Manual de esmaltes cerâmicos

Manual de esmaltes cerâmicos: Tomo 1

Biografia do Autor:

Jorge Fernandez Chiti (1940s-…) foi um professor de cerâmica argentino. Também foi editor e tradutor. Estudou nas Universidad de Córdoba, de Buenos Aires e Nacional de La Plata, estas últimas onde também realizou os seus estágios, assim como no Seminario Mayor.  Trabalhou para o jornal argentino La Nación enquanto estudava os fundamentos cerâmicos (1965) e a arqueologia indígena. Deu aulas de cerâmica na Universidad de Buenos Aires, estas que se traduziram em inúmeros manuais e cursos, abordando temas como estética, arqueologia, antropologia, análises químicas de componentes cerâmicos, uso de técnicas ecológicas e materiais não tóxicos na preparação de pastas e vidrados (p.e. Manual de esmaltes cerâmicos, estando o Tomo 1 em exposição), destinados ao ceramista artista, artesão e/ou industrial. Em 1974 [sic], comprou um terreno onde instalou a sua escola-oficina em Quirno Costa ao longo de 14 anos. Aí nasceu a Condorhuasi, que alberga o Instituto de Ceramología (criado por Chiti), a Fundação e o Museu Arqueológico. Apesar da sua predileção pela cerâmica, também realizou investigações históricas e estudos arqueológicos, investigando em todos os museus arqueológicos da Argentina. Foi assessor literário da editorial Guillermo Kraft durante anos; foi colaborador da Editoria Eudeba (Editorial Universitaria de Buenos Aires), tendo traduzido obras do latim e do grego, assim como para outras editoras. Organizou bienais em colaboração com universidades, encontros, cursos (c. 350 na Argentina e c. 120 noutros países) e conferências, com assistência de até 850 ceramistas, estudantes e docentes em dezenas de países. Pertenceu a Academias internacionais; recebeu distinções e convites de instituições de elevado prestigio de Genebra, Zagreb, Cuba e Ucrânia.

Resumo da Monografia:

Este manual, publicado em três tomos, aborda a temática dos vidrados cerâmicos. O presente tomo trata das primeiras fases por que o ceramista passa aquando da vidragem das peças cerâmicas: as matérias-primas mais frequentes na sua preparação, a sua classificação, as suas propriedades e estrutura, as práticas com materiais básicos, e a sua cozedura. O tomo 2 versa a finalização do processo de vidragem, a sua aplicação, assim como processos anexos, como os defeitos e respetivos ajustes, e os cálculos, e finaliza com a apresentação de vidrados crus e mistos. Já o Tomo 3 ocupa-se dos vidrados fritas e especiais.

– CHITI, Jorge Fernandez – Manual de esmaltes cerâmicos: Tomo 1. 2ª ed. ampl. Buenos Aires: Ediciones Condorhuasi, cop. 1981. 254 p.