Espaço autor marca 4º dia da feira

O dia 2 de junho ficou marcado pela presença de autores no Mercado do Livro, que compuseram a rúbrica ‘Espaço Autor’.

O relógio marcava as 15h30 e David Soares já se encontrava no espaço FNAC, onde esteve a promover as suas mais recentes obras «Batalha» e «Evangelho Enforcado». O eclético escritor de romances, contos e essencialmente de banda desenhada, onde já foi inclusive distinguido enquanto melhor argumentista nacional, afirma que “é sempre gratificante receber prémios” mas não trabalha a pensar nisso. Ao retratar temas de história e de esoterismo, pretende “desafiar o leitor e obrigá-lo a um trabalho de casa” visto que “o livro não lhe vai dar tudo de bandeja”.

Às 16h, na zona da livraria Boa Leitura, foi a vez de Manuela Ribeiro apresentar o seu “primeiro filho”, que é como descreve a sua obra «Um rapto em Londres». Esta “escritora nas horas vagas” explica que criou o livro porque sentiu que faltava dar a conhecer aos alunos a componente cultural da língua inglesa – “não há tempo na sala de aula”. Nesse sentido, este livro é como um roteiro cultural de Londres.

A autora de livros infanto-juvenis diz que optou por esta escrita porque abrange o tipo de público que está “habituada”, enquanto professora, e porque se diverte muito “com este tipo de literatura”. Nas suas obras, acaba também por colocar “muitas vivências de quando era pequena” e também de experiências do dia-a-dia: “episódios que aconteceram ao meu filho quando era pequenino, coisas que acontecem na minha escola e acabo por introduzir na narrativa”, explica.

Ainda nesta área, às 17h, o psicólogo Paulo José Costa deu a conhecer a recente publicação na qual é coautor, «Juntos no Desafio». “É um livro que foi escrito com o propósito de auxiliar os pais de crianças com hiperatividade e problemas de comportamento, para os orientar com estratégias que vão ao encontro das dificuldades sentidas no dia-a-dia”, indicou. Para a realização deste “relatório estruturado” baseou-se “na experiência clínica” que foi desenvolvendo, juntamente com as restantes autoras da obra, Susana Heleno e Carla Pinhal: “Baseamo-nos nas dificuldades mais apontadas nas consultas”.

Domingo, último dia do Mercado do Livro, mais autores dão a conhecer o seu trabalho, nas várias livrarias presentes na feira.