Histoire de la céramique en planche phototypiques inaltérables – Vol. 1

Histoire de la céramique en planche phototypiques inaltérables

 

Biografia do Autor:

August Demmin (01.04.1817 – 17.06.1898) foi um historiador de arte alemão que se especializou na arte medieval e renascentista alemã, na história da pintura alemã, na história da cerâmica, e na história das armas e armaduras. Experimentou outros géneros literários como o romance e o ensaio. Em 1840 muda-se para Paris para trabalhar como comerciante, permanecendo na capital francesa até 1872. Foi durante este período que se dedicou ao estudo e investigação em história da arte, especialmente nas temáticas da cerâmica e das armas e armaduras, tendo publicado dois guias amadores relativamente a essas temáticas em 1861 e 1869 respetivamente.Sendo um homem versado no comércio e com gosto pelas artes, não é de admirar que Demmin fosse um ávido colecionador. Em 1866, publica um catálogo sobre a sua coleção de cerâmica, uma edição alargada em 1868, uma edição “em pranchas fototípicas” em 1875 (obra em exposição), e uma edição traduzida em alemão em 1882. Ainda sobre a cerâmica, publica uma série de ensaios intitulada Keramik-Studien em 1881. O culminar da sua investigação em história de arte é atingido com a publicação da Encyclopédie historique, archéologique, biographique, chronologique et monogrammatique des beaux-arts plastiques em 3 tomos (1873-74). Atualmente, a sua coleção encontra-se no Museu Wiesbaden.

 

Resumo da Monografia:

O primeiro volume de Histoire de la céramique en planche phototypiques inaltérables é composto pelo primeiro livro onde o autor introduz a história de cerâmicas opacas (faianças, etc.), translúcida-caulinas (porcelanas), translúcida e sobre bases de metal, suas decorações e técnicas decorativas, como esmaltes metalizados, engobes e vidrados. O autor aborda, cronologicamente e etnologicamente, diversas técnicas cerâmicas ancestrais e correntes, recorrendo a exemplos de produtos cerâmicos de origem europeia, asiática, americana e africana.

 

– Monografia Online disponibilizada na “Gallica – Biblioteca digital da Biblioteca Nacional de França” – (aqui)

 

– DEMMIN, August – Histoire de la céramique en planche phototypiques inaltérables (Éd. 1875). [Paris]: Hachette Livre: BNF, 2013. 422 p. (Vol.1) (Arts : Généralités). Edição fac-similada. Complemento de título – Avec texte explicatif: L’Asie, L’Amérique, L’Afrique et L’Europe par ordre chronologique.

 

Deixe um comentário