PRODUTO PRÓPRIO. Colaborações entre artistas plásticos e a indústria cerâmica da SECLA.

Agenda Viva – AGENDA CULTURAL DAS CALDAS DA RAINHA

Exposição PRODUTO PRÓPRIO | 18h00 
PRODUTO PRÓPRIO

Colaborações entre artistas plásticos e a indústria cerâmica da SECLA

A presente exposição incide sobre as colaborações entre artistas e indústria cerâmica ensaiadas nas décadas de 1950 e 1960 nas Caldas da Rainha. Os exemplos apresentados reportam-se à SECLA, uma fábrica de faiança que esteve activa entre 1945 e 2008. Escolheu-se uma amostra representativa, mas não exaustiva, dos autores envolvidos nessas colaborações e dos trabalhos delas resultantes.           

Autores representados: Alice Jorge, Espiga Pinto, Fernando da Ponte e Sousa, Ferreira da Silva, Hansi Stael, Herculano Elias, Ian Hird, José Aurélio, José Santa Bárbara, Júlio Pomar, Lenore Davis, Maria Parâmos, Miria Câmara Leme.

Esta exposição foi concebida e organizada no âmbito da unidade curricular Oficina de Mediação Cultural II, do 1º ano da licenciatura em Programação e Produção Cultural, orientada pela Prof.ª Lígia Afonso, a partir da investigação do Prof. João B. Serra. Insere-se no Projeto de investigação “CP2S Cerâmica, património e produto sustentável – do ensino à indústria” (CENTRO-01-0145-FEDER-23517) e é abrangida pelo programa Molda 2018.

(Consulte aqui a Notícia na integra) e (aqui – Câmara Municipal das Caldas da Rainha)

 

Deixe um comentário