Apresentação

24-25 janeiro de 2025

O desenvolvimento de materiais didáticos para a aprendizagem do Português como Língua Estrangeira / Língua Não Materna / Língua Segunda / Língua de Escolarização / Língua de Herança tem evoluído bastante nos últimos anos, potenciando um maior conhecimento sobre princípios e procedimentos que facilitam a aprendizagem e aquisição da língua, por um lado, e a elaboração de materiais mais diversificados e eficazes (incluindo recursos digitais), por outro. O aumento na produção obriga também a uma maior necessidade de validação dos materiais, a fim de determinar o seu real impacto no aperfeiçoamento da competência comunicativa dos estudantes.

O Congresso Internacional – Português como Língua Global insere-se nesta área em franca expansão e aborda os processos de elaboração, implementação e validação de recursos didáticos, quer na perspetiva da investigação, quer na perspetiva da sua conceção e aplicação no terreno. O congresso visa ser um fórum de partilha de conhecimento e de experiências, aberto a todos os investigadores, professores, autores de materiais e editores que queiram contribuir para o aperfeiçoamento deste campo.

Tema do Congresso
Elaboração, implementação e validação de recursos didáticos de Português como Língua Global

Eixos temáticos

1. Etapas na conceção e uso de materiais didáticos de Português como Língua Global:

  • Adaptação de recursos já existentes (e.g. textos autênticos)
  • Elaboração de manuais didáticos
  • Implementação de recursos em sala de aula
  • Testagem, validação e otimização de recursos

2. Elaboração de materiais para diferentes contextos educativos, sociais e geográficos:

  • Português Língua de Acolhimento
  • Português para Fins Específicos
  • Português Língua Estrangeira
  • Português Língua de Herança
  • Português Língua Segunda
  • Português Língua de Escolarização

3. Abordagens e métodos de ensino para a elaboração de materiais, com vista ao desenvolvimento da:

  • Competência linguística
  • Competência sociolinguística
  • Competência pragmática
  • Competência intercultural
  • Competência comunicativa
  • Literacia digital 

Publicações
E-book (resumos alargados) – fevereiro de 2025
Artigos selecionados em livro ou revista – final de 2025

Língua de trabalho
Português

Acreditação
Ação reconhecida como curta duração de 4 horas (Despacho nº 5741/2015) e acreditada pela entidade formadora ESECS-IPLeiria, para efeitos da progressão na carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário (Art. 8.º do RJFC).

Avaliação: Frequência da totalidade da formação e registo de assiduidade obrigatório.

Descarregue o cartaz aqui