Histoire de la céramique

Histoire de la céramique: étude descriptive et raisonnée des poteries de tous le temps et de tous les peuples

 

Biografia do Autor:

Albert Jules Charles Jacques Jacquemart (1808 – 14.10.1875) foi um historiador de arte francês que se especializou na história da cerâmica. Estudou Desenho na École nationale supérieure des Beaux-Arts, seguindo-se Ilustração Científica, reprodução de flora (plantas e flores) e fauna (insetos e crustáceos), tendo colaborado com Jean Charles Chenu. Desenvolveu a sua primeira área de estudo enquanto pintor, fazendo a sua estreia no Salon de 1835; tem três retratos patentes no Musée des Beaux-Arts de Limoges. Jacquemart não só praticou arte no seu sentido mais clássico, como também escreveu sobre ela, enquanto redator de La Tribune des artistes (1849), jornal publicado com o patrocínio e colaboração da Société libre des beaux-arts, da qual era membro desde 1838. Também foi relator da comissão criada por esta sociedade para os Salon de 1839, de 1841, e de 1845, tendo escrito um artigo-opinião em nome da sociedade sobre essas exposições nos Annales de la Société libre des beaux-arts. Foi vice-presidente dessa sociedade entre 1844-45. Em 1873, publicou a sua obra capital, Histoire de la céramique. Jacquemart foi um dos principais colecionadores de cerâmica oriental, estabelecendo a tipologia ainda usada no Ocidente para descrever as cerâmicas chinesas da época da dinastia Qing (classificação por “famílias”, segundo a coloração dos esmaltes). Após a morte de Jacquemart, o seu amigo Adrien Dubouché adquiriu a sua coleção de cerâmica (constituída por 587 peças) e as ofereceu à vila de Limoges, atualmente patentes no Musée national Adrien Dubouché.

 

Resumo da Monografia:

Como é indicado no título, a obra trata da história da cerâmica, concentrando-se nos continentes europeu e asiático. É dividido em quatro “livros” (comprimidos no mesmo documento), dedicados à Antiguidade, Extremo Oriente, Continente Asiático, e Ocidente. Aborda temas como tecnologia cerâmica, matérias-primas, técnicas, decorações, estética, simbologia e produtos cerâmicos, dividindo por tipo de pasta (faiança e porcelana, e apresenta um apêndice sobre grés). Existe referência a Portugal: às suas faianças, nas páginas 600-602, e à sua porcelana, mais particularmente à fábrica Vista Alegre, na página 687.

 

– Monografia Online disponibilizada na “Gallica – Biblioteca digital da Biblioteca Nacional de França” – (aqui)

 

– JACQUEMART, Albert – Histoire de la céramique: étude descriptive et raisonnée des poteries de tous le temps et de tous les peuples. 2ª ed. Paris: Librairie Hachette, 1884. [4], 750, [2] p.

 

Deixe um comentário