Estudantes da ESAD distinguidos em concurso nacional de inovação em Cerâmica

Gazeta das Caldas

“Dois estudantes da ESAD foram distinguidos no concurso nacional do Prémio Inovação no sector Cerâmico, promovido pela Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria, em colaboração com a PwC Portugal.
Gonçalo Gama e Liliana Gouveia são estudantes do mestrado em Design de Produto e ganharam, respectivamente, o segundo lugar e uma menção honrosa, entre 12 candidaturas a concurso.
O projecto “Slide-in ceramic tile” de Gonçalo Gama, de Olhão, valeu-lhe o segundo lugar e um prémio de 500 euros. Trata-se de um revestimento de parede produzido por extrusão, com uma superfície que permite o encaixe de sistemas de fixação de prateleiras. Com este seu projecto, onde Gonçalo Gama também utiliza azulejos, elimina a necessidade de fazer furos para fixação, criando a possibilidade de movimentar as prateleiras.
“Winter Cup”, de Liliana Gouveia, de Oliveira do Hospital, foi o projecto distinguido com uma menção honrosa no concurso. A aluna criou um recipiente cerâmico para líquidos, multifuncional, com um design ergonómico, adaptado a pessoas com dificuldades de motricidade e que permite, em simultâneo, massajar e aquecer os músculos e regiões do corpo. O contentor é adequado a pessoas com dificuldade em agarrar um copo (no caso de pessoas que sofrem de dores articulares ou musculares) e permite aproveitar o calor dos líquidos quentes para aplicar uma massagem quente no corpo. A tampa pode ainda ser utilizada com bola antisstress.
O júri atribuiu ao projecto de Liliana Gouveia cinco pontos (em cinco) no critério “Qualidade e clareza da ideia”. Esta ideia contou com a colaboração de Liliana Santos, colega de mestrado da aluna.
O Prémio inovação do Sector Cerâmico visa promover a geração de ideias inovadoras que respondam às necessidades no mercado na área de cerâmica e envolveu empreendedores, investigadores, estudantes e técnicos.
A concurso estiveram as categorias de “Materiais, Produtos e Design”, “Processos, Tecnologias e Serviços” e “Gestão e Organização”, e o júri incluiu representantes da APICER, da Universidade de Aveiro, da ESAD, do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro e da Sociedade Portuguesa da Cerâmica e do Vidro.”

– Gazeta das Caldas nº 5248, Sexta-Feira 19 Outubro de 2018, pag. 18