Conferência, Filipa José, Animais de Companhia – 05 de Abril de 2018

Filipa José

Filipa José, natural de Lisboa é licenciada em Design de Equipamento (2010) pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e mestre em Design de Produto (2012) pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha do Instituto Politécnico de Leiria (ESAD.CR – IPLEIRIA). Orienta o seu trabalho para a exploração da função emocional dos objectos e para a busca de formas, texturas e acabamentos que possam contribuir para essa procura. Tem participado em várias exposições coletivas desde 2013 e colaborou com a Vista Alegre Atlantis e o estúdio de cerâmica Apparatu em Barcelona.

Animais de Companhia

Os animais, enquanto seres vivos ativos e animados, propagam a interação com as pessoas. A afetividade dessa relação dá espaço para imaginar histórias, dinâmicas e muitos tipos de situações engraçadas, muitas delas irreais. O tema explorado serve-se desse diálogo para criar situações de cumplicidade entre os objectos e as pessoas e estabelece uma relação entre o animal de companhia e o objecto, utilizando a forma animal como veículo para lhe atribuir traços de caráter. Estes objectos em cerâmica encarnam o estatuto de objectos de companhia através de formas de animais, que pretendem incutir emoções e criar ligações sensitivas, afetivas e cognitivas com o observador. Este universo animal estabelece uma ponte entre o real e o irreal. Estas personagens animais são como intrusos que pretendem invadir a casa e convidar as pessoas a um mundo imaginário.

Conferência – 5 de Abril

Vídeo – (aqui)