Comment reconnaître les porcelaines et les faïences d’après leurs marques et leurs caractères

Comment reconnaître les porcelaines et les faïences d’après leurs marques et leurs caractères

 

Biografia do Autor:

Ernest-Simon Auscher (21.06.1857 – 10.12.1931) foi um engenheiro e ceramista francês. Terminou o curso na École Centrale des Arts et Manufactures em 1879. Ao longo da sua vida profissional, desempenhou inúmeros papéis, ligados a várias áreas do conhecimento. Na área da cerâmica, foi chefe de fabrico na Manufacture nationale de Sèvres. Na área da engenharia, foi engenheiro do Conselho de estabelecimentos de caridades e hospitalares do Ministério do Interior, das fábricas Citroën e da Companhia Thomson-Houston. Na área da higiene, foi diretor do Bureau Municipal d’Hygiène de Versailles, membro do Bureau d’Hygiène militaire, do Conseil départemental d’Hygiène de Seine-et-Oise e do Conseil supérieur d’Hygiène publique de France, e representante de França na Sociedade das Nações aquando da visita a Inglaterra de estabelecimentos de saneamento e ordenamento urbano. Na área da hidráulica, foi membro da Comission de surveillance des réseaux électriques da Comission d’Hydraulique agricole. Presidiu ao Syndicat d’initiative de Versailles et environs (entre 1911-13), à Société des Sciences morales de Versailles e à Société des Sciences médicales et naturelles de Versailles. Era detentor de cinco patentes relacionadas com fornos cerâmicos e pastas de faiança e grés. Recebeu várias medalhas, como a de ouro dos serviços de higiene em 1911, de honra das epidemias em 1916, e a Grande medalha de Ouro da vila de Versalhes. Obteve inúmeros títulos honoríficos: da Legião de Honra, foi agraciado com Cavaleiro a 31 de janeiro de 1921 e de Oficial a 13 de janeiro de 1931; oficial da Académie em 1877; Oficial de Leão e do Sol da Pérsia; e Oficial de São Estanislau, da Rússia.

 

Resumo da Monografia:

Auscher pretende, através desta obra, educar o leitor com as ferramentas necessárias e os elementos indispensáveis para a identificação de porcelanas e faianças (e grés, embora muito esporádica) em antiquários e em vendas públicas. Começa por indicar quais os elementos que o colecionador deve ter em atenção quando se dirige a um antiquário, a saber forma, estilo, decoração, cores, marcas de fabrico, e a classificação das matérias cerâmicas, tendo dividido em duas grandes famílias, as cerâmicas opacas (terracotas, faianças e grés) e as cerâmicas transparentes (porcelana dura e moles). Seguidamente, divide a obra em duas partes, as porcelanas e as faianças e grés, estas compartimentadas por país e respetivas fábricas. Encontra-se referência a Portugal em ambas as partes (p. 249 e p. 465-66, respetivamente).

 

– AUSCHER, E. S. – Comment reconnaître les porcelaines et les faïences d’après leurs marques et leurs caractères. Paris: Librairie Garnier, [1914]. vii, 495 p.

 

Deixe um comentário