Luís Filipe Barbeiro
Luís Filipe Barbeiro é Professor Coordenador Principal da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Politécnico de Leiria; doutor e agregado em Educação, respetivamente nas especialidades de Metodologia do Ensino do Português e Literacias e Ensino do Português. Tem focado a sua investigação na didática da escrita, língua materna e não materna. Participou em vários projetos científico-pedagógicos, de âmbito nacional e internacional, no domínio da literacia, do ensino-aprendizagem de Português Língua Não Materna e da diversidade linguística. Na área da didática da escrita, publicou artigos em revistas nacionais e internacionais e diversos livros.
Carlos Ceia
Carlos Ceia é Professor Catedrático de Estudos Ingleses da Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Titular da Cátedra CIPSH Chair on Digital Humanities in Education. Fundador e director do ILNOVA (Instituto de Línguas da Universidade Nova de Lisboa), em 2006. Director do Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS), desde 2014, classificado como excelente, onde dirige o grupo de investigação Translation, Teacher Education and Applied Language Studies (TEALS). É membro do Conselho de Faculdade da NOVA FCSH.
José Pascoal
Formação académica na ULisboa e na UNL, e profissional na ALTE e nas Universidades de Reading e de Cambridge. Docência na ULisboa e, actualmente, na Universidade de Macau. Adido para a Educação na Embaixada de Portugal no Reino Unido. Co-fundador, diretor e membro das comissões científica, consultiva e executiva do CAPLE-ULisboa. Conceptor dos exames de PLE. Formador de profissionais em ensino e avaliação do PLE. Subdirector do Centro de Ensino e Formação Bilingue Chinês-Português da UM. Redator de documentos para o ensino, a aprendizagem e a avaliação do PLE. Auditor, membro especialista e das comissões Standing Committee e Board of Trustees da ALTE. Co-autor de publicações no ECML, no Conselho da Europa, na Lidel, na ALTE, no ME, no Instituto Camões e no ACM.
Adelina Castelo
Adelina Castelo é Doutorada em Linguística Educacional (2012), Mestre em Linguística Portuguesa (2004) e Licenciada em Estudos Portugueses e Franceses (1999), pela Universidade de Lisboa. Atualmente é Professora Auxiliar da Universidade Aberta, investigadora integrada do CLUL e investigadora colaboradora do LE@D. As suas áreas de investigação e docência abarcam a Linguística Educacional (Didática da Língua, Desenvolvimento de Materiais Didáticos, Aprendizagem de línguas assistida por tecnologias, Ensino da Pronúncia), a Aquisição de L2 e a Fonologia.
Ana Madeira
Ana Madeira é Professora Associada no Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigadora do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. Desenvolve investigação, e.o., em aquisição de língua não materna e linguística aplicada ao ensino de línguas. Tem participado em projetos nacionais e internacionais nos domínios da aquisição de português língua não materna, bi/multilinguismo, políticas linguísticas na educação, e desenvolvimento de materiais didáticos e ferramentas de avaliação para o português língua segunda/estrangeira.
Cristina Martins
Cristina Martins é Professora Associada (FLUC) e doutorada em Linguística Aplicada (UC). Coordenadora das equipas da UC nos projetos E-LENGUA, XCELING, INCLUDEED, COMMUNIKITE. Coordenadora do Corpus de Produções Escritas de Aprendentes de PL2 (PEAPL2) e dos manuais Em Português (IUC), e responsável pelo curso de formação, em e-learning, Aprendizagem e Ensino de PLNM (UC_D/Camões). Cocoordena os cursos online PLE A1, A2, B1, B2 e C1, tendo sido diretora do Mestrado em Português como Língua Segunda e Língua Estrangeira (2007-2023) e codiretora dos Cursos de PLE (2015-2018) na FLUC. Foi coordenadora científica do CELGA (2007-2009) e coordena, atualmente, o grupo Português em Contacto do CELGA-ILTEC.
Rita Annes
Diretora Executiva da LIDEL. Nos últimos 14 anos tem acompanhado ativamente a atividade internacional da LIDEL, com especial incidência no PLE/PL2/PLNM/PLH/PLA, área a que a editora se dedica há 35 anos. O contacto permanente com autores, professores e leitores de todo o mundo tem permitido a dinamização do já vasto catálogo editorial, bem como de soluções para o ensino digital interativo, que têm permitido à LIDEL manter a sua liderança como editora de Português para todo o mundo.