Mercado do livro mais inclusivo

O Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do Instituto Politécnico de Leiria está presente na edição deste ano do Mercado do Livro.

Tornar o Mercado do Livro mais inclusivo é o objetivo do centro. Numa sala específica, o CRID disponibiliza “um conjunto de equipamentos que permite a uma pessoa com deficiência visual chegar à feira e interagir com o computador, através de um software adaptado”, explica Célia Sousa, docente na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais e responsável pelo projeto. O espaço dispõe ainda outro tipo de equipamentos como tecnologia “que permite às pessoas com deficiências motoras poderem aceder ao computador, através de uma simples câmara de infravermelhos”, refere Célia.

Estão também em exposição, nesta feira, alguns dos livros que o CRID tem vindo a desenvolver: “Temo-nos vindo a dedicar a adaptar livros que já existem e a criar novos livros adequados a crianças com algumas deficiências, nomeadamente com autismo, graves problemas intelectuais e com paralisia cerebral”, explica a professora da área na educação especial.

A última publicação deste centro intitula-se Comunicação Aumentativa e pretende desmistificar a comunicação por símbolos, que, segundo Célia Sousa, ainda está ligada à deficiência.