Elements of ceramics

Elements of ceramics

 

Biografia dos Autores:

Frederick Harwood Norton (1896 – 1992) foi um professor, artista e ceramista norte americano. Em 1918, concluiu o seu bacharelato em Física (curso 8) no Massachusetts Institute of Technology (MIT) com a defesa da tese Study of some magnesium alloys. A sua passagem pelo MIT não se restringiu à sua formação: foi Investigador Associado em Física Industrial entre 1923-29; professor assistente de cerâmica na Divisão de Cooperação Industrial entre 1929-33; e integrou o corpo docente do Departamento de Mineração e Metalurgia (atual Departamento de Ciências de Materiais e Engenharia) entre 1933-62, sendo o responsável pela criação da Divisão de cerâmica desse departamento (em existência desde pelo menos 1939).Recebeu o título e honra de Professor emérito daquele departamento em 1962. O interesse de Norton pela cerâmica não passou meramente pelo seu estudo científico, como também pela criação de peças e esculturas. Expôs no MIT em 1955, e podemos apreciar peças suas no Museum of Fine Arts, Boston. Publicou livros e artigos (sobretudo para o Journal, ou revista científica, da American Ceramic Society) sobre materiais cerâmicos, mais especificamente os usados na produção de cerâmica nos EUA tanto a nível industrial como a nível artístico, e os materiais refratários. De salientar as obras Elements of ceramics (2ª edição da obra em exposição) e Refractories, tidas como manuais essenciais para ceramistas e para o estudo da industria cerâmica dos EUA. Recebeu o Trinks Award da Industrial Furnace Manufacturers’ Association em 1953. A Secção de Nova Inglaterra da American Ceramic Society criou o F.H. Norton Distinguished Ceramist Award “para reconhecer indivíduos por contribuições significativas para o campo da cerâmica e/ou serviço para a Secção de Nova Inglaterra”, atribuído anualmente.

 

Resumo da Monografia:

Esta obra trata dos elementos da cerâmica industrial norte americana. Começa por listar os elementos que compõem os produtos cerâmicos (tipologia, definição, composição, propriedades, mineração e tratamento das matérias-primas), a que se segue os processos por que passam esses elementos para o fabrico dos referidos produtos, a saber a formação das pastas, a modelação, a secagem, a cozedura e o acabamento, passando à parte exterior dos produtos, como os vidrados (constituição, derretimento e formação do vidro; métodos, aplicação e correção de vidrados), os esmaltes metálicos e exemplos de processos de decoração, e termina com exemplos de materiais cerâmicos e vidro (cerâmicas fina, refratária, de construção, e produtos de vidro) e as propriedades desses materiais.

 

– NORTON, F. H. – Elements of ceramics. 2ª ed. Reading, Massachusetts: Addison-Wesley Publishing Company, 1974. viii, 311 p. ISBN 0-201-05306-3

 

Deixe um comentário