Exposição Geral “Produtos Cerâmicos Industriais Sustentáveis, em Portugal”

A Exposição

Amostra constituída por um conjunto de produtos industriais cerâmicos, produzidos em portugal, selecionados por revelarem de algum modo aspetos que respondem a preocupações no âmbito da sustentabilidade. Esta exposição tem também como objetivo trazer exemplos reais de produtos industriais para o ensino do design como forma de potenciar e inspirar a criação de novos produtos industriais cerâmicos que se alinhem numa tendência cada vez mais generalizada de uma maior preocupação e consciência ambiental, social, económica e cultural na prática do design, neste caso focalizada no setor industrial da cerâmica e enquadrada no projeto CP2S – Cerâmica, Património e Produto Sustentável – do ensino à indústria.
Esta exposição de produtos industriais cerâmicos evidencia diferentes estratégias na prática do design que visam incrementar a sustentabilidade dos respetivos produtos.
Por um lado, há vários exemplos de produtos em pastas de barro vermelho, cujas matérias primas principais estão altamente disponíveis ao longo de praticamente todo o território nacional a custos relativamente baixos e compatíveis com temperaturas de cozedura relativamente mais baixas, ou mesmo processos de monocozedura, e por isso com menor impacto ambiental nomeadamente por gerarem menos emissões gasosas na atmosfera. Por outro lado, existem outros produtos, uns que valorizam a utilização de subprodutos ou resíduos industriais, outros que revelam preocupações em reduzir a quantidade de matéria ao estritamente necessário para uma materialização adequada dos produtos, não vidrando, por exemplo, se não se mostrar estritamente necessário. A multifuncionalidade de alguns destes produtos cerâmicos é reveladora de outras estratégias de ecodesign que visam, nestes casos, conseguir com um único produto o que genericamente se consegue com vários. Integram esta exposição, produtos multifuncionais que através do design, acrescentam funções que incorporam sistemas de maior segurança para os respetivos utilizadores nomeadamente em operações de manutenção ou reparação, fases que integram o ciclo de vida dos produtos.
A utilização de materiais endógenos, como é o caso da cortiça, do couro e de alguns tipos de madeiras, permite não só, diferenciar e valorizar os produtos em termos de design, mas também potenciar noutros casos a sua funcionalidade. Outros exemplos existem de produtos cerâmicos sustentáveis eco inovadores que se baseiam em
recentes avanços tecnológicos com vantagem para os respetivos utilizadores, sociedade e economia, de que é exemplo a disponibilidade de vidrados anti bacteriológicos ou autolimpantes para revestimentos de hospitais e outras edificações em que tais necessidades sejam uma realidade, tal como em produtos e equipamentos cerâmicos sanitários.
Entre muitas outras maneiras possíveis, decidimos organizar a presente exposição destes produtos industriais cerâmicos, por campos de aplicação. Neste caso concreto, esta exposição desenvolve-se sequencialmente nas 4 seguintes áreas de aplicação: estrutural; pavimento e revestimento; utilitário e decorativo e sanitários.
Finalmente agradece-se a todos os que tornaram possível a realização desta exposição, nomeadamente às diferentes empresas que nos ofereceram os seus produtos, a outras que justificadamente apenas os cederam para este evento, e a todos os alunos que de algum modo estiveram envolvidos na pesquisa e no contacto com estas empresas com a minha orientação científica e tecnológica.

*As peças pertencem a uma colecção pertencente ao Instituto Politécnico de Leiria e está em deposito na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha para consulta ou actividades pedagógicas do mesmo instituto.

José Manuel Frade

Exposição Geral