Ceramics – Vol. 3

Ceramics – Vol. III: Clay Products and Whiteware

Biografia do Autor:

Edward Paul McNamara (1910 – …) foi um cientista norte americano que se especializou em tecnologia cerâmica. Apresentou a sua tese de bacharelato em ciências intitulada The effect of soda and potash on the coefficient of expansion of boric oxide glasses na New York State College of Ceramics da Alfred University em 1935. Dois anos depois, defendeu a sua tese de mestrado subordinada ao título The elastico-viscous properties of soda-lime-silica glass na M.S. Pennsylvania State College. Apesar da sua formação em vidro, McNamara publicou uma série de manuais dedicados à cerâmica, a Ceramics, obra em 3 volumes (I vol. Introduction to ceramics; II vol. Extension course in ceramics; e III vol. Clay products and whitewares, esta em exposição).

Resumo da Monografia:

Este manual, o terceiro e última da série Ceramics, dedica-se aos produtos de barro (terracota, grés) e cerâmica branca (porcelana, faiança) no contexto industrial. Encontra-se dividido em três secções: processos gerais de fabrico, que versa a formação das argilas, a secagem e cozedura dos produtos; cálculos e testes, que exibe as fórmulas, métodos e aparelhos relacionados com a produção cerâmica; e produtos de barro e cerâmica branca, que enumera, descreve e classifica vários produtos de barro, cerâmica branca, além de explorar os vidrados e cores cerâmicas (composição, preparação, aplicação, cozedura, formulação e cores).

– MCNAMARA, Edward P. – Ceramics: III. Clay Products and Whiteware. Pennsylvania: State College, 1948. viii, 536 p. Em colaboração com a Mineral Industries Extension Services da School of Mineral Industries (Pennsylvania State University)