Encontra-se patente no Museu Barata Feyo uma exposição dinamizada por alunos da ESAD.CR

Jornal das Caldas

“Foi inaugurada no Museu Barata Feyo, no Centro de Artes das Caldas da Rainha, na passada quinta-feira, a exposição “Produto Próprio – Colaboração entre artistas plásticos e a indústria cerâmica da Secla” concebida e organizada pelo 1º ano da Licenciatura em Programação e Produção Cultural da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), no âmbito da unidade curricular Oficina de Mediação Cultural II.

Entre 1959 e 1964 era comum a Secla acolher jovens em estágio de aprendizagem após os seus cursos artísticos e das motivações distintas que impulsionavam os trabalhos destes artistas resultavam peças únicas, suscetíveis de serem editadas em pequena série. A esta prática corrente na Secla deu-se o nome de estúdio, ou seja, um laboratório criativo.
A exposição tem como objetivo dar conhecimento ao público dos resultados da investigação do professor João Serra. A iniciativa permitiu aos alunos da ESAD.CR “perceberem como as coisas se fazem, através da disciplina de Oficina de Mediação e Exposição”, referiu a professora Lígia Afonso, coordenadora pedagógica deste projeto,
José Antunes, diretor do Centro de Artes, durante a cerimónia de abertura, afirmou a “grande satisfação ver o desenvolvimento desta exposição, e as articulações entre o Centro de Artes e a ESAD.CR, já muito frequentes”. “É muito bom que aconteçam porque dão frutos e isso expressa-se nas exposições e eventos que vamos organizando e criando em comum”, manifestou.
Maria da Conceição, vereadora da Cultura da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, também presente na cerimónia, destacou igualmente a ligação do Centro de Artes e a ESAD.CR. “Todos sabemos que muito dificilmente a Secla voltará a laborar e num momento em que outros projetos se perspetivam para aquele espaço, estamos a trabalhar para que na Secla 1 algo marque a sua memória e a importância que foi aquele espaço”, explicou.
Após a cerimónia de abertura da exposição, seguiu-se um concerto dos “Von Calhau!”.”

(Consulte aqui a Notícia na integra)

– Jornal das Caldas nº 1362, 13 de Junho de 2018, CALDAS/CULTURA, pag.10