La Céramique Industrielle – Vol. 2

La céramique industrielle: Chimie-technologie

 

Biografia do Autor:

Albert Granger (23.08.1866 – 30.03.1935) foi um químico francês. Entre 1889 e 1891 ocupou um posto de preparação do curso de química analítica na Faculdade de Ciências. Aquando da constituição da Escola de cerâmica de Sèvre, em 1894, Granger ficou encarregue de organizar dois cursos, o de tecnologia cerâmica, e o de química, este adaptado à profissão de ceramista, cursos que ministrou durante 31 anos. Em 1898 apresenta a sua tese sobre os fosforetos metálicos, recebendo o grau de Doutor em Ciências Físicas. Simultaneamente ao cargo de formador, assumiu a função de chefe de trabalhos do laboratório na Manufacture de Sèvres, direcionando o ensino prático dos alunos para os campos da cerâmica e da química aplicada à cerâmica. Naquele também fazia análises específicas tanto para a Manufacture como para fabricantes externos. Com este contato direto com os industriais cerâmicos, aliado ao ensino, Granger adquiriu um status de perito técnico. Em 1910,foi criado, por decreto oficial, o laboratório de testes da Manufacture de Sèvres e Granger foi nomeado para a direção do serviço, cargo que ocuparia até 1931. Em 1905, após inúmeros trabalhos de investigação, publica o seu primeiro livro La céramique industrielle, com edição aumentada em 1929 (obra em exposição). A 30 de setembro de 1920, Granger é condecorado Cavaleiro da Legião de Honra.

 

Resumo da Monografia:

No segundo volume de La céramique industrielle: Chimie-technologie, Granger analisa as diferentes pastas cerâmicas usadas na indústria na produção de produtos cerâmicos (terracota, refratários, faiança, grés e porcelana), finalizando com os seus diversos processos decorativos.

 

– GRANGER, Albert – La céramique industrielle: Chimie-technologie. Paris: Gauthier-Villars, 1929. [4], da 399 à 920 e [4] p. (Vol. 2) Bibliothèque technologique

 

Deixe um comentário