Chimie élémentaire

Chimie élémentaire: Avec ses principales applications aux arts et a l’industrie

Biografia do Autor:

Apollinaire Bouchardat (23.07.1806 – 07.04.1886) foi um químico e farmacêutico francês, creditado como fundador da diabetologia. Foi confiado a um tio farmacêutico aos 8 anos de idade, tendo sido aprendiz na farmácia desse, enquanto fazia a educação básica no colégio. Por volta dos seus 19 anos, foi para École Supérieure de Pharmacie e para a Faculté de Médicine de Paris. Estudou sob a alçada de Félix-Charles-Louis Cadet de Gassicourt; de Louis-Nicolas Vauquelin, que acompanhou o internato de farmácia de Bouchardat entre 1827-29; e de Léon Rostan, que o acompanhou na redação da tese para obtenção do título de Doutor em 1832. No ano seguinte, apresentou a sua tese, que lhe conferiu o título de farmacêutico. Ainda em 1833, ganhou o concurso de farmacêutico dos hospitais, que lhe permitiu trabalhar no Hôpital Saint-Antoine (1833-34) e no Hôtel-Dieu (1834-1855), aqui enquanto farmacêutico-chefe, e começou a lecionar Higiene na Faculté de médecine de Paris, conquistando essa cátedra em 1852. Foi membro eleito da Académie National de médecine (1850) e da Académie de pharmacie (1847), às quais presidiu, da Académie d’Agriculture da France (1848), do Conseil de salubrité do Sena (1851), e da Administration Générale de l’Assistance Publique (1868); e membro da Société botanique de France (1854). Teve inúmeros títulos honoríficos: da Legião de Honra, foi agraciado com Cavaleiro a 29 de abril de 1841 e Oficial a 17 de setembro de 1866; e de ordens estrangeiras, comandante da Ordem Carlos III de Espanha a 4 de novembro de 1861, e comandante da 2ª classe da Ordem de Dannebrog da Dinamarca a 19 de dezembro de 1865.

Resumo da Monografia:

Bouchardat pretendia dedicar uma obra à química no seu Cours des sciences physiques, concretizada na presente obra; aqui são apresentadas as principais aplicações da química elementar na arte e na industria. Está dividida em duas partes, a química inorgânica e a química orgânica, sendo que cada parte incorpora as noções gerais, definição e fórmula de produtos e subprodutos químicos, assim como a sua composição, preparação, propriedades, analises e ensaios, e aplicações gerais.

– BOUCHARADT, A. – Chimie élémentaire: Avec ses principales applications aux arts et a l’industrie. 3ª ed. Paris: Germer Baillière, 1848. xii, 600 p. (Cours des sciences physiques. Chimie)