Ciência e Tecnologia dos Materiais

Resumo da Monografia:

Este capítulo aborda a ciência e tecnologia dos materiais cerâmicos. Inserida numa obra que tem como objetivos fornecer um livro com informação essencial para a formação dos alunos em engenharia dos materiais e servir de guia para a sua vida académica e profissional, foca-se nos próprios materiais, e não no seu fabrico: decorre-se sobre a classificação, as principais matérias-primas dessa indústria, os fenómenos físicos e químicos decorrentes da cozedura das pastas cerâmicas, e as propriedades dos materiais.

– SILVA, F. Lencart – Os materiais cerâmicos. In UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO – Ciência e Tecnologia dos Materiais. [S.l.]: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 1988. p. 501-548