensino Básico. Leciona habitualmente as unidades curriculares de Desenvolvimento Motor, Controlo e Aprendizagem, Biomecânica, Estágio, Projeto Final (investigação) e outras. Leciona também em mestrados, como Educação Adaptada – Desenvolvimento Cognitivo e Motor (unidade curricular de Cinética) e Educação Pré-Escolar. É investigador no (CIEQV) e tem experiência de ter sido coordenador local (Leiria). Fez parte de um grupo de trabalho responsável pela implementação de um Programa de Partilha de Bicicletas para toda a comunidade do Politécnico de Leiria, com o principal objetivo de promover a adoção de bicicletas elétricas como principal meio de transporte para a escola e para casa. Nos últimos anos, ele atuou no conselho de administração da escola. (ORCID-https://orcid.org/0000-0002-0515-3466)


David das Neves Silva  

Tem cerca de 20 anos de experiência profissional na área da Educação Física e Desporto, com referências nas áreas de Fitness, Educação, Educação Física e Pedagogia. É professor a tempo inteiro no Politécnico de Leiria (IPLeiria-ESECS). Hoje em dia, a atividade profissional do LC envolve o ensino de licenciaturas como Desporto e Bem-Estar e Ensino Básico. Leciona habitualmente as unidades curriculares de Desenvolvimento Motor, Controlo e Aprendizagem, Biomecânica, Estágio, Projeto Final (investigação) e outras. Leciona também em mestrados, como Educação Adaptada – Desenvolvimento Cognitivo e Motor (unidade curricular de Cinética) e Educação Pré-Escolar. É investigador no (CIEQV) e tem experiência de ter sido coordenador local (Leiria). Fez parte de um grupo de trabalho responsável pela implementação de um Programa de Partilha de Bicicletas para toda a comunidade do Politécnico de Leiria, com o principal objetivo de promover a adoção de bicicletas elétricas como principal meio de transporte para a escola e para casa. Nos últimos anos, ele atuou no conselho de administração da escola. (ORCID-https://orcid.org/0000-0002-0515-3466)


EDUCAÇÃO E CIÊNCIA

Oficina: Caixinhas-Mistério: modelo de aprendizagem centrada no aluno

Rosa Doran

Rosa Doran é uma das fundadoras e atual Presidente do Conselho Executivo da ONGD NUCLIO – Núcleo Interativo de Astronomia e Inovação em Educação. É ainda Chair do Galileo Teacher Training Program, vice-presidente do Conselho Executivo do Global Hands-on Universe, Chair do Grupo Lusófono de Astronomia para o Desenvolvimento e Chair do Painel de Educação do COSPAR. Desde a infância que é fascinada pela astronomia e pelas maravilhas do Universo, o que a levou a licenciar-se e a fazer um mestrado em Física e a estudar Buracos Negros. É doutorada em Ensino das Ciências pela Universidade de Coimbra e especialista em formação de professores e inovação em educação.


EDUCAÇÃO E CIÊNCIA

Oficina: Dança na letra da música

Marisa Barroso

Marisa Barroso Professora Ajunta e Investigadora na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Doutorada na área das Ciências do Deporto ramo do Desenvolvimento Motor da Criança. É Membro integrado do Centro de Investigação em qualidade de vida (CIEQV). Leciona e coordena várias cadeiras unidades curriculares de dança com especial destaque na pedagogia da dança tradicional e popular. Coordena vários projetos relacionados com dança, valorizando a salvaguarda ativa da dança tradicional e popular portuguesa, processos associados à recolha destas danças tradicionais e populares. É promotora de projetos como o ALL Dance Leiria, o Baile dos Pastorinhos e as Danças de Porto de Mós, fazendo parte dos “Aire”, grupo de música e dança tradicional e sendo responsável pela produção do CD “Danças de Porto de Mós”. Destacando-se como uma promotora incansável da riqueza e diversidade das tradições dançantes portuguesas. Recentemente, participou no projeto “De Volta aos Bailes Mandados” da Associação Pé de Chumbo, onde estudou o fado mandado da Lousã.


EDUCAÇÃO E MEDIA

Oficina: Desinformação e cidadania digital 

Paulo Agostinho 

Paulo Agostinho é jornalista da Agência Lusa há 25 anos, começando como correspondente em Leiria e sendo depois editor do País, do Internacional e da Lusofonia. É docente na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais desde 2002, no início do então curso de Comunicação Social e Educação Multimédia. Além disso, é professor no Instituto Superior de Educação e Ciências e na Universidade Europeia, em Lisboa. Está a realizar um doutoramento em Ciências da Comunicação, subordinado ao tema “Desinformação em agências noticiosas”, sendo também formador da Escola Lusa e do Iberifier.