Números e Operações

Os alunos entram no 1.º ciclo com conhecimentos sobre os números e as suas representações desenvolvidos informalmente na experiência do quotidiano e na educação pré-escolar. Esta experiência propicia situações que envolvem, por exemplo, contagens simples, identificação e enunciado de números, comparação e ordenação numéricas e estabelecimento de relações simples entre números. Este conhecimento e experiência com que os alunos chegam à entrada da escolaridade básica obrigatória constitui uma base importante a partir da qual a aprendizagem neste tema deve decorrer, tendo sobretudo em vista o desenvolvimento nos alunos do sentido de número. O sentido de número é aqui entendido como a capacidade para decompor números, usar como referência números particulares, tais como 5,10,100 ou 1/2, usar relações entre operações aritméticas para resolver problemas, estimar, compreender que os números podem assumir vários significados (designação, quantidade, localização, ordenação e medida) e reconhecer a grandeza relativa e absoluta de números. (in Novo Programa de Matemática do Ensino Básico homologado no dia 28 de Dezembro de 2007)

 

alguns textos…

suporte teórico multiplicação

sentido da divisão e os vários tipos de problemas

divisão algoritmos

divisão exacta e divisão inteira

divisão cadeia de tarefas

operacionalização da proposta de trabalho

texto introdutório decimais

algumas tarefas…

Cálculo mental

construir pirâmides

quadrados mágicos

Multiplicação

actividade de investigação

problema de mesas

problema de mesas II

um problema de equipamento

multiplicação (outros padrões)

tabela da multiplicação12×12

Divisão

laranjas

Decimais

tarefa-1 altura

tarefa-2 balança

tarefa-4 estruturar

tarefa-5 localizar e posicionar

tarefa-6 calculadora

tarefa-8 cálculo mental elementar