24-25 janeiro de 2025
O desenvolvimento de materiais didáticos para a aprendizagem do Português como Língua Estrangeira / Língua Não Materna / Língua Segunda / Língua de Escolarização / Língua de Herança tem evoluído bastante nos últimos anos, potenciando um maior conhecimento sobre princípios e procedimentos que facilitam a aprendizagem e aquisição da língua, por um lado, e a elaboração de materiais mais diversificados e eficazes (incluindo recursos digitais), por outro. O aumento na produção obriga também a uma maior necessidade de validação dos materiais, a fim de determinar o seu real impacto no aperfeiçoamento da competência comunicativa dos estudantes.
O Congresso Internacional – Português como Língua Global insere-se nesta área em franca expansão e aborda os processos de elaboração, implementação e validação de recursos didáticos, quer na perspetiva da investigação, quer na perspetiva da sua conceção e aplicação no terreno. O congresso visa ser um fórum de partilha de conhecimento e de experiências, aberto a todos os investigadores, professores, autores de materiais e editores que queiram contribuir para o aperfeiçoamento deste campo.
Tema do Congresso
Elaboração, implementação e validação de recursos didáticos de Português como Língua Global
Eixos temáticos
1. Etapas na conceção e uso de materiais didáticos de Português como Língua Global:
- Adaptação de recursos já existentes (e.g. textos autênticos)
- Elaboração de manuais didáticos
- Implementação de recursos em sala de aula
- Testagem, validação e otimização de recursos
2. Elaboração de materiais para diferentes contextos educativos, sociais e geográficos:
- Português Língua de Acolhimento
- Português para Fins Específicos
- Português Língua Estrangeira
- Português Língua de Herança
- Português Língua Segunda
- Português Língua de Escolarização
3. Abordagens e métodos de ensino para a elaboração de materiais, com vista ao desenvolvimento da:
- Competência linguística
- Competência sociolinguística
- Competência pragmática
- Competência intercultural
- Competência comunicativa
- Literacia digital
Publicações
E-book (resumos alargados) – fevereiro de 2025
Artigos selecionados em livro ou revista – final de 2025
Língua de trabalho
Português
Acreditação
Ação reconhecida como curta duração de 4 horas (Despacho nº 5741/2015) e acreditada pela entidade formadora ESECS-IPLeiria, para efeitos da progressão na carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário (Art. 8.º do RJFC).
Avaliação: Frequência da totalidade da formação e registo de assiduidade obrigatório.
Descarregue o cartaz aqui