Avançar para o conteúdo
Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é illustr_final.png

4.ª Conferência Internacional

Emoções, Artes e Intervenção

Abordagens colaborativas e participação em espaços educativos

18 e 19 de abril de 2024

················

Nova chamada de trabalhos — até 25 de fevereiro

Datas importantes | Submissão de resumo

················

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria tem o prazer de apresentar a 4.ª Edição da Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção, este ano com um enfoque especial nas abordagens colaborativas e participação em espaços educativos.

Esta 4.ª edição da Conferência Internacional Emoções, Arte e Intervenção assume-se novamente como um espaço de investigação, reflexão e divulgação. Conta com a participação de especialistas de diferentes áreas disciplinares que partilham e refletem sobre pensamento emocional, a sua relação com a arte, e as múltiplas dimensões de uma intervenção socioeducativa que considera a participação do indivíduo.

Assim, procura-se conhecer e divulgar processos libertadores das potencialidades expressivas, interpretativas e reconfiguradoras das práticas de intervenção e dos novos âmbitos operativos que se apoiam numa pedagogia participativa. No contexto atual, as abordagens colaborativas e a participação ganham importância como metodologias de intervenção social, educativa e cultural, e materializam-se em projetos de desenvolvimento da comunidade para maximizar a participação dos diversos destinatários, tornando-se lugares de aprendizagem ativa, de encontro e de convivência cidadã.

Valoriza-se, portanto, uma perspetiva multidisciplinar, potenciadora de sinergias de matérias científicas ou reflexivas, que impulsionem a discussão e a construção do conhecimento acerca do pensamento emocional e o seu papel na ação humana e no desenvolvimento de comportamentos promotores da adoção de estratégias que estimulem a participação.


Para organizarmos esta discussão, criámos três linhas de discussão, que se operacionalizam nas áreas temáticas identificadas abaixo.

LINHAS DE DISCUSSÃO
· A arte e a comunicação como expressão e instrumentos das emoções, e o seu papel para o desenvolvimento do pensamento emocional e do comportamento;
· A educação emocional como uma área transversal a diversos contextos de aprendizagem e de ação humana;
· Ambientes favoráveis à participação e desenvolvimento do indivíduo.

— ÁREAS TEMÁTICAS —
Arte e intervenção
Educação emocional
Desenvolvimento e saúde mental
Intervenção psicossocial
Intervenção e comunidade
Promoção e defesa dos direitos humanos
Educação e intervenção em contextos educativos
Ambientes participativos desenvolvidos em parceria
Práticas profissionais e abordagens participativas
Comunicação e contextos digitais

Sendo um espaço aberto, de encontro e debate entre os diversos participantes, esta conferência tem como principais objetivos:

– Promover o intercâmbio entre investigadores e profissionais nos domínios da arte, educação, comunicação, intervenção social e saúde;
– Conhecer práticas de trabalho colaborativo desenvolvidas em múltiplos espaços educativos e com públicos diversificados;
– Apresentar e debater resultados da investigação e de práticas profissionais que promovam ambientes participativos desenvolvidos em parceria com os destinatários;
– Problematizar as relações do pensamento emocional e do seu papel na construção de comportamentos adaptativos através das artes.

Pretende-se, assim, construir um espaço de partilha de investigações, de ações e de experiências, de diferentes agentes, atores sociais e profissionais que intervêm em espaços educativos. Serão apresentadas sugestões técnico-didáticas, educacionais e de intervenção no campo do desenvolvimento do pensamento emocional, como um modelo de atuação que possa envolver o espaço educativo, o campo da saúde e o desenvolvimento humano.

Quando? Dia 18 e 19 de abril de 2024.

Onde? Esta conferência vai acontecer num formato misto, presencial e online, tendo a ESECS como lugar.