Traité des Arts Céramiques ou des poteries – Vol. 1

Traité des arts céramiques ou des poteries: Considérées dans leur histoire, leur pratique et leur théorie

 

Biografia do Autor:

Alexandre Brongniart (05.02.1770 – 07.10.1847) foi um cientista francês que se destacou em geologia, mineralogia, paleontologia, zoologia e botânica. Ao longo da sua vida, assumiu inúmeros papéis. Era o engenheiro principal do Corps Royal des Mines. Foi fundador da Société philomathique de Paris, juntamente com Augustin-François de Silvestre, que abriu as suas portas a 10 de dezembro de 1788, e do Musée Céramique et Vitrique, atual Musée national de la céramique, em 1824. Também foi professor de ciências naturais na École Centrale des Quatre-Nations em 1797, e de mineralogia no Muséum national d’histoire naturelle. Foi diretor da Manufacture nationale de Sèvres entre 1800 e 1847. Tornou-se membro da Académie Royale des Sciences em 1807. Por fim, também foi investigador e autor: das inúmeras obras e tratados que escreveu, destaca-se a presente obra Traité des arts céramiques ou des Poteries, publicada em 1844 em dois volumes, tida como sua obra capital que resume as pesquisas efetuadas durante toda a sua vida (obra em exposição).

 

Resumo da Monografia:

O primeiro volume de Traité des arts céramiques ou des poteries é composto pelo livro primeiro, onde o autor introduz o leitor às artes cerâmicas. Brogniart apresenta uma resenha histórica da cerâmica e convida o leitor a percorrer o processo de fabricação da cerâmica, desde a seleção dos materiais essenciais para formação das pastas cerâmicas até à cozedura da peça, aliando a teoria e a técnica na descrição de cada fase. Este volume inclui igualmente parte do livro segundo, onde o autor expõe a sua proposta de tabela de classificação de cerâmicas, apresentando a classe I, ordens I e II. Existe uma referência a Portugal, sobre a cerâmica mate, nas páginas 489-491.

– Monografia Online disponibilizada na “Gallica – Biblioteca digital da Biblioteca Nacional de França”  – (aqui)

 

  • BRONGNIART, Alexandre; BÉCHET, Jeune, ed. lit.; MATHIAS, Augustin, ed. lit. – Traité des arts céramiques ou des poteries: Considérées dans leur histoire, leur pratique et leur théorie. Paris: Imprimerie de Fain et Thunot, 1844. xxvii,592 p. (Vol. 1)

 

Deixe um comentário