Avançar para o conteúdo

Programa

Clique aqui para aceder à versão definitiva do programa, em formato PDF.
Inclui hiperligações de acesso (via Zoom) às sessões.*

* Acesso exclusivo aos participantes do evento


Programa Geral


> 18 de abril

09h30 — Sessão de abertura (online)

Vice – Presidência do IPLeiria
Presidente do Conselho Técnico-Científico da ESECS
Presidente do Conselho Pedagógico da ESECS
Direção da ESECS
Comissão Organizadora CIEAI 2024

10h00 — Sessão plenária 1 (online)

Moderador: Maria João Santos
Motivação e autorregulação no processo de aprendizagem – o uso do recurso educativo digital Ensinar e Aprender Português. Helena Costa (Editora Lusoinfo Multimédia)
Porquê falar de emoções em idade pré-escolar? Maria Filomena Gaspar (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra)

10h45 — Intervalo
11h00 — Comunicações Livres/Paralelas (online/presencial)

Painel I — Artes e intervenção (+ info brevemente)

— Audiodescrição como porta de acesso às artes: Os contributos da COVID-19 para a democratização da cultura – Carla Freire;
— Danza creativa en el convento santa clara: otra mirada de la corporeidad religiosa en la vejez – Maria Fernanda Valência, Sandrine Milhano, Clara Leão;
— Portuguese civil wind bands: An approach to their educational value – José Cidade, Alexandra Sá costa, João Caramelo;
— O contributo dos Estudos de Tendências para a Educação Artística do século XXI – Andreia Fernandes;
— Educação musical dos atos e dos afetos – Ana Judite Medeiros.

Painel II — Educação emocional (+ info brevemente)

— O papel das emoções na tomada de decisão do assistente social. Desafios e oportunidades para a formação em Serviço Social – Gonçalo Mota;
— A relação pessoal com a escrita como perspetiva integradora das vivências pessoais e académicas com a língua – Inês Cardoso, André Matias;
— Escritas e Rabiscos – um caderno para a autorregulação da escrita nos 3.º e 4.º anos de escolaridade – Paula Ferreira, Marta Fonseca;
— Aprendizagem socioemocional de docentes – Ma. Juliana Aparecida Bohn;
— Tendências e sinergias temáticas sobre emoções – William Cantú, Sandrine Milhano, Lúcia Magueta, Jenny Sousa.

12h30 — Almoço

14h00 — Sessão plenária 2 (online)

Moderador: Jenny Sousa
Projeto Skoola — Apresentação. Abel Arez (ESELx / Instituto Politécnico de Lisboa)
Projeto Kalambaka: diálogos entre pensamento e ação. Ana Lopes (Kalambaka)

14h45/16h00 — Comunicações Livres (online/presencial)
Educação e intervenção em contextos educativos / Ambientes participativos desenvolvidos em parceria — Parte I

— A literatura para a infância como expressão e instrumento de emoções – educação e intervenção em contextos transversais – Cristina Nobre;
— «Quantas cores tem uma viagem?» Exposição para a infância – Ana Bichinho, Carla Freire e Jenny Sousa;
— Consciência fonológica: intervenção no jardim de infância – Rita Bonança;
— A Europa em imagens e significados: uma análise de códigos identitários em composições artísticas sobre o Dia da Europa – Susana Monteiro, Lúcia Magueta, William Cantú;
— Triângulos de Aprendizagem no Pré-Escolar: O Brinquedo, o Livro e o Real – Leandra Cordeiro, Telma Sousa, Bárbara Martinho, Filipa Marques & Conceição Mendes.

16h15/17h30 — Comunicações Livres (online/presencial)
Educação e intervenção em contextos educativos / Ambientes participativos desenvolvidos em parceria — Parte II

— La perspectiva del profesorado universitario sobre la ética y la integridad en la investigación científica – M.ª Josefa Mosteiro García, Ana M.ª Porto Castro;
— Tecendo caminhos rumo ao Bem-estar, Qualidade de Vida e Educação (mais) Humanizada – Joana Freitas-Luís;
— Escrita criativa em crianças referenciadas para diagnóstico de sobredotação: processos criativos na (des)construção de histórias – Manuela Sofia da Silva, Maria João Santos, Luís Filipe Barbeiro;
— Arrela’t a la música. El poder transformador de la música en iniciativas comunitárias – Andrea Fernández-Barros, Lana Kovačević;
— Programa Ubuntu no Ensino Superior: Desenvolvimento de Competências SocioEmocionais
– Carolina Henriques, Patrícia Frade;
— Negotiating intercultural and emotional frontiers in TESOL classes: The case of Chinese students in higher education in Portugal – Mark Daubney.

17h30 — Intervalo

18h00 – Sessão Plenária 3 (online)

Moderador: Lúcia Magueta
Oeste Respira — Um Ecossistema de Impacto. Vítor Simões (Oeste Respira)
Colaboração e participação em espaços educativos não escolares: o papel das instituições do Terceiro Setor. Eliana Perez (Universidade do FEEVALLE – Brasil)

18h45 /20h00 — Comunicações Livres/Paralelas (online/presencial)

Painel I — Intervenção e comunidade

— As crianças devem ser ouvidas – estudo sobre a participação ativa das crianças num projeto escolar – Sara Rufino Henriques, Maria João Santos;
— “Do Lapedo a Santa Eufémia” – um projeto de intervenção e animação artísticas – Sofia Teixeira, Sandrine Milhano, Clara Leão;
— Shaping Life: Percursos inovadores para um estilo de vida saudável na educação de adultos – Patrícia Ribeiro;
— Promover a Participação das Crianças e o Desenvolvimento Socioemocional: Um projeto de intervenção pedagógica com Assembleias de Turma – Mónica Nogueira Soares, Daniela Ferreira, Liliana Pereira, Marina Barros;
— Tempo sem tempo: arte e emoções numa trilha de investigação-ação em Intervenção Comunitária – Mariana Craveiro, Irene Cortesão.

Painel II — Promoção e defesa dos direitos humanos

— Brincar como garantia de Direitos Humanos – Joana Freitas-Luís;
— A intervenção socioeducativa, a partir das artes, na promoção dos direitos humanos: uma experiência de educação entre pares – Jenny Sousa, Cristiana Madureira, Patrícia Silva, Sara Dias;
— A importância das “artes” na política portuguesa: uma análise do discurso dos programas eleitorais às eleições legislativas de 2024 – Susana Monteiro, Catarina Mangas e Sofia Caseiro;
— A animação leitora na Educação Pré-escolar: desenvolver o vocabulário e promover a expressão das emoções – Fabiana Silva e Catarina Mangas;
— Girassóis de Inverno – uma experiência artística e participativa no projeto Escolíadas – Ana Fontes.

> 19 de abril

09h30 — Sessão plenária 4 (online)

Moderador: Lúcia Magueta
A voz e a escuta: quem decide a participação dos jovens na Escola. Marta Ornelas (CIEBA / Centro de Estudos e de Investigação em Belas-Artes/FBAUL)
O lado esquerdo do projeto letras prá vida: intervenção com o coração. Dina Soeiro, Sílvia Parreiral, Carla Patrão (ESEC / Instituto Politécnico de Coimbra)

10h20 — Intervalo
10h30/11h40 — Comunicações Livres/Paralelas (online/presencial)

Painel I — Desenvolvimento e saúde mental

— YouareImportant” Project: A Mindfulness Experiential Learning in Higher Education – Vanda Pedrosa, Francisco Barrantes, Ana Querido, Cezarina Maurício;
— O potencial educativo da composição musical coletiva na formação de professores generalistas – Sandrina Milhano;
— Gestão da Ansiedade e Promoção do Bem-Estar Subjetivo dos Profissionais de Enfermagem de um serviço de medicina, através de técnicas de 3ª geração (mindfulness, aceitação e compromisso) – Sara Nascimento;
— Inteligência Emocional e Autoeficácia na Dor Crónica – Joana Damas, Rute Meneses, Virgínia Rebelo;
— Gestão do comportamento agressivo/violento em contexto de urgência Geral: Prática especializada em Enfermagem de Saúde mental e Psiquiátrica – Pedro Pires e Carlos Laranjeira.

Painel II — Intervenção psicossocial

— A Inteligência Emocional das Pessoas com Deficiência em contexto de trabalho – Marta Nogueira;
— O faz-de-conta transforma-se em realidade: Intervenção educativa vs psicológica no ensino superior – Rute Menezes;
— Práticas de cidadania ativa numa escola multicultural – notas etnográficas – Joana Catela, Sara Mónico Lopes;
— A educação vocal no trabalho coral: a expressão coletiva psicossocial – Pedro Razzante Vaccari;
— Arteterapia – A Mensagem das Lágrimas: O Luto e os Cuidados Paliativos – Graça Duarte, Telma Alves.

11h40/12h50 — Comunicações Livres/Paralelas (online/presencial)

Painel I — Desenvolvimento e saúde mental

— Netflix & Perturbações Mentais: Estigma Social, Glamourização da Doença e Literacia em Saúde Mental – Filipe Barrocas Lima;
— Trajetórias profissionais e riscos futuros: o que sentem os jovens diplomados do ES em período pós-pandémico – Luís Sousa;
— A Educação em Portugal à luz dos debates parlamentares (1911-1940) – Dina Alves;
—  As emoções e a efetiva inclusão escolar – Cláudia Rossi;
— Da Razão e da Emoção: a Dança no Autocuidado Profissional – Deolinda Leão.


Painel II — Comunicação e contextos digitais — Sala I

— A Checkers Game as a Collaborative Platform to Learn About Portuguese Women Who Have Made History in Different Domains – Sílvia Pinto, Nelson Zagalo;
— Diálogos e cruzamentos intertextuais nas artes – Caminhos de intermediação para a leitura literária – Pedro Balaus;
— Staging critical media literacy at the forefront of Communication and Media courses – Bushra Rahman;
— Leituras transmedia: o podcast na construção de comunidades leitoras – Catarina Menezes, Maria José Gamboa, Marta Oliveira.
— Uma nova imagem: em torno de uma identidade visual participada para a OASIS – Leonel Brites.


Painel III — Comunicação e contextos digitais — Sala II

— A morte de Diego Maradona em textos multimodais e a construção semiótica do mito – Marco Gomes;
— Processos de ensino-aprendizagem participativos: a fotografia como mediador criativo – Maria Kowalski;
— O estudo de processos artísticos na criação de diários gráficos: repertórios, signos e significados culturais – Lúcia Magueta, William Cantú;
— O papel da realidade aumentada na promoção da acessibilidade e inclusão na educação – Evellyn Alves.

12h50 — Apresentação do Livro CEAI2023
13h00 — Encerramento